Fábio Faria entrega internet gratuita com alta velocidade no nordeste potiguar

Ministro das Comunicações informa sobre conclusão de trecho da Infovia Potiguar e a chegada da TV Digital em mais municípios da região.

Da redação, M.COM,
Reprodução/Youtube
Fábio Faria, ministro das Comunicações, inaugurou 30 pontos de inclusão digital do programa Wi-Fi Brasil no nordeste do Rio Grande do Norte.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa de inauguração de 30 pontos de inclusão digital do programa Wi-Fi Brasil no nordeste do Rio Grande do Norte, levando internet de alta velocidade para a região do Mato Grande, que integra 15 municípios no Estado. O evento acontece na segunda (29), em Ceará-Mirim, na praça em frente à igreja Matriz, e marca, também, a entregas de máquinas do programa Computadores para Inclusão e de trechos da rede Infovia Potiguar. 

"Esse evento é mais uma promessa cumprida, de levar inclusão digital aos quatro cantos do Brasil e, aqui, com internet de alta qualidade e velocidade", lembrou Faria. O programa Wi-Fi Brasil oferece, gratuitamente, acesso à rede mundial de computadores ao ativar pontos de internet via satélite, em instituições e áreas públicas de localidades com pouca ou nenhuma conexão. Com a entrega de mais 30 pontos – sendo dez em Ceará-Mirim e 20 em escolas da região do Mato Grande –, o Rio Grande do Norte chega a 419 pontos instalados – quase 80% deles na zona rural – beneficiando os cerca de 250 mil habitantes que residem no Mato Grande. 

As cidades que compõem a região localizada no nordeste potiguar, são: Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará Mirim, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros. 

Doação de computadores 

No âmbito do programa Computadores para Inclusão, serão destinadas 500 máquinas recondicionadas aos pontos de inclusão digital. A iniciativa integra o esforço para doar mais de 10 mil computadores até o final de 2023 e formar mais de 5 mil pessoas. 

Os equipamentos são reformados por uma equipe de técnicos dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que limpam, substituem peças e componentes com defeito e instalam sistemas operacionais livres, deixando o computador pronto para utilização dos novos usuários. 

Fibra ótica 

Também será entregue a conclusão da Rede Metropolitana Ceará-Mirim, concluindo o trecho de longa distância entre a cidade e João Câmara, que faz parte do Setor Leste da Infovia Potiguar. A rede interliga os municípios do Estado com fibra ótica, oferecendo internet gratuita de altíssima velocidade. O projeto conta com apoio do MCom, que garantiu o repasse de R$ 10 milhões. 

Alta definição 

A cidade de Touros recebe a estrutura para transmissão do sinal de TV Digital, e já conta com a programação variada de três emissoras: da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (canal 47); da Câmara dos Deputados (19); e da Empresa Brasileira de Televisão (17). A meta do MCom é que até o fim do 2023 todos os municípios brasileiros com transmissão com televisão analógica em operação sejam digitalizados.


Confira o vídeo:



DD.

Tags: Fábio Faria Ministério das Comunicações
A+ A-