Com Jujuba desenvolvida para pacientes oncológicos, SESI Escola RN se credencia para evento na Argentina

Estudantes vão participar do MILSET Latinamerican Expo-Sciences no próximo ano.

Da redação, Sistema Fiern,
Seis Escola RN
Grupo de estudantes do Seis Escola, orientado pelo professor Diego Bezerra Cavalcante, vai participar de evento na Argentina.

Alunas da SESI Escola RN de Natal e de São Gonçalo do Amarante conseguiram credencial para participar MILSET Latinamerican Expo-Sciences que acontecerá na Argentina, em 2022. O resultado foi possível a partir da conquista do segundo lugar na 27° Feira Internacional Ciência Jovem, na categoria Desenvolvimento Tecnológico, onde concorreram com outras 55 equipes de todo Brasil no início deste mês de novembro. As alunas disputaram com o projeto ‘Jujuba Nutrinim – alternativas para restituir sentidos gustativos aos pacientes oncológicos’.

As alunas Marialice Gomes e Cailany Cavalcante são da equipe Nutrinim da SESI Escola RN, orientadas pelo professor Diego Bezerra Cavalcante. Os estudantes Elton Oliveira, Gustavo Araújo e Dailton Lima completam a equipe.

De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, o trabalho da equipe vem sendo desenvolvido desde agosto 2020, sendo o vencedor da Olimpíada do Futuro daquele ano. “Durante o ano de 2021, o trabalho evoluiu com testagens laboratoriais, alcançando resultados satisfatórios e animadores para a continuidade do projeto”, comemora a gerente de Educação do SESI.

A jujuba Nutrinim é destinada a pacientes oncológicos que fazem uso da quimioterapia e radioterapia e, devido ao tratamento, apresentam perda do paladar, incapacidade de sentir odores e baixa produção de saliva. Esses fatores levam a desmotivação alimentar ocasionando desnutrição, sendo uma das maiores responsáveis pelas mortes durante o tratamento.

O doce, desenvolvido pela equipe do SESI-RN, é capaz de recuperar os sentidos perdidos promovendo uma melhora na nutrição, fator importante durante a terapia.

A jujuba é feita a partir de óleo essencial de hortelã pimenta – responsável por estimular as papilas gustativas e de agir também como descongestionante nasal, permitindo o retorno sensitivo do paladar e do olfato -; e por glutamato monossódico, que estimula alguns receptores específicos da língua, influenciando os sabores; além de outros ingredientes naturais. A Nutrinim é livre de açúcar, lactose e glúten.

Evento internacional 

ESI AMLAT é um evento do Movimento Internacional para a Recreação Científica e Técnica da América Latina (MILSET AMLAT), uma organização juvenil não governamental, sem fins lucrativos e politicamente independente, que visa desenvolver a cultura científica entre os jovens por meio da organização da ciência e programas de tecnologia. É organizado pela ARCITECO RED – Rede Argentina de Recreação em Ciência, Tecnologia e Comunicação.

Tags: jujuba SESI Escola RN
A+ A-