IFRN celebra Dia Mundial do Lazer

Pela primeira vez, evento é celebrado no dia 16 de abril de 2021.

Da redação, IFRN,
Divulgação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte, representado pelo Campus Natal-Cidade Alta, participará da programação do Dia Mundial do Lazer, pela primeira vez celebrado no dia 16 de abril de 2021. O evento é uma iniciativa da Organização Mundial do Lazer (WLO), coordenada pelo Centro de Excelência em Estudos do Lazer (Wlce) em conjunto com o Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer (Lagel), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each/USP), e o Serviço Social do Comércio (Sesc). 

Docentes e estudantes do Curso Técnico em Lazer, do Curso Superior de Gestão Desportiva e de Lazer, junto à Coordenação do Museu do Brinquedo Popular e da Brinquedoteca do Campus, estão envolvidos no planejamento, divulgação e realização de várias atividades do evento. O público em geral poderá apreciar toda a programação das atividades do IFRN em comemoração à data, a partir das 16h, por meio das redes sociais oficiais (Facebook e Instagram) do Campus Natal-Cidade Alta.

Ação mundial

Além do IFRN, o evento contará com a participação de organizações parceiras e convidadas do Brasil e da América Latina, assim como de Centros de Excelência em Estudos do Lazer localizados no Canadá, China, Holanda, Hungria e Nova Zelândia. A programação será híbrida (online e presencial), englobando atividades fundamentadas nos chamados conteúdos culturais do lazer, por meio das ações físico-esportivas, sociais, turísticas, intelectuais, artísticas, virtuais e manuais.

"Sabendo que as práticas e os hábitos reproduzidos no tempo de lazer denotam parte importante na construção da identidade e na promoção da saúde e do bem-estar dos indivíduos nos mais distintos contextos socioculturais, os variados interesses em torno da prática de leitura, viagens, culinária, esportes, dentre tantas outras, impactam nossas relações sociais bem como o desenvolvimento e bem-estar do nosso corpo e saúde. É neste sentido que o lazer se configura como uma necessidade fundamental na sociedade contemporânea, que deseja ardentemente alcançar a felicidade e o bem-estar, por se constituir - em muitos momentos - lugar de expressão e engajamento na vida democrática e de valorização das relações sociais", disse Augusto Dantas, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer do Campus Natal-Cidade Alta.

A coordenadora do Curso Técnico em Lazer do IFRN, Aniele Moraes, disse acreditar que a visibilidade dada ao campo do lazer vem sendo reforçada no último ano devido à pandemia da covid-19, "onde pode-se observar a importância do lazer na vida cotidiana como fator de desenvolvimento humano", declarou.

Segundo Aniele, "o evento não é importante somente agora, mas devemos entender sua relevância, principalmente neste período de distanciamento social, onde precisamos nos ressignificar em casa. Assim, iremos debater os interesses e manifestações de lazer, nas diversas contextualizações e interesses culturais, de forma que possibilite a manutenção da qualidade de vida e saúde mental”.​

Tags: Dia Mundial do Lazer IFRN
A+ A-