Brasileira que sequenciou coronavírus ganha Barbie em sua homenagem

Cientista Jaqueline de Jesus participou de 1º estudo desenvolvido no Brasil.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Reuters
Cientistas que se destacaram no combate à covid-19, como a brasileira Jaqueline Góes, são homenageadas com bonecas .

A Mattel anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento de seis bonecas Barbie em homenagem a mulheres que desenvolvem papel importante no combate à covid-19, chamadas de "heroínas" pela marca. Uma das novas versões do brinquedo é inspirada na pesquisadora brasileira Jaqueline Goes de Jesus, que participou do primeiro sequenciamento do coronavírus no Brasil.

Como noticiado na época, a análise do genoma do vírus da covid-19 foi feita no Brasil primeiramente por uma equipe liderada por pesquisadoras, e em apenas 48 horas. Jaqueline é biomédica, baiana e tem 31 anos.

“Ganhamos visibilidade como cientistas e isso ajuda a inspirar outras mulheres. A maior parte dos comentários foi porque as mulheres estavam querendo incentivar outras mulheres na ciência. Elas se sentiram representadas, viram que têm em quem se inspirar”, comentou a pesquisadora em 2020.

cientista-boneca-H

Segundo a Mattel, a ideia é “inspirar a próxima geração para que tomem exemplo de estas heroínas”. As bonecas não serão, contudo, vendidas em grande escala.

Outra homenageada é a cientista britânica Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. Ela disse ter estranhado a homenagem, mas espera que ajude a inspirar uma nova geração de jovens a trabalhar na ciência, na tecnologia, na engenharia e na matemática.

“Espero que as crianças que conheceram à minha Barbie se deem conta do quão vital são as carreiras científicas para ajudar o mundo que nos rodeia”, declarou, de acordo com a agência internacional.

As demais homenageadas são a cuidadora norte-americana Amy O'Sullivan, enfermeira de urgências do Hospital Wycoff, de Nova York, a médica Audrey Cruz, de Las Vegas, a médica canadense Chika Stacy Oriuwa e a médica australiana Kirby White, uma das criadoras de uma roupa reutilizável para as equipes de saúde.

Tags: boneca cientista covid-19 homenagem Jaqueline de Jesus Mattel novo coronavírus sequenciamento do vírus
A+ A-