Brasil proíbe voos da África do Sul e impõe restrições a estrangeiros de todas nacionalidades

Publicação no Diário Oficial da União cita recomendação da Anvisa para restringir a entrada de estrangeiros no País.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Fernando Frazão/Agência Brasil
Recomendação da Anvisa pede 'restriço excepcional e temporária de entrada no País' devido à pandemia.

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26), proíbe voos provenientes da África do Sul para o Brasil e restringe, por tempo indeterminado, a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por meio de transportes ferroviários e aquaviários. O texto cita a preocupação com as novas variantes do coronavírus detectadas no Reino Unido e na África do Sul, que já estão em circulação no Brasil. Os voos do Reino Unido já estavam proibidos desde o Natal.

A medida, assinada pelos ministros Walter Braga Netto, da Casa Civil, André Luiz Mendonça, da Justiça e Segurança Pública, e Eduardo Pazuello, da Saúde, usa como justificativa para as restrições uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para “restrição excepcional e temporária de entrada no País”.

As restrições não se aplicam a brasileiros, imigrantes que residem no País, e profissionais estrangeiros “em missão a serviço de organismo internacional”.

De acordo com a portaria, os viajantes que descumprirem as normas estão sujeitos a responsabilização civil, administrativa e penal, repatriação ou deportação imediata e inabilitação de pedido de refúgio.

Tags: Brasil Ministério da Saúde Pandemia Saúde
A+ A-