Cinco filmes de Kubrick para lembrar aniversário

Cineasta e ex-fotógrafo americano completaria 92 anos neste domingo.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Divulgação
Ex-fotógrafo, o cineasta americano Stanley Kubrick estreou cedo na direção com apenas 25 anos.

Embora a data não seja redonda, completam-se neste domingo (26) 92 anos do nascimento de Stanley Kubrick, em Nova York. A data recebe homenagem do Telecine Cult, que promove uma maratona de filmes do grande diretor, começando por "A Morte Passou por Perto", às 14h15. Depois vêm "O Grande Golpe", "Glória Feita de Sangue", "Spartacus" e "2001, Uma Odisseia no Espaço", o último, às 22h.

Ex-fotógrafo, Kubrick estreou cedo na direção com apenas 25 anos. A seleção começa com seu segundo longa, sobre a relação do boxeador com a dançarina de cabaré. A "Morte Passou por Perto" é narrado com grande virtuosismo. A cena dos manequins é brilhante, mas o Kubrick autor começa com "O Grande Golpe". O assalto ao hipódromo tem a originalidade da cena do ataque na pista e o tema da dissolução da palavra como elo que une os homens.

O antimilitarista "Glória Feita de Sangue" e o épico "Spartacus", sobre o escravo que desafiou Roma, são extraordinários, mesmo que Kubrick não gostasse particularmente do segundo, achando que foi tolhido pelo astro-produtor Kirk Douglas. Em "2001", o balé das naves no espaço e o mistério do monólito negro estão na origem do fascínio que o filme de 1968 nunca parou de exercer sobre público e crítica. Kubrick morreu em 1999, aos 70 anos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags: cinema Stanley Kubrick
A+ A-