Instituição de assistência à advocacia se reestrutura para ampliar atendimento

Caixa de Assistência dos Advogados do RN pretende levar para o interior projetos de saúde e lazer, além de aumentar suporte para profissional.

Da redação,
Divulgação
CAARN tem agora à frente da presidência interina Ricardo Lucena, que é advogado há mais de 10 anos.

A Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN) se planeja para retomar atendimentos que estavam paralisados por conta da pandemia, reestruturar o suporte aos profissionais que não têm escritório para atendimento e ampliar atuação para as subseções do interior. A instituição tem agora à frente da presidência interina Ricardo Lucena, que é advogado há mais de 10 anos.

“Estamos aproveitando este novo momento para nos reinventarmos enquanto instituição, tendo como norte a transparência mais do que nunca, e valorizar tudo o que a CAARN oferece para a advocacia e suas famílias, especialmente neste momento de pandemia”, esclarece Lucena.

O Presidente em exercício se refere especificamente às ações de auxílio aos advogados que estão passando por dificuldades financeiras em razão da pandemia. Segundo ele, profissionais de diversas áreas da categoria sofrem as consequências econômicas provocadas pela Covid-19, ocasionadas pela perda de receita das empresas decorrente das medidas restritivas, além das dificuldades do Poder Judiciário em lidar com a migração da atividade presencial para plataformas digitais.

“Desde o iníco da pandemia, já fornecemos mais de 400 Auxílios Alimentação para os colegas que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica. Além disso, também oferecemos o Auxílio Extraordinário Covid-19 no valor de um salário mínimo para os que foram infectados pelo vírus e têm renda mensal inferior a dois salários mínimos”, explica Lucena.

A assistência social é o principal pilar da CAARN, que conta com 71 anos de atuação e é mantida com o repasse de 20% da contribuição dos advogados inscritos na OAB. Atualmente, são ao todo 19 mil no RN, destes, 14 mil ativos. A instituição tem autonomia administrativa com orçamento e recursos próprios.

Outra atuação forte da instituição é na área da saúde, por meio de sua clínica. Os atendimentos psicológicos e nutricionais seguem sendo realizados nas modalidades presencial e on-line. Com a flexibilização das atividades, foram retomados os atendimentos odontológicos e fisioterápicos, incluindo as terapias voltadas para a reabilitação respiratória pós-Covid-19.

A entidade promove anualmente a campanha de vacinação dos Advogados contra o H1N1, que este ano, de acordo com Lucena, está registrando uma procura muito alta, devido à pandemia, assim como foi no ano passado. Até agora já foram vacinados quase três mil advogados e a aplicação já está em seu segundo lote. A previsão de encerrar é no início de junho. Já o projeto Trilhando Caminhos Solidários vai fazer arrecadação de alimentos para posterior doação a alguma instituição que atende a população em situação de pobreza.

Outras atividades que já foram retomadas na capital e serão ampliadas para o interior são os projetos esportivos e de qualidade de vida, como a Corrida Legal e o Bate Bola da Advocacia. No próximo dia 02, Mossoró e Assú irão receber o 2º lote de vacinação contra o H1N1 e a realização da Blitz da Saúde, quando os serviços da clínica serão levados para o local: aferição de pressão e glicemia, orientações nutricionais, massoterapia e aplicação de flúor. No mesmo dia serão lançados em Mossoró a Corrida Legal e o Bate Bola da Advocacia. Na semana seguinte será a vez de subsessional de Pau dos Ferros receber o lançamento dos projetos esportivos.

Nova Casa do Advogado

A Casa do Advogado, que oferece toda a estrutura necessária e apoio para os advogados junto aos fóruns, terá agora novo endereço e mais espaço. Será na Rua Dr. Lauro Pinto, em frente ao prédio da Justiça Federal, ao Fórum Seabra Fagundes e próximo à Justiça do Trabalho. O espaço contará com o Escritório Modelo, que dispõe de secretária para os agendamentos dos atendimentos e reuniões, para que os profissionais que não têm escritório possam atender aos seus clientes.

Serão duas salas de atendimento com computador, scanner e impressora, além de área de convivência e o Centro de Inclusão Digital, que auxilia os advogados no manejo e instalação dos diversos sistemas de Processo Judicial Eletrônico. A previsão de abertura da nova Casa do Advogado é para o mês de agosto. O Clube de Descontos é outro benefício oferecido à categoria pela CAARN.

O presidente em exercício da instituição esclarece que pretende dar ainda mais transparência e otimização dos recursos da instituição. “Vamos desenvolver um novo Portal da Transparência mais interativo e intuitivo, para que os colegas tenham acesso com clareza as informações sobre como os recursos estão sendo utilizados. A intenção é que o portal esteja pronto no início do segundo semestre. Nosso perfil é de diálogo, queremos ouvir todos os anseios dos colegas e trabalhar para que possamos atender”, pondera Lucena.

Junto com Ricardo Lucena estão à frente da CAARN, Édson Gutemberg – diretor de esportes que assumiu como vice-presidente, Felipe Maciel - secretário geral, Roberto Diniz - secretário adjunto, Marcílio Mesquita – tesoureiro e Valderice Nóbrega - diretora de saúde.

Tags: ampliação do atendimento CAARN reestruturação Ricardo Lucena
A+ A-