Governo Cidadão amplia segurança hídrica de comunidade em Santa Cruz

Estão sendo construídos mais 13 reservatórios com capacidade de até 16 mil litros para consumo humano.

Da redação, Governo do Estado,
Assecom/Governo Cidadão
Ação do governo estadual se soma à construção já finalizada de 13 cisternas com capacidade para reservar até 52 mil litros de água.

“Isso é muito mais do que a gente sonhou. A maior das realizações na vida de cada uma das 39 famílias beneficiárias de nossa associação”. Essas são palavras emocionadas do secretário da Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade de Bom Sucesso II, no município de Santa Cruz, Janailson Ferreira Confessor, ao ver mais benefícios chegando à comunidade.

A gratidão do agricultor se deve ao fato de o Governo do RN estar construindo mais 13 reservatórios com capacidade de até 16 mil litros para consumo humano, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. A ação se soma à construção já finalizada de 13 cisternas com capacidade para reservar até 52 mil litros de água, a partir do investimento de mais de R$ 180 mil, com foco na produção agrícola e na criação de animais, beneficiando 26 pequenos produtores e seus familiares.

Essas construções estão sendo possibilitadas por meio utilização de sobras e rendimentos do primeiro investimento. Com a aplicação de mais de R$ 53 mil, a iniciativa visa diminuir o desequilíbrio regional, combatendo as sequelas da aridez que assola a região, garantindo soberania e segurança alimentar e nutricional. Ainda foram adquiridas 26 caixas d’água, de 150 litros cada uma, que estão sendo distribuídas de acordo com as necessidades dos membros da associação.

Os associados, que também foram beneficiados com a construção de canteiros econômicos para produzirem frutas, verduras e legumes em suas terras, esperam que com a execução total do projeto as produções agrícolas aumentem, assim como os excedentes para gerar rendas ainda maiores para a comunidade.

“Essa iniciativa chega à comunidade trazendo dignidade às famílias que sequer tinham água na torneira. Agora, além da garantia de segurança hídrica e de alimentação saudável a todas as famílias, temos a possibilidade de aumentar a geração de emprego e renda a partir do aumento nas vendas dos produtos que sobram de nossas produções, na feirinha da Agricultura Familiar de Santa Cruz”, comemorou o secretário da associação. A intervenção deve ser concluída no final deste mês.

Tags: Governo Cidadão Santa Cruz segurança hídrica
A+ A-