Vídeo mostra PM levando homem algemado a moto em movimento

Com o pulso preso à parte traseira do veículo, homem de 18 anos apresenta dificuldade ao andar enquanto é puxado por uma moto conduzida pelo policial.

Da redação, Estadão conteúdo,
Reprodução
Homem apresenta dificuldade ao andar enquanto está algemado a moto conduzida por policial; cena tem gerado revolta nas redes sociais.

O vídeo de um policial militar de São Paulo conduzindo um homem negro algemado a uma moto tem gerado revolta nas redes sociais. Com o pulso preso à parte traseira do veículo, o homem apresenta dificuldade ao andar enquanto é puxado por uma moto conduzida pelo agente da Polícia. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira, 30, na zona leste da capital paulista. Após tomar conhecimento das imagens, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou ter afastado o policial e determinado a instauração de um inquérito.

Conforme a SSP, o caso ocorreu por volta de 11h desta terça na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente. O suspeito, que tem 18 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e por dirigir sem habilitação. "Policiais militares faziam um bloqueio na via, quando viram um homem, com uma mochila de entrega, conduzindo uma motocicleta. Ao avistar os PMs, o homem virou com a motocicleta e iniciou uma fuga em alta velocidade pela contramão", informou em nota.

A secretaria apontou que, durante a perseguição policial, o suspeito dispensou a mochila, jogando-a no chão, e colidiu contra uma viatura do Samu momentos depois. Ele foi detido em seguida. "Nada de ilícito foi encontrado nas suas vestes, porém foram localizados 11 tabletes de maconha na mochila", informa o boletim de ocorrência. O caso foi registrado no 56º Distrito Policial.

Em publicação no Twitter na manhã desta quarta-feira, 1º, a ex-deputada federal Manuela D'Ávila compartilhou o vídeo do policial conduzindo o suspeito após a detenção e escreveu que cenas como a observada nas imagens não podem ser normalizadas. "Heranças da escravidão que persistem no Estado brasileiro", apontou Manuela, cobrando explicações da Polícia Militar paulista.

"Algemou e está andando igual a um escravo. Vai roubar mais agora?", diz um homem, não identificado, enquanto filma a cena de dentro de um carro. Confira o vídeo abaixo:

"É uma atitude covarde e desumana que escancara o racismo presente em nosso país. É absurdo!", escreveu a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) nas redes sociais. Outros usuários manifestaram revolta pela atitude.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que, "imediatamente após tomar ciência das imagens", a Polícia Militar determinou a "instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional".

"A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta", acrescentou a SSP.

Tags: Investigação polícia violência
A+ A-