Armando Ribeiro volta a atender mais atividades que dependem de suas águas

Maior barragem do Rio Grande do Norte dobrou de volume no último ano.

Da redação, Governo do Estado,
Ascom/Semarh

Com a melhora das condições de chuvas na bacia do rio Piranhas-Açu, a maior barragem do RN, a Armando Ribeiro Gonçalves, dobrou de volume no último ano permitindo que as atividades econômicas e os diversos usos da água possam ser ampliados na região.

As novas regras de uso da água foram definidas durante a reunião de alocação do sistema, que também inclui o açude Mendumbim, na última quinta-feira (24), por meio de videoconferência realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA).

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, e o adjunto da Semarh, Carlos Nobre, participaram do evento virtual, junto com representantes do Igarn, Sape, Diba e representantes do Poder Público, sociedade civil e usuários da bacia.

O titular da Semarh ressaltou a importância econômica da região, principalmente no que diz respeito às atividades de irrigação e a importância da barragem para abastecimento de um percentual considerável da população do RN. “A restrição de uso das águas desse sistema vai aumentar consideravelmente a geração de emprego e renda na região do vale do Açu” comemora João Maria.

A alocação de água é um processo de gestão empregado para disciplinar os usos múltiplos em regiões de conflitos, assim como em sistemas que apresentem alguma situação emergencial ou que sofram com estiagens intensas. Com caráter participativo, são realizadas reuniões nos locais afetados com a presença de órgãos gestores das águas, operadores de reservatório e representantes daquela comunidade para definir um planejamento especial. Durante o processo são encontradas soluções e alternativas para atender cada uso da água durante um ano, sendo que há uma reavaliação anual.

Para saber mais sobre a novas regras de uso do sistema sistema hídrico das Barragens Armando Ribeiro-Mendubim, acesse https://bit.ly/2CYaiOI.

Tags: aumento de volume Barragem Armando Ribeiro Gonçalves
A+ A-