Comunicação interpessoal foi bastante afetada na pandemia, diz especialista

Adelmo Freire, consultor de comunicação e marketing, disse que contato via plataformas digitais será mantido no pós-pandemia.

Da redação,
Reprodução/Nominuto.com
Consultor de comunicação e marketing, Adelmo Freire, conversou com o editor-chefe do portal Nominuto.com, Diógenes Dantas.

É fato que a pandemia do novo coronavírus trouxe grandes mudanças no comportamento das pessoas não apenas nos relacionamentos no mundo real, como também impôs a necessidade de melhor nos adaptarmos ao ambiente digital. Quem era avesso ao uso de tecnologias de comunicação, como videoconferências ou mesmo ligações de videochamadas, agora já vê nas ferramentas uma boa maneira de estreitar os laços diante da impossibilidade de aproximação física.

Em entrevista nesta quinta-feira (23) para o jornalista Diógenes Dantas, do portal Nominuto.com, o consultor de comunicação e marketing, Adelmo Freire, afirmou que essas alterações comportamentais vieram para ficar. “A principal habilidade para quem vai seguir carreira, pretende mudar de carreira, retomar o mercado de trabalho também, vai ser comunicação. Porque nós estamos em um ambiente muito online. E o ambiente corporativo vai utilizar, não tem retorno, o on-line. Só que para você ser bom online, você tem que ser bom offline. Muita gente não se preparou para isso", explica.

AdelmoFreireeDiogenesDantas

Para Adelmo Freire, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para encarar a nova realidade mesmo depois dessa crise da covid-19. "Acho que é saber se posicionar claramente o que você estava fazendo nas suas relações off-line para estar muito bem nesse ambiente on-line. Quem pretende fazer alterações, mudanças de carreira, retomada no mercado de trabalho, se havia resistência nessa área, comece a enxergar de uma forma positiva”, alerta.

“Acho que nós vamos ter que saber conviver com relações mais profundas. Acho que houve agora uma mudança em que você tinha a vida levada muito fora das nossas casas e agora nós temos mais tempo em casa do que fora e isso já faz uma mudança radical nas relações entre família, entre amigos e entre profissionais. Essa alteração está fazendo com que as pessoas façam grandes reflexões do que vem por aí”, analisa Adelmo.


Confira a entrevista na íntegra:


Tags: Comportamento Comunicação
A+ A-