17º Festival Internacional de Cinema Infantil começa nesta semana em Natal

Heldon Simões,

Natal vai se transformar em um mundo de magia cinematográfica de 18 a 27 de outubro, com a chegada do 17º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI. Uma programação toda voltada ao público infantojuvenil e que traz na grade curtas, médias e longas-metragens, em mais de 70 produções nacionais e internacionais, exibidas com exclusividade na Rede Cinemark, no shopping Midway Mall, com ingressos populares ou gratuitos (para escolas públicas e particulares, ONGs e projetos sociais mediante agendamento).

Já nesta semana, de sexta (18) a domingo (20), sessões como O Pequeno Jornalista, Acessibilidade, Se você ainda não viu, Dublagem ao Vivo, Pré-estreia Brasil, 8X Animação – Especial Séries Brasileiras e programa Mestres da Infância estão na programação. A abertura oficial acontece no sábado (19), a partir das 10h, e o saguão do Cinemark veste uma roupagem especial para receber as crianças. Lounge com pufs, brincadeiras com balões, palhaços em pernas de pau, atividades interativas e lojinha (venda de camisetas e bolas do FICI) ficarão durante todo o Festival.

O Pequeno Jornalista, um dos sucessos da grade, realiza, ao final da exibição, um bate papo entre a jornalista Michelle Ferret e as crianças para analisar os principais elementos que envolvem a narrativa e entender o processo de produção de uma matéria crítica. O longa da grade é Binti 90, produção belga-holandesa que aborda a questão dos refugiados na Europa, através da história da menina Binti e sua família, um live action (filme com atores), inédito no Brasil, dirigido por Frederike Migom. Essa sessão será exibida na sexta (18), as 10h30 e às 14h30. Binti 90 também integra o Programa Internacional junto com Klara Superstar (KuToppen), longa norueguês da diretora Lise I.

Já a Sessão Acessibilidade, que proporciona crianças com deficiências visuais e/ou auditivas a acompanharem a película através da linguagem de LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição, neste ano traz a animação brasileira Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, com a tocante história do menino Tito em sua jornada para salvar o mundo de uma estranha epidemia, que envolve a busca do pai ausente. Sessão Acessibilidade acontece também na sexta, às 11h30.

A sessão Se você ainda não viu dá uma nova chance para quem perdeu ou quer rever na telona grandes sucessos recentes do cinema, como Toy Story 4 e Aladdin, ambos em 3D, além de Angry Birds 2 – O FilmeHomem-Aranha no AranhaversoAsterix e o Segredo da Poção MágicaPets – A vida secreta dos bichos 2 e Corgi: Top Dog. Já a Sessão Telecine de Cinema exibe Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano, segundo longa da famosa série da TV, que conta a viagem do trio Pippo, Bento e Sol à Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice.

Uma das mais concorridas sessões é Dublagem ao Vivo.Quando os pequenos espectadores têm a oportunidade de assistir ao vivo o trabalho de dubladores profissionais, que fazem as vozes dos personagens do filme em tempo real, na própria sala de cinema. 

SERVIÇO:

NATAL (18 a 27/10)

Cinemark Midway Mall Natal

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Programação completa e horárioswww.fici.com.br


A+ A-