SESI Big Band faz apresentações gratuitas em Mossoró e Natal

Evento acontece no próximo dia 28 no Teatro Dix-huit, em Mossoró e dia 29, no TAM e conta com participação da cantora Taryn Szpielman.

Gerlane Lima,

A SESI Big Band se apresenta no próximo dia 28, às 20 horas, no Teatro Dix-huit, em Mossoró, e no dia 29, também às 20 horas, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Os dois shows contarão com participação especial da renomada cantora de jazz Taryn Szpielman. As duas apresentações terão entrada gratuita.

Criada no ano passado, a SESI Big Band é uma orquestra de jazz formada pelos instrutores/professores do projeto SESI Arte do RN. O projeto tem como foco o ensino da música instrumental e está sendo desenvolvido nas unidades do Serviço Social da Indústria de Natal, Mossoró, Macau e Assu.

A SESI Big Band potiguar é inspirada nas Big Bands (Grandes Bandas) dos anos 20 e 50, e tem como maestro o músico português Eugenio Graça. Uma de suas finalidades é levar ao público o vasto repertório jazzístico disponível para esta formação, assim como difundir a linguagem do jazz e o estudo da música.

O seu repertório vai do Swing até ao Latin Jazz, passando pelo Bebop, Funk Jazz e Free Jazz. Para os concertos em Natal e Mossoró, a SESI Big Band convida a cantora de jazz Taryn Szpilman, que interpretará temas, entre conhecidos standard’s de jazz e blues arranjados especialmente para este encontro em solo potiguar.

SOBRE O MAESTRO EUGÊNIO GRAÇA

Músico, professor e maestro, com mestrado e doutorado, nasceu em 1978 em Portugal. Iniciou estudos musicais com 6 anos de idade na Orquestra Filarmónica de Vagos, ingressando aos 10 no Conservatório de Música de Aveiro, onde estudou saxofone. Fez o Curso Internacional de Saxofone no Conservatório Superior de Música de Amsterdam. Frequentou por dois anos o curso livre de Saxofone na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto com Henk Van Twillert. 

Fez vários workshops de saxofone em países como França, Itália, Espanha e U.S.A (área jazz).  Depois de concluídos todos os seus estudos clássicos deu os primeiros passos no jazz com a participação em vários Workshops e Masterclass's. Estudou Latin Jazz em Havana (Cuba) na Afro-Cuban Jazz summer School. Tem aprofundado ao longo dos anos a sua grande paixão, no Latin Jazz, estudando e tocando com grandes nomes desse estilo.

SOBRE TARYN SZPILMAN

Taryn Szpielman nasceu em um berço musical, e há mais de uma década vem se aprofundando e dedicando à tradição do Jazz & Blues e suas vertentes como Soul e Rock Clássico. De origem Russa/ Alemã/ Polonesa e herdeira da família que tem como nome ilustre o pianista Wladyslaw Szpilman (personagem do filme de Roman Polanski "O Pianista" 2002), a cantora representa a quinta geração musical da família.

Filha de um dos fundadores da tradicional big band Rio Jazz Orchestra - Marcos Szpilman, que foi líder e maestro da orquestra por mais de 30 anos - considerada uma das melhores big bands em atividade no mundo. 

Como vocalista da Rio Jazz Orchestra gravou 2 discos, um DVD, estrelou o aclamado espetáculo "Tributo à Billie Holiday" em 2003, e posteriormente um outro musical de sua autoria : "Divas do Jazz". Com uma vasta experiência como intérprete, Taryn tem frequentado todos os grandes Festivais de Jazz& Blues pelo Brasil afora (Rio das Ostras Jazz & Blues 2008 e 2010, Rock In Rio 2011 e 2013), e também no exterior como o Montreux Jazz Festival.


A+ A-