Crianças comandam Ato Literário em Parnamirim

Objetivo é mostrar os trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos por suas escolas e chamar a atenção das autoridades e sociedade civil para a importância da leitura.

Gerlane Lima,

_Ato-plParnamirim recebeu ontem (8) o 3º Ato Literário ‘Parnamirim, Cidades de Leitores'. Crianças, de seis a 11 anos, comandaram o evento que teve como objetivo mostrar os trabalhos de incentivo à leitura desenvolvidos por suas escolas e chamar a atenção das autoridades e sociedade civil para a importância da leitura, que é um direito de todos. A solenidade foi realizada no Centro Administrativo do município.

A audiência foi presidida pela aluna do 5º ano da Escola Municipal Cícero de Souza Melo, Débora Jaqueline da Cruz Lima, que com desenvoltura comandou a sessão e cobrou das autoridades presentes o cumprimento das reivindicações feitas pelas crianças.

Para Débora, participar de atos como esse é muito importante para ela, mas também para as outras pessoas. ”É muito bom ver esses atos acontecendo, pois eles abrem os olhos das pessoas para que elas leiam mais. E, nós, crianças comandando o ato é bom para incentivar as outras crianças que vão ver que a gente gosta de ler e vão querer ler também”, afirmou a presidente da mesa.

Em meio a declamações, apresentações musicais e teatrais, os alunos apresentaram suas propostas aos presentes. Entre elas está a realização de atos literários nos bairros da cidade, a criação de bibliotecas em shoppings, empréstimos de livros em locais públicos e a construção da biblioteca pública de Parnamirim, que é um desejo antigo dos parnamirinenses.

A secretária de Educação do município, Valdilma Oliveira, ouviu atentamente as reivindicações das crianças e falou da importância do ato para o município. “Esse ato tem grande importância para Parnamirim, primeiramente pela demonstração de cada criança que foi à frente clamar para que na cidade haja cada vez mais investimento que torne a nossa cidade leitora. A Secretaria Municipal de Educação se orgulha de ter uma parceria firmada com o IDE [Instituto de Desenvolvimento da Educação] e o Instituto C&A no sentido de alavancar a questão da literatura nas nossas escolas. O município investe muito nesta área para que todas as nossas crianças possam ter acesso à literatura, enfim ao livro, para que ele realmente possa servir de base para o seu desenvolvimento intelectual e para uma vida futura”, concluiu a secretária.

A Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim entregou um kit contendo um computador, 90 clássicos da literatura e um expositor para as 46 escolas que formam a rede de ensino do município.

Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do IDE, fez um balanço de mais um ato promovido pelo Instituto e afirmou que agora é continuar lutando e aguardar para que as propostas sejam realizadas. “Foi mais um belo ato literário, a exemplo do que aconteceu em Natal. O que marcou o encontro de hoje foi a espontaneidade das crianças, a vontade delas de verem suas propostas sendo realizadas, verem o trabalho de promoção da leitura, que já acontece nas escolas delas, sendo realizados também em outras cidades. O evento cumpriu nossos objetivos com a presença de gestores do município, ouvindo as reivindicações de forma atenta, a boa representação de gestores das escolas, de professores. Foi extremamente positivo. Vamos aguardar que, a partir daqui, pelo menos algumas das propostas se concretizem e não demorem tanto”, disse a diretora do IDE.

Os atos são promovidos pelo IDE, em parceria com o Instituto C&A, as secretarias de Educação de Natal e Parnamirim e a Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura de Natal.

A+ A-