Após adiamento, governo deve retomar reabertura gradual da economia na quarta

Lojas de até 600m², restaurantes, lanchonetes e academias poderão reabrir com restrições.

Rafael Araújo,
Ricardo Júnior/Nominuto
Com queda nos índices da covid-19 no RN, Governo do Estado retoma plano de flexibilização econômica a partir dessa quarta.

SELO-CORONA-100O Governo do Estado irá dar continuidade à reabertura gradual da economia na quarta-feira (15), diante dos indicadores positivos que mostram a redução da propagação e da queda no número de mortes provocadas pela covid-19 no Estado. Alguns setores já retomaram as atividades em alguns municípios devido a autorização já concedida por decretos municipais – situações que ocorrem em Natal e Parnamirim, por exemplo.

A retomada dessas atividades estava prevista para acontecer na semana passada, mas a governadora Fátima Bezerra (PT) suspendeu a reabertura diante de um cenário que, na ocasião, apontava que a ocupação de leitos estava superior a 80%.

O retorno das atividades econômicas e do funcionamento dos estabelecimentos está condicionada à obediência dos protocolos gerais de medidas sanitárias previstos no art. 14, parágrafo único, do Decreto Estadual nº 29.742, de 2020, sem prejuízo do cumprimento dos protocolos específicos para cada fração do cronograma e das disposições constantes do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica no Estado do Rio Grande do Norte, elaborado por entidades representativas do setor produtivo.

Veja o que volta a funcionar nessa quarta-feira de acordo com o decreto estadual

Fase 1, fração 2

LOJAS (Lojas até 600m2 e com "Porta para Rua”) 1. Lojas de móveis, eletrodomésticos e colchões 2. Lojas de departamento e magazines (que não funcionem em Shoppings ou Centros Comerciais); 3. Agências de Turismo 4. Calçados 5. Lojas de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca; 6. Instrumentos musicais e acessórios; equipamentos de áudio e vídeo e Lojas de eletrônicos/informática e equipamentos de telefonia e comunicação; 7. Joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos 8. Lojas de cosméticos e perfumaria; *Alimentação I: Restaurantes; Lanchonetes; Food-Parks Até 300m2 4 pessoas por mesa 2m mesa a mesa/ 1m entre pessoas Proibido de venda e consumo de bebida alcoólica no estabelecimento;

Fase 2, fração 1

Academias abertas (sem uso de ar condicionado) - Academias de ginástica, Box de Crossfit, Estúdios de Pilates e afins que não utilizam sistema de ar condicionado; - Academias possuem protocolos ainda mais rigorosos conforme anexo.

Tags: Rio Grande do Norte Saúde
A+ A-