Dois filmes brasileiros são selecionados para o Festival de Cinema de Roterdã

“Madalena”, primeiro longa-metragem de ficção de Madiano Marcheti, e 'Carro Rei', de Renata Pinheiro, terão sua estreia mundial no evento.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Boulevard Filmes
Cena do filme 'Carro Rei', de Renata Pinheiro, que terá sua estreia mundial no Festival de Cinema de Roterdã.

Os filmes brasileiros Carro Rei, da diretora Renata Pinheiro, e Madalena, de Madiano Marcheti, foram escolhidos na seleção do Festival de Cinema de Roterdã, evento que acontece em duas etapas, entre 1º e 7 de fevereiro e 2 e 6 de junho de 2021, em formato híbrido, presencial e online.

O festival chega à sua 50.ª edição e será inaugurado com o filme Riders Of Justice, com Mads Mikkelsen.

Carro Rei tem como tema, segundo a distribuidora Boulevard Filmes, uma mobilização popular que toma um caminho irracional e perigoso, combinando elementos fantásticos para abordar questões sociais e políticas do presente. O protagonista é Uno (Luciano Pedro Jr), que ganha esse nome em homenagem ao primeiro carro adquirido por seus pais, e no qual ele nasceu a caminho da maternidade. Uno, desde criança, fala com esse mesmo carro, e o considera como seu melhor amigo. Um acidente trágico separa os dois: Uno se torna um jovem ativista ambiental, enquanto o carro é despachado para o ferro-velho do seu tio Zé Macaco (Matheus Nachtergaele), um mecânico com ideias mirabolantes.  

A diretora, que assina o roteiro com Sergio Oliveira e Leo Pyrata, define o longa como “um filme sobre luta de classes". O filme se passa em Caruaru, uma cidade média nordestina, onde a crise econômica afeta a todos, especialmente a classe trabalhadora. 

Madalena-H

Madalena tem como ponto de partida o corpo da personagem título, encontrado em uma plantação de soja. "Na sequência a trama acompanha a história de três jovens - Luziane (Natália Mazarim), Bianca (Pamella Yule) e Cristiano (Rafael de Bona), que vivem contextos diferentes em uma mesma cidade. Embora não se conheçam, o espírito de Madalena que esvoaça sobre a cidade, torna-se um elo entre os três. O longa denuncia a violência constante do país que mais mata a população LGBTQIA+", de acordo com a Vitrine Filmes.

O filme representou o Brasil no Festival de San Sebastian, na Espanha, na categoria Working in Progress, em 2019.

Tags: Carro Rei Festival de Cinema de Roterdã filmes brasileiros Madalena
A+ A-