Projeto oferece fisioterapia e reabilitação para animais de estimação em Natal

Heldon Simões,

Iniciativa funciona em caráter educacional e integra as atividades do Centro Médico Veterinário da capital

Um projeto desenvolvido por estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), em Natal, tem contribuído para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de bichinhos de estimação que necessitam de fisioterapia e reabilitação animal.

Criado em 2019, a Liga Acadêmica de Fisioterapia Animal (Lafra) atende cães e gatos com lesões de origens de acidentes, pós-cirurgias e doenças patológicas. A iniciativa funciona em caráter educacional e integra as atividades do Centro Médico Veterinário (CMV), única clínica-escola de saúde animal da Grande Natal.

Mais de 100 animaizinhos já foram atendidos, mas a expectativa é ampliar esse número para dar suporte aos familiares durante o tratamento. Por isso, a iniciativa busca alcançar outros tutores, cujos pets precisam de cuidados especiais. É o caso da buldogue francês Lady, de oito anos.

Em 2017, a cadela sofreu um acidente enquanto saia do carro da sua tutora, Caroline Lescano. Um pulo de mau jeito fez com que as hérnias pré-existentes comprimissem a medula espinhal, precisando ser levada às pressas para uma cirurgia.

Após esse episódio, Lady começou a enfrentar uma série de tratamentos, mas a cachorrinha não voltou a andar. Com a criação da Lafra, Lady se tornou a paciente número um, representando uma esperança de adaptação à nova condição.

“Ela não perdeu o movimento total da perna direita e consegue se movimentar, do jeitinho dela. Uma das melhoras que ela teve com a fisioterapia foi a incontinência urinária. Ter este apoio permite que ela fortaleça os músculos e não fique atrofiada”, conta Caroline.

Professora e coordenadora do projeto, Maíra Lima explica que garantir esse acolhimento ao tutor é outro objetivo da Liga. “A ideia é que enquanto os alunos voluntários aprendem na prática como fazer os procedimentos de reabilitação dos animais, a gente leve também um alívio para os tutores, que podem contar com um serviço especializado focado na necessidade do paciente”, pontua.

Atendimentos

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Animal funciona às terças-feiras e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Os atendimentos são realizados no Centro Médico Veterinário (CMV) da UNP da Unidade Salgado Filho. Os serviços oferecidos são: ultrassom terapêutico, eletroterapia, laser terapêutico, cinesioterapa e crioterapia. A quantidade de sessões varia conforme o paciente. Os agendamentos devem ser feitos por chamadas telefônicas, através do número (84) 4009-1466, ou se dirigindo presencialmente até o CMV.

A+ A-