Passagens aéreas têm reajuste de mais de 189%

Apesar de agências não confirmarem o aumento, clientes reclamam que os preços subiram assustadoramente.

Marília Rocha,
A Agência Nacional de Aviação – Anac divulgou relatório apontando que os preços das passagens aéreas sofreram reajuste de mais de 189% em alguns trechos, como a ponte aérea Rio-São Paulo. Em Natal, as passagens também sofreram aumento nesse período do ano.

Anderson Ribeiro viaja todo ano com a família para visitar um amigo que mora em Curitiba. “Ano passado viajamos por R$ 1.700 e esse ano a viagem ficou por R$ 5.500 para o mesmo período”, afirma o cliente.

Para solucionar o problema de preços altos, Anderson mudou o destino, viajando para o Nordeste com a família. “O preço da viagem ficou tão cara que eu e minha família vamos para Maceió”.

Economistas apontam dois motivos para o aumento de preço. A falta de concorrência entre as empresas e a alta no preço do querosene de aviação. O combustível responde por 40% do custo e tem influência na cotação do barril de petróleo no mercado internacional.

As empresas TAM e Gol são responsáveis por 92% dos vôos nacionais. A TAM alega que o aumento nas passagens aéreas em 2008 foi normal, com aumento em 7% para vôos domésticos. A Gol não quis dar declarações.
A+ A-