Etanol ou gasolina: qual compensa mais para abastecer em Natal?

Evento da UNINASSAU promete esclarecer e simplificar os cálculos para o consumidor.

Da redação,
Agência Brasil
Para participar do evento, basta se inscrever gratuitamente por meio do portal de extensão da UNINASSAU.

Um assunto cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros é o preço da gasolina e outros combustíveis automotivos. Com tantos aumentos dos valores nos últimos meses, tudo o que pode ser feito para diminuir o impacto no bolso do consumidor é válido. Pensando nisso, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Natal realiza, por meio da coordenação dos cursos de Engenharias da Instituição, uma oficina on-line prática, próxima terça-feira (21), às 20h, para explicar, simplificar os cálculos e auxiliar os consumidores a decidirem quando utilizar álcool ou gasolina no veículo.

Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia da UNINASSAU Natal e mestre em Engenharia Química, Marco Antônio, o etanol tende a render menos que a gasolina, porém, dependendo dos preços de ambos nas bombas, ainda pode ser mais vantajoso encher o tanque com etanol. “Segundo um padrão calculado já há alguns anos, o litro do etanol rende, em média, 70% da mesma quantidade de gasolina. Isso significa dizer que, de maneira geral, se o preço do etanol dividido pelo preço da gasolina resultar em um valor menor que 0,7, o etanol é a melhor escolha. No entanto, é preciso estar atento, pois este percentual dito como ‘padrão’ foi estabelecido há muito tempo, e, com as novas tecnologias, o rendimento do etanol tem aumentado consideravelmente, chegando a 78% em alguns modelos de carros”, explica o engenheiro.

O objetivo da oficina é oferecer ao consumidor a autonomia para realizar os cálculos com segurança de acordo com o desempenho de cada modelo de automóvel. “A intenção é que o participante possa entender as diferenças entre o álcool e gasolina, como calcular o consumo e o rendimento do seu próprio automóvel e quais as condições que devem ser levadas em consideração na escolha do melhor combustível, pensando não apenas no preço, mas também na qualidade de cada produto e no impacto ao meio ambiente”, finaliza Marco Antônio.

Para participar do evento, basta se inscrever gratuitamente por meio do portal de extensão da UNINASSAU.

Serviço:

Oficina virtual “Quando utilizar álcool ou gasolina como combustível veicular”

Quando: 21/06, às 20h

InscriçõesExtensão UNINASSAU.

Tags: economia Etanol gasolina inscrições preço do combustível UNINASSAU
A+ A-