Projeto RN Exporta Mais vai fomentar acesso ao comércio exterior

Idealizado em parceria entre o Sebrae e a CNI, o projeto RN Exporta Mais será lançado no dia 19 e vai oferecer suporte às empresas que pretendem entrar no mercado internacional.

Da redação, Sebrae,

adriana_sebrae_370O Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), através da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), estruturou uma ação para preparar pequenos negócios potiguares que têm potencial para a exportação. Denominado "RN Exporta Mais", o projeto vai dar apoio às empresas para identificarem mercados potenciais e trabalharem estratégias em função dos mercados alvo e entrarem no comércio internacional de forma segura e sustentável. O "RN Exporta Mais" será lançado no próximo dia 19, com um workshop. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link http://bit.ly/RNexportamais

O evento de lançamento será virtual, às 17h, e terá programação com duas palestras envolvendo o tema. A primeira é sobre os mercados estratégicos e como priorizá-los conforme o negócio. A palestra será ministrada por Alessandra Giovana, que há 18 anos atua com Inteligência de Mercado Nacional e Internacional, criando estratégias e apoio às empresas no processo de internacionalização. A segunda palestra é com Fabrizio Panzini, que atua na área de Políticas de Integração Internacional na CNI e vai apresentar as formas para as empresas do RN aproveitarem os acordos internacionais que o Brasil possui com algumas nações.

O objetivo principal do "RN Exporta Mais" é aprofundar a preparação de empresas para o mercado internacional, dando continuidade ao processo de preparação já existente no RN, como é o caso do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). "Os participantes terão a oportunidade de se preparar para o mercado internacional, aprofundando o entendimento sobre processos de exportação, através de capacitações e consultorias especializadas, bem como, a escolha dos países prioritários de acordo com a maturidade  da empresa potiguar participante do projeto", explica Adriana Bezerra (foto), analista da Unidade de Negócios, Inovação & Tecnologia. Segundo a analista do Sebrae-RN, a estimativa é atender pelo menos 20 pequenos negócios com essa ação.

O programa vai ofertar esses diagnósticos e consultorias para a elaboração do plano de internacionalização (estratégico e operacional) com foco em empresas de tecnologia, identificando e analisando mercados-alvo, analisando a concorrência, montando estratégia de entrada, elaborando um plano de marketing, com precificação dos produtos e planejamento financeiro.

Tags: RN Exporta Mais Sebrae
A+ A-