Tempestade de meteoros poderá ser vista no Brasil durante a madrugada

Segundo o professor Rodolfo Langhi, o fenômeno será melhor observado da América do Norte, como no México ou Estados Unidos, mas deve produzir um verdadeiro show de luzes em céus brasileiros.

Da redação,
© Divulgação/Organização Meteorológica Internacional
As expectativas são de milhares de meteoros por hora. São esperados até 50 meteoros por hora. O show deve começar por volta da 0h.

Previsões apontam que uma tempestade de meteoros poderá ser vista no Brasil entre a noite de hoje (30) e amanhã (31). De acordo com o professor Rodolfo Langhi, do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru (SP), o fenômeno será melhor observado da América do Norte, como no México ou Estados Unidos, mas deve produzir um verdadeiro show de luzes em céus brasileiros.

"A expectativa são de milhares de meteoros por hora! Se as previsões se confirmarem, será um espetáculo jamais visto na história, a não ser pelo registro parecido que ocorreu em 1833", explicou empolgado o professor.

Conforme explicou o professor por volta da 0h de terça-feira, deve ocorrer o primeiro "surto", quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo cometa em 1892 e 1941. Para este "surto", são esperados até 50 meteoros por hora.

O segundo surto deve ocorrer ainda na madrugada de amanhã, no momento em que a Terra atingir a densa trilha lançada pela ruptura de 1995. Como esta será a primeira vez que atravessaremos esta trilha, não há muito consenso quanto ao horário exato em que isso ocorrerá, mas provavelmente próximo às 2h15, no mesmo momento em que estaremos atravessando a trilha deixada na passagem de 1979 do cometa. Neste horário, a modelagem básica indica uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora. Entretanto, considerando que em 1995 o cometa se partiu em várias partes, a intensidade deste surto pode atingir até dez mil, ou talvez, 100 mil meteoros por hora durante a máxima.

Tags: Brasil Chuva de Meteoro
A+ A-