Sistema de franquias tem atraído muitos empresários

Mercado tem apresentado um crescimento significativo, mas é preciso ter alguns cuidados, como por exemplo, a escolha certa de um franqueado.

Gerlane Lima,

joao_helioO sistema de franquias tem atraído muitos empresários que não querem correr altos riscos. O mercado tem apresentado um crescimento significativo, mas é preciso ter alguns cuidados, como por exemplo, a escolha certa de um franqueado, como detalha o coordenador técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti.

João Hélio Cavalcanti destaca que quando o franqueado e o franqueador não têm perfil adequado há maiores chances de insucesso.

Para estimular o negócio de franquias, o Sebrae está promovendo o Encontro de Negócios de Franquias do RN, que será realizado nos dias 15 e 16, no Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall.

Evento vai contar com a palestra do consultor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Alexandre Barreiro, que atribui o mau desempenho à falta de planejamento estratégico da marca e a falta de um plano de negócio por parte do franqueado. “Falta de planejamento estratégico, falta de investimento em capital intelectual, os funcionários. Em síntese, o empresário que não está preparado para o sistema”, diz Alexandre Barreiro, referindo-se aos erros mais comuns nesse tipo de negócio. A taxa de insucesso segue na contramão do volume de cifras nesse setor, que no Brasil gerou R$ 104 milhões por hora apenas em 2012.

As inscrições podem ser feitas através do site http://encontrodefranquias.com.br/. A taxa é de R$ 60,00. A expectativa é reunir 200 pessoas para transmitir conhecimento sobre esse modelo de negócio. A programação do evento é composta de palestras e uma rodada de negócios.

O objetivo do encontro é fornecer informações técnicas sobre diversos aspectos de tipo de sistema, além de aproximar franqueadores de futuros franqueados. Serão realizadas quatro palestras, sendo duas por dia, que vão abordar o cenário no Rio Grande do Norte para esse tipo de negócio, o sistema de franchising, os aspectos jurídicos de uma franquia e a escolha do ponto comercial, grande parte delas ministrada por consultores da ABF, parceira do evento.

Nos dois dias, será realizada a rodada de negócios. Serão 20 marcas de franquias que estarão presentes na rodada para apresentar o modelo de negócio e também conhecer futuros parceiros.  Os interessados em participar da rodada devem escolher no momento da inscrição as marcas com quem pretendem conversar para agendar o horário. As rodadas ocorrem no horário das 16h30 às 21h. Informações pelo telefone 0800 570 0800.

Serão âncoras as empresas Container Segurança (serviço de locação de container e equipamentos), Belle Bijou (bijuterias), X Picanha (alimentação), Sushiloko (alimentação), Gigatron (tecnologias), Livraria 100% Cristão, Fábrica Di Chocolate (alimentação), 10 Pastéis (alimentação), Ensina Mais (complemento escolar e cursos profissionalizantes), Rock & Ribs (alimentação), Parallele (cosméticos), Easy Comp (centro de ensino e profissionalização), Rockfeller Idiomas, Ótica São José, PROCOB (serviços Consultas Cadastrais, Proteção contra Fraudes Online/Presencial, Cobrança e Recuperação de Créditos e Marketing Direto) e Farmafómula (farmácia de manipulação).

Confira entrevista:


Tags: encontro de franquias João Hélio Cavalcanti
A+ A-