Investidores do RN são habilitados para disputar leilões de energias

Dos documentos emitidos pelo Idema, 50 são Licenças Prévias e duas são Licenças de Instalação.

Da redação, Idema,
Daniel Herrera/Governo do Estado
Rio Grande do Norte é o maior produtor em eólica do país, com 4,9 gigawatts instalados, de acordo com a Sedec.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) realizou uma força-tarefa, no período de janeiro a abril, para analisar processos referentes às atividades de energias renováveis. Resultante do trabalho, o órgão ambiental emitiu 52 Licenças para Setores de Energias Eólica e Solar no RN, com isso habilitou diversas empresas para participarem dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominados Leilões de Energia Nova “A-3” e “A-4” de 2021, que será realizado pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Dos documentos emitidos pelo órgão ambiental, 50 são Licenças Prévias e duas são Licenças de Instalação. Para o supervisor do Núcleo de Energias e Telecomunicação do Idema, Felipe Fernandes, “essas licenças garantem que as empresas possam concorrer nos próximos leilões, sinalizando a continuidade da expansão da atividade de energias renováveis no Estado, com a chegada de novos projetos em diversos municípios.

O mutirão contou com o esforço da equipe do Núcleo de Energia com o auxílio fundamental do setor de Geoprocessamento, da Assessoria Jurídica para tratar casos específicos, da equipe da Coordenação e do Meio Ambiente (CMA) e da Diretoria para revisão dos pareceres e assinatura das licenças”, esclareceu o supervisor.

De acordo com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, “sabemos da importância desses Leilões para o país e para o nosso estado. Mesmo em meio a uma pandemia, estamos trabalhando para garantir que os empreendimentos possam participar dos certames. O empenho de todos fez a diferença e podemos hoje apresentar um ótimo resultado, com o maior número de processos que o Idema já emitiu. E a partir de maio, iniciaremos outra força-tarefa para o leilão de setembro. O Estado tem um potencial extraordinário para a produção dessas atividades, além de fontes de energia renováveis e limpas, fazendo com que o Rio Grande do Norte se fortaleça, cada vez mais, de forma sustentável e econômica, com segurança jurídica”, informou o diretor.

O Rio Grande Norte possui 72% da sua matriz elétrica de eólica e 20% solar. Atualmente, 397 empreendimentos, sendo a capacidade geradora de 12.785 MW (megawatt) de potência, (operação + construção + contratada), entre as fontes de energias, fóssil, biomassa, solar, hídrica e eólica.

O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, observa a tendência de um crescimento cada vez mais rápido no setor de renováveis. "A energia solar tem tido um crescimento muito forte, principalmente nos últimos anos. Para se ter uma ideia, há dois anos e meio essa matriz representava 2% de toda a produção de energia no estado. Hoje, considerando a capacidade instalada e os projetos que já estão contratados até o final do ano, representa 20% da produção", explica.

"Já a energia eólica está consolidada. Somos o maior produtor em eólica do país, com 4,9 gigawatts instalados, e esse número ainda pode crescer muito, principalmente com a chegada do mercado offshore, que estamos trabalhando para trazer o mais rápido possível", enfatizou Jaime Calado.

Agendado para o dia de 25 de junho, os certames têm por objetivo contratar energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração a partir de fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e térmica a biomassa.

Eólico

- 175 parques em operação (4.948MW);

- O RN possui 35 parques eólicos em construção (1.414 MW);

- 84 parques contratados (3.324 MW);

- Total produção de Energia Eólica de 9.686 MW.

Fotovoltaica

- 42 Usinas fotovoltaica em operação (1.348 MW);

- 32 Usinas contratadas

- Total produção de Energia Solar de 2.573 MW

Tags: energias renováveis Idema licenças emitidas
A+ A-