Trabalhos criativos da comunidade do Reduto são retratados em exposição virtual

Heldon Simões,

Hoje, 30 de novembro, às 19h, acontecerá o lançamento da exposição fotográfica virtual “Faces do Reduto”. A apresentação será veiculada pelo canal do Youtube da Green Point Produções. A exposição “Faces do Reduto” brotou de um ensaio realizado por Mônica Mac Dowell durante a captação das imagens do filme documentário, “Rosa de Aroeira”, primeiro curta-metragem dirigido e produzido por Mônica, selecionado para diversos festivais e premiado recentemente no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Por meio de uma estética e de um estilo próprio a ideia da exposição visa também atender a uma lacuna social ao difundir a vida cotidiana de um grupo de mulheres através da divulgação do artesanato em labirinto e da difusão da confecção da farinha de mandioca por essas mulheres, cujos saberes vem sendo acumulados e transmitidos por décadas na comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso.

Elaborada inicialmente para o formato presencial - com datas e locais a serem definidos - a exposição tem curadoria e tratamento de imagem do fotógrafo e artista visual Paulo Mac Dowell https://www.macdowell.art.br/ e procura dar visibilidade ao trabalho das labirinteiras da comunidade no próprio formato da exposição.Com parte das fotografias impressas em tecido de linho branco onde são confeccionados os labirintos e outra parte afixada na tessitura dos labirintos rendados pelas próprias mãos das artesãs do Reduto, a moldura escolhida para bordear as fotografias da exposição é inspirada nas grades de madeira utilizadas para a confecção do artesanato em labirinto.

Ao final da temporada online e da temporada presencial da exposição Mônica irá doar parte das fotos para exibição permanente na Casa de Farinha do Reduto, na Cooperativa das Labirinteiras e em outros espaços públicos da comunidade do Reduto.

SERVICO

Lançamento da Exposição Virtual “Faces do Reduto”: 30 de novembro, às 19h Exibição: Youtube Green Point Produções


A+ A-