Bombeiros iniciam operação AMA e alerta para riscos de incêndios florestais

Nesta época do ano ocorre o aumento da temperatura e consequentemente o maior surgimento de incêndios em áreas de vegetação.

Da redação, CBM,
Assecom/RN
Este ano, o Corpo de Bombeiros investiu mais de 4 milhões de reais entre equipamentos e viaturas de combate a incêndios.

Com a chegada da seca, o clima fica mais quente e propício às ocorrências de incêndios florestais, bem como o aumento envolvendo capturas de enxames de insetos em vários municípios do Rio Grande do Norte. E com objetivo de conscientizar a população e intensificar o combate a incêndios florestais durante este período, o Corpo de Bombeiros Militar do RN lançou a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), que está inserida no cronograma do Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, em parceria com instituições estaduais e municipais que também atuam na defesa da fauna e da flora.

A abertura da Operação AMA aconteceu nesta quarta-feira (1) em uma apresentação no Quartel do Comando Geral do CBMRN, em Natal. 

Representando o comandante-geral coronel Luiz Monteiro Júnior, o subcomandante-geral, coronel Josenildo Acioli, presidiu o encontro e depois acompanhou autoridades civis e militares para uma apresentação sobre equipamentos de combate a incêndio e manejo com abelhas.

"É nesta época do ano que o Corpo de Bombeiros se preocupa ainda mais com ações de proteção ambiental em virtude do aumento da temperatura e consequentemente o maior surgimento de incêndios em áreas de vegetação. A nossa força-tarefa que acontece todos os anos consiste em intensificar as ações contra incêndios florestais e atuar em ocorrências que envolve enxames de insetos por meio de investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais e outras estruturas necessárias para reforçar o trabalho de prevenção e combate. No ano passado tivemos 1.767 ocorrências atendidas de incêndios florestais. Para isso, sempre contamos com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), dos municípios, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental (CIPAM) e entre outros órgãos que defendem o meio ambiente”, disse o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Josenildo Acioli. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio florestal é a propagação do fogo em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas), que normalmente ocorre com constância e intensidade no período de estiagem acompanhado da redução da umidade ambiental. Além disso, esse tipo de ocorrência pode ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural. Dessa forma, a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado. Vale salientar que neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do RN, através do Governo do Estado, investiu mais de 4 milhões de reais entre equipamentos e viaturas de combate a incêndios. 

Ainda segundo o coronel Josenildo Acioli, nos casos em que a população perceber que alguém está colocando fogo em alguma área deve ligar para a Polícia Militar no número 190 e realizar a denúncia, pois trata-se de crime ambiental. Já em caso de ocorrências de incêndio o telefone dos bombeiros é o 193. 

Na apresentação realizada pelo tenente Vitor Hugo que deflagrou oficialmente a Operação Ama 2021, estiveram presentes o subcomandante-geral do CBM, coronel Josenildo Acioli; o bombeiro militar e Coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Marcos de Carvalho; o coronel Santos Lima, atualmente no Itep; o Diretor de Engenharia e Operações do CBM, tenente-coronel Jerbes Lucena; o Perito Criminal Elson Gonçalves; a subcoordenadora de Meio Ambiente, Cleide Campos; a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley; e a Pesquisadora da SEMARH, Virginia Paixão. 

Dicas de prevenção 

• Nunca usar fogo para limpeza de terreno ou de plantação; 

• Nunca jogue resto de cigarro ainda acesso em locais onde haja vegetação; 

• Próximo as estradas e terrenos, o ideal é providenciar uma aceiro para evitar a propagação de um possível incêndio nas proximidades; 

• Em caso de emergência, ligue 193.

Tags: Corpo de Bombeiros Governo do Estado incêndios florestais Operação Abrace o Meio Ambiente RN
A+ A-