Natal autoriza funcionamento de academias de artes maciais a partir de hoje

Apesar da liberação de retomada, decreto proíbe contato físico e recomenda distanciamento.

Rafael Araújo,
Divulgação
Para voltar a funcionar, academias autorizadas devem seguir protocolos sanitários estabelecidos em decreto municipal.

SELO-CORONA-100As academias de artes maciais, escolas de treinamentos, cursos profissionalizantes, de formação, extensão e condicionamento físico, além de escolas de futebol e dança, poderão reabrir a partir desta sexta-feira (31) em Natal, mediante autorização da Prefeitura após publicação de decreto municipal.

Segundo o decreto da Prefeitura do Natal, publicado nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial do Município, apesar de autorizar o funcionamento, a gestão municipal proíbe que se tenha o contato físico entre os alunos e obriga um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

A publicação diz ainda que as academias de artes marciais deverão seguir os procedimentos gerais do protocolo de retorno às aulas que foi disponibilizado pela Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte, com a 1ª Etapa iniciando-se na data da publicação deste Decreto, e duração de 14 dias para evolução para as próximas etapas.

Os estabelecimentos que descumprirem as regras estabelecidas pela Administração Pública Municipal poderão ser interditados. 

A reabertura das academias de artes maciais e de outras modalidades esportivas na capital potiguar acontece após uma articulação do vereador Kleber Fernandes, que esteve com o prefeito Álvaro Dias na noite desta quinta-feira (30) e apresentou o pleito junto com um protocolo de medidas de segurança elaborado pela Federação de Judô do Estado.

O protocolo conta com a chancela de um grupo de médicos e já é utilizado em outros países, garantindo o necessário distanciamento e o retorno gradual das artes marciais de forma responsável e segura. Os critérios estabelecidos implicam uma série de cuidados que devem ser tomados tanto pelas academias como individualmente pelos alunos.

“Quem me acompanha, quem acompanha meu dia a dia, sabe que sou um esportista e grande entusiasta dos benefícios que a prática esportiva traz para a vida e para a formação integral das pessoas. Por isso, fiz questão de ir pessoalmente ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, fazer este pedido. Detalhei a ele os protocolos de biossegurança e de manutenção do necessário distanciamento social que estes estabelecimentos, professores e alunos estão prontos para adotar e como isso pode impactar a saúde e a economia da nossa cidade”, afirma o vereador.

Tags: Academias Reabertura
A+ A-