Espetáculo "Zila, Poesia Que Pulsa" estreia hoje com transmissão gratuita pelo Youtube
Montagem é um passeio pela vida e obra da poetisa paraibana, radicada em Natal, Zila Mamede.

Uma montagem que encontra inspiração na obra da grande poetisa paraibana, radicada em Natal, Zila Mamede, em seus conflitos, dúvidas e solidão. Um passeio por sua vida e obra, assim podemos resumir o espetáculo "Zila, Poesia que Pulsa", que o público poderá assistir gratuitamente neste sábado (27), a partir das 20h pelo canal da Idearte Produções no Youtube.
Com
texto e direção de produção do jornalista, produtor e gestor cultural
Amaury Júnior, o espetáculo é protagonizado pela atriz Eliene
Albuquerque. Experiente e aberta a novos desafios, a veterana artista se
define como uma operária do teatro e todo dia se dispõe a produzir e
exercitar o fazer teatral, sua matéria prima.
A atriz se desafia a todo tempo neste trabalho e acredita muito no método de criação colaborativa. Eliene mergulhou de cabeça no universo de Zila Mamede, para compor do seu modo, sendo máximo possível fiel à poetisa. A direção artística, cenografia, visagismo, iluminação e sonoplastia são assinadas pelo artista Clenor Júnior.
A ideia de pesquisar a vida e obra de Zila Mamede nasceu da importância de se propagar ainda mais o legado literário da escritora para os jovens do Rio Grande do Norte e do Brasil. Zila da Costa Mamede foi uma importante poetisa e bibliotecária brasileira. Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, via Prefeitura do Natal e Governo Federal.
Sobre Zila Mamede
Nasceu na Paraíba mas está mais ligada às letras e à cultura do Rio Grande do Norte, onde viveu a maior parte de sua vida e onde o mar a levou para sempre. Formada em biblioteconomia, tendo exercido cargos de importância no Instituto Nacional do Livro (em Brasília) e como diretora da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Seus principais livros:Rosa de Pedra(1953),Salinas(1958), O Arado (1959),Exercício da Palavra(1975),A Herança(1984) eNavegos(Poesia reunida 1953-1978).Poeta sutil, elegante, de um lirismo contido e introvertido, de solidão e paixão mas também, não raras vezes, com um fundo social relativo às temáticas do sertão nordestino. Drummond tinha-a entre suas predileções.
Serviço:
Espetáculo “Zila, Poesia que Pulsa”
27 de fevereiro de 2021, sábado, 20h
Classificação livre
Transmissão gratuita pelo Youtube @IdearteProducoes