Bolsonaro cita fala de diretor da OMS para defender retomada da economia

Após o pronunciamento presidencial, Jornal Nacional destacou que presidente distorceu declaração.

Rafael Araújo,
Reprodução / Internet
Em pronunciamento que foi ao ar na noite desta terça-feira, Bolsonaro usou fala de diretor da OMS para defender fim do isolamento social.

Em um pronunciamento oficial, que foi ao ar na noite desta terça-feira (31), o presidente da República voltou a defender o fim do isolamento social. No discurso veiculado hoje, Jair Bolsonaro (sem partido) citou uma fala do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, para validar seu discurso de que a economia precisa ser retomada no Brasil, mesmo diante da situação de pandemia do novo coroanvírus (Covid-19).

“Minha preocupação sempre foi salvar vidas, tanto as que perdemos pela pandemia, quanto aquelas que serão atingidas pelo desemprego, violência e fome. Me coloco no lugar das pessoas e entendo suas angustias neste momento”, disse o presidente Jair Bolsonaro.

Diante da atual conjectura nacional causada pela disseminação do coronavírus e a estagnação da economia, com fechamento de estabelecimentos provocados pelo isolamento social que vem sendo adotado no país, o presidente falou sobre uma suposta declaração do diretor-geral da OMS, para validar o seu discurso que propõem o fim do isolamento.

“O sr Tedro Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, afirma que, com relação a cada medida, temos que ver o que significa para o indivíduo nas ruas e complementa: que vem de família pobre e sabe o que significa estar preocupado com o seu pão diário. Isso deve ser levado em conta porque todo o indivíduo importa. Não me valho dessas palavras para negar a importância das medidas de prevenção e controle da pandemia, mas para mostrar que, da mesma forma que precisamos pensar nas pessoas mais vulneráveis e essa tem sido minha preocupação desde o princípio”, argumentou Bolsonaro.

Logo após o fim do pronunciamento presidencial, o Jornal Nacional entrou no ar na Rede Globo, revelando que o presidente havia distorcido a fala do diretor-geral da OMS. A repercussão do discurso e a reação do folhetim global está nos trend tópicos do Twitter como um dos assuntos mais comentados da rede social na noite desta terça.

Confira abaixo o pronunciamento presidencial


Tags: Coronavírus Isolamento social Jair Bolsonaro Jornal Nacional OMS Pandemia Presidente Pronunciamento
A+ A-