Câmara celebra Dia da Acessibilidade na próxima terça-feira

Em cerimônia no Espaço do Servidor às 15h, serão apresentados produtos e serviços desenvolvidos e implantados pela Câmara.

Da redação, Câmara dos Deputados,

A Câmara dos Deputados promove na próxima terça-feira (2) o Dia da Acessibilidade, em comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em cerimônia no Espaço do Servidor (Anexo 2), às 15h, serão apresentados produtos e serviços desenvolvidos e implantados pela Câmara ao longo deste ano para se tornar cada vez mais acessível aos públicos interno e externo. Estão previstas, ainda, uma exposição e apresentações artísticas e musicais.

O evento contará com a presença de parlamentares e de representantes de instituições governamentais e de entidades que trabalham em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Entre eles, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira. O secretário lançará oficialmente uma versão em cordel da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Serão lançados ainda quatro audiolivros de legislação publicados pela Edições Câmara (Estatuto da Juventude, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Legislação sobre licitações e contratos administrativos e a Constituição Federal).

Durante o evento, também serão anunciados os projetos previstos para 2015 na Câmara dos Deputados, como parte da política de inclusão que vem sendo implementada desde 2004. Entre eles, estão, por exemplo, a construção de rampa de acesso ao eixo monumental, a instalação de corrimãos e guarda-corpos nas escadas do Salão Verde e a ampliação da acessibilidade na Biblioteca da Casa, com a adoção de mobiliário adaptado, piso tátil, sinalização em braille, sala de ledor, cadastro de ledores voluntários, publicações em formatos alternativos, computadores com leitor de tela e scanner de leitura autônoma.

A+ A-