Raios e trovões marcaram as chuvas no final de semana no Estado

Precipitações ocorreram em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Da redação, Emparn,
Raphael Olivar/Emparn
Previsão da semana é de ocorrência de um volume maior de chuvas até quarta-feira, tanto no interior como nas regiões Leste e Agreste.

As chuvas marcaram o final de semana de boa parte dos municípios do Rio Grande do Norte, especialmente na faixa litorânea Leste e no Oeste. Em vários deles aconteceram as chuvas vieram acompanhadas de trovões e de raios. “Os trovões e os raios foram influenciados pela associação entre as boas condições do oceano Atlântico Sul, a alta pressão melhor localizada, com ventos de leste/sudeste sobre o litoral nordestino, além das águas mais aquecidas aqui próximo do litoral. Tudo isso, favoreceu para formação de nuvens do tipo cúmulos nimbos, responsáveis pelas descargas elétricas e trovoadas”, explicou o chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot.

Balanço das chuvas

O boletim pluviométrico da Emparn registrou a ocorrência de chuvas em 99 postos de monitoramento localizados em todo o estado. As chuvas ocorreram em todas as regiões do RN com os maiores volumes registrados, por região, em Coronel Ezequiel (Agreste) com 100,2mm, São Francisco do Oeste (Oeste) com 92,8 milímetros (mm), Montanhas (Leste) com 86,6mm e Acari(Central) com 52,9mm. Em Natal choveu 78,4mm.

O boletim completo, referente ao período de sexta-feira(22) às 7h até hoje (25) no mesmo horário, pode ser acessado em emparn.rn.gov.br, clicando em Chuvas Diárias ou na aba Meteorologia.

Previsão da semana

A previsão da semana é de ocorrência de um volume maior de chuvas até quarta-feira, tanto no interior como nas regiões Leste e Agreste e de quinta até domingo, as precipitações deve acontecer também, porém com menor volume e quantidade.

“Mesmo estando no final do período chuvoso, as chuvas continuarão acontecendo entre segunda-feira e a quarta-feira, a partir de quinta-feira (28/05) as chuvas deverão apresentar uma diminuída na região. Para o litoral Leste e Agreste, as condições de chuvas mais significativas também acontecerão até a quarta-feira, depois disso no restante da semana, acontecerão chuvas, mas de menor intensidade e quantidade”, analisou Bristot.

As temperaturas deverão variar entre mínima de 22oC e a máxima de 29oC, no litoral. No interior, nas áreas serranas, temperaturas variando entre 20oC a 28oC e nas demais áreas as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 34oC, como em Pau dos Ferros, Mossoró e a região do Seridó em geral.

Confira como fica o tempo nesta semana:

25/05/20 (segunda-feira)

Predominância de céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas ao longo da faixa litorânea leste e no Agreste. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro com algumas pancadas de chuvas nas regiões do Seridó, Vale do Assú, Médio e Alto Oeste.

26/05/20 (terça-feira)

É mantida a condição de nebulosidade variável no Leste e Agreste do Estado com ocorrência de pancadas de chuvas. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro com algumas pancadas de chuvas isoladas.

27/05/20 (quarta-feira)

As chuvas diminuem no Leste e Agreste do estado com predominância de céu parcialmente nublado a claro e algumas pancadas de chuvas fracas. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro com algumas pancadas de chuvas isoladas.

28/05/20 (quinta-feira)

Diminui a condição de chuvas no Litoral e Agreste com predominância de céu parcialmente nublado a claro e pancadas de chuvas ao longo da faixa litorânea leste e no Agreste. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro.

29/05/20 (sexta-feira)

Predominância de céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas ao longo da faixa litorânea leste e no Agreste. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro com algumas pancadas de chuvas devido a instabilidades provocadas por restos de uma Frente Fria.

30/05/20 (sábado)

Predominância de céu parcialmente nublado com chuvas ao longo da faixa litorânea leste e no Agreste. No interior haverá predominância de céu parcialmente nublado a claro com algumas pancadas de chuvas.

Tags: chuvas Emparn raios e trovões
A+ A-