Cosern lança serviço de autoleitura para consumidores com imóveis fechados

Medida faz parte das ações para evitar a propagação do novo coronavírus.

Da redação, Cosern,

Os clientes da Cosern que possuem imóveis fechados e casas de veraneio, por exemplo, passaram a contar, desde a última segunda-feira (15), com o serviço de autoleitura. A medida é mais uma das ações adotadas pela Neoenergia, controladora da Cosern, para contribuir com a prevenção ao novo coronavírus – já que evita a presença física dos funcionários em residências e comércios que possuem o medidor na área interna.

“Neste momento de isolamento social, a autoleitura é mais um serviço digital oferecido pela Neoenergia, possibilitando ao cliente que possui um imóvel fechado ou casa de veraneio, informar o seu consumo para fins de faturamento, sem a necessidade do deslocamento de um profissional da distribuidora ao local. Basta informar a leitura na área de serviços do site de cada uma das nossas distribuidoras no dia que antecede a data prevista a próxima visita do leiturista em sua residência, descrita na fatura de energia do mês anterior”,diz Rosane Patarra, gerente de Leitura da Neoenergia.

“Importante que o cliente também aproveite e realize o cadastro da sua fatura para recebimento por e-mail mail e o pagamento por débito automático. Esta ação reduz a necessidade de manuseio das contas de papel, e ainda contribui para o meio ambiente”, explica Rosane.

Essa ação também facilita o faturamento dos estabelecimentos que estão fechados por conta da quarentena e que, seguindo determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), podiam ser tarifados pela média de consumo dos últimos 12 meses. “Com a autoleitura, será possível faturar pelo consumo realizado e indicado pelo cliente. Esta é mais uma ação pensada para facilitar a vida dos nossos clientes, alinhada com a nossa estratégia de transformação digital na Neoenergia”, diz Renato Suplicy, gerente de Estratégia e Serviços Digitais da Neoenergia.

Como medir o consumo de energia

Para enviar os dados, o cliente deverá acessar o site da Cosern (www.cosern.com.br) e, no espaço de serviços, acessar a opção Consumo e Fornecimento. Na sequência, clicar em Informação de Leitura. Será preciso digitar o número da conta-contrato, informar a data que visualizou a leitura do medidor, e digitar a leitura descrita no medidor. Em seguida, só clicar em “solicitar” e receber o seu protocolo.

Prevenção à covid-19 entre os leituristas

Como medidas adicionais para prevenção neste período, a Neoenergia adotou ações como a obrigatoriedade do uso de máscaras e do uso de álcool em gel, além de uma solução de água e sabão para a higiene das mãos, materiais que são repostos ao longo do dia pelos coordenadores. Os profissionais passam periodicamente por treinamentos, atualmente em formato virtual, e são orientados a não ter contato físico e a manter um distanciamento adequado dos clientes. Os equipamentos para registrar a leitura e imprimir a fatura são de uso pessoal e são higienizados com frequência.

Digitalização Solidária: débito em conta e fatura por e-mail

Pensando na máxima segurança e comodidade dos seus clientes, a Neoenergia também expandiu serviços e canais digitais durante a pandemia, estimulando os clientes a ficarem em casa. Uma das iniciativas recentes foi o lançamento do Digitalização Solidária, projeto que estimula a adesão dos consumidores aos serviços de Débito Automático e Fatura por E-mail. Com isso, a empresa irá doar para instituições de amparo social até R$ 5 por cliente que aderir aos serviços – o potencial da campanha é de R$ 5,6 milhões em arrecadação.

Tags: Cosern
A+ A-