Carnaval de Natal: abertura terá cortejo cultural e Baile de Máscaras com grandes shows

Na oportunidade, o prefeito Álvaro Dias,fará a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval 2020.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Marco Polo Veras/Prefeitura do Natal
Chave da cidade será entregue ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval nesta quinta-feira, durante a abertura dos festejos, no Largo do Atheneu.

A espera do natalense para o início do carnaval está chegando ao fim. Após um longo e intenso período curtindo as prévias, chegou a hora de cair na folia com muita alegria, descontração, liberdade e respeito. A abertura da festa acontece nesta quinta-feira (20), no tradicional Baile de Máscaras no Largo do Atheneu, com o prefeito Álvaro Dias, entregando a chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval 2020.

A programação oficial terá início com o Cortejo Cultural Carnavalesco, a partir das 16 horas, com a concentração na avenida Campos Sales - próximo à rotatória da Maxaranguape, seguindo até o palco da Seridó/ Polo Petrópolis, onde haverá uma evolução das orquestras, bandas e grupos.

Logo depois, começarão os shows. Às 19h, Jaina Elne será a primeira a subir no palco. Na sequência, às 20h30, Lia de Itamaracá vai dar o ar da graça. As apresentações serão finalizadas pela cantora Iza, começando o seu show por volta das 22h. No auge de sua carreira, ela promete quebrar tudo em um show histórico.

Cortejo

O cortejo terá a participação de dez grupos da cultura popular. São eles: Boi de Reis Bom Pastoril; Pastoril do Bom Pastor (Boi/bode/gigante/jaragua/birico/mateus/catarina); Boi de Reis Mestre Manoel Marinheiro; Araruna; Cia Circo Ladrões do Sorriso ZN;  Cia All Hanna Dança do ventre e frevo; Trupe de Pernas pro Ar; Congos de Calçola PN; Lapinha PN. Haverá ainda a presença do artista performático Ramon Rodney. No total, serão cerca de 400 brincantes com maestria, cores e muita alegria até o palco montado para os shows programados para abertura do Carnaval em Natal 2020.

A coordenadora do cortejo, Yanna Medeiros, fala sobre a importância do cortejo como instrumento de valorização das manifestações culturais locais, sobretudo, durante o carnaval, que é a maior festa popular do planeta: “Carnaval é uma das maiores manifestações populares do país e integra diferentes ritmos e culturas. O Baile de Máscaras na abertura oficial do Carnaval convida toda a cidade para integrar as festividades que estará distribuída nos Pólos da cidade e, no Pólo Petrópolis, culminou de levar através do Cortejo, as figuras dos grupos como elementos que vêm a agregar valor cultural ao Carnaval em Natal”, destacou.

O Carnaval de Natal

A edição 2020 do Carnaval de Natal promete ser a maior e mais animada dos últimos anos. Serão 7 polos de folia, 49 bandas de frevo, 1.151 músicos instrumentistas, 94 atrações de palco, 584 músicos e intérpretes, 49 Blocos e Troças e atrações do porte de Carlinhos, Brown, Cavaleiros do Forró, Alceu Valença, Tony Garrido, Margareth Menezes, Ricardo Chaves, Paulinho Mocidade, Banda Grafith, Roberta Sá, Monobloco, Glória Groove dentre outros.

O Carnaval de 2020 reúne também nomes como Priscila Braw, Rosa de Pedra, Banda Dubê, Banda Submarino Amarelo, Sueldo Soaress o consolidado Pranchão da Banda Detroit passando pelo talento de Jaina Elne, do 4º Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas, o pernambucano Almério, da Nação Zambêracatu, Du Souto, Andiara Freitas, Ivando Monte, Don Cardoso & Seus Metais, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Soanata, Dodora Cardoso, Rildo Lima,  Angela Castro, Skarimbó, Jamilly e a Caixinha de Música, Bloco Sabbath, Zeca Brasil, Fuxico de Feira, João Batista do Fama, Dj Samir e Yrahn Barreto. A contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval de Natal.

"Natal já é o 6° destino nacional mais procurado durante o Carnaval. Aqui no Nordeste, ultrapassamos Recife que tem um dos carnavais mais antigos e tradicionais do Brasil (pesquisa Decolar.com). Tudo isso é fruto do cuidado, carinho e atenção que a nossa gestão confere à cultura. Não é fácil, mas consolidamos o carnaval na capital potiguar. Temos shows, blocos e troças em todas as regiões, movimentando a economia, trazendo renda e divisas para a cidade. Toda a nossa cadeia produtiva é beneficiada, do pequeno vendedor ambulante até o dono de hotel", destacou o prefeito Álvaro Dias.

Os foliões, artistas e produtores têm à disposição toda a logística e infraestrutura com segurança e mobilidade. A logística e investimento que fazem o Carnaval de Natal um projeto de sucesso vai desde a contratação de ambulâncias, brigadistas, banheiros químicos, seguranças particulares, estruturas de gradeamento, sonorização, iluminação, palcos e camarins. Além da atuação das Secretarias de Mobilidade, Limpeza Urbana, Guarda Municipal, Proteção ao Consumidor, Iluminação Pública adicional, articulação institucional com as Polícias Militar e Civil para dar segurança aos foliões e agremiações carnavalescas.

Tags: abertura do Carnaval Carnaval de Natal Prefeitura do Natal
A+ A-