Quer empreender em 2021? Veja 10 passos para planejar o novo negócio

Confira as dicas para criar um negócio com grandes chances de sucesso; mas, atenção, aqui a ordem dos fatores altera os produtos.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Unsplash
Fase de estudo de viabilidade financeira inclui desde a definição do conceito de negócio até questões de logística.

Não é incomum as pessoas pensarem, primeiro, no produto que querem vender (e que acreditam faltar no mercado de maneira diferenciada) e, depois, terem suas percepções sobre ele. Daí passam a desejar serem autoridades no assunto, verdadeiros experts, que ainda vão estudar como funciona, o que vender, para quem e quais serão os fornecedores – se é que já não conhecem algum que, justamente, despertou essa ideia de negócio ou desejo de empreender.

Vamos aos fatos. Neste caso, a ordem dos fatores altera os produtos. Ainda que os itens a seguir possam ocorrer em paralelo, o ideal é seguir esta ordem.

1 - Se você quer empreender, precisa encontrar qual dor o seu futuro cliente tem

Defina qual cliente você quer atender e que dor, ou dores, ele tem.

2 - Quais as necessidades e expectativas você pode solucionar

Como solucionar essa dor.

3 - O que solucionar: produto e/ou serviço

4 - Análise da concorrência, se houver

Se você for pioneiro (a) na solução da dor do cliente, deixe muito claro, desde o início, o posicionamento da sua marca. Quem vier depois não terá sido o percussor e sim você. Mas, posicionamento de marca é consequência dos próximos passos.

5 - Estudo de viabilidade financeira: investimento, precificação, logística

a. Definição do conceito de negócio;

b. Capital necessário para criar o negócio, o produto e/ou serviço, canais de distribuição, estoque, capital de giro, marketing, etc.;

c. Precificação, embalagens e logística: como fazer o produto chegar ao ciente nas condições que ele deseja.

6 - Processos

Criação, fornecedores, produção, compras, tecnologia, estrutura, vendas, gestão administrativa e financeira com visão de promover excelente U.X. (experiência do usuário).

7 - Definição de marca

Identidade visual, branding, mix de produtos e serviços e lançamento no canal de distribuição (que sua empresa tenha condições de atender a demanda gerada pelo seu marketing). Ou seja, se você decide vender por e-commerce, saiba que você pode estar vendendo para entregar no Brasil todo. Tem condições de entregar no prazo e com a qualidade divulgadas?

8 - People + T.I serão seus melhores aliados

As pessoas certas nas funções corretas entregam o melhor que você tem a oferecer hoje em dia. E tecnologia é um meio de fazer bem feito, gerar histórico e estatística de tudo para que você possa se planejar sempre.

9 - Pivote por alguns dias com conhecidos, sem muito alarde

Deixe que as pessoas tomem conhecimento de sua marca, faça os ajustes necessários da forma mais consciente e profissional possível.

10 - Lance sua marca e faça desse 2021 o grande ano de sua vida

Tags: empreender novo negócio planejamento
A+ A-