Meu filho vai mudar de escola, e agora?

Heldon Simões,
Fevereiro é o mês da volta às aulas e enquanto algumas crianças irão reencontrar os seus amigos e estudarão na escola onde já têm uma rotina, inúmeros estudantes, devido a fatores financeiros, sociais ou territoriais, como a mudança de cidade, por exemplo, poderão enfrentar um desafio: mudar de colégio.

Em muitos casos, estudar em uma nova escola pode não ser uma tarefa fácil. Novos colegas de turma, professores e até mesmo ambientes diferentes podem ocasionar medo e receio à criança diante do novo ciclo que se inicia.

Para que essa fase de transição ocorra sem traumas ao estudante, é necessário que a família e a instituição de ensino se unam para proporcionar uma adaptação escolar tranquila e divertida no colégio onde a criança começará a estudar.

"É função da escola acolher os medos, inseguranças e anseios da família. Também é importante que sejam apresentadas as metodologias educacionais que irão orientar o processo e deixá-lo mais leve", comenta a psicóloga infantil do Colégio das Neves, Nadja Waleska.

Já os pais possuem um papel fundamental na adaptação escolar:  fazer com que a criança conheça um novo universo educacional. "Uma boa alternativa é apresentar a nova escola à criança com um passeio antes das aulas começarem e conversarem sobre as atividades que acontecerão no colégio. Essa preparação fará com que os pequenos possam ter uma prévia sobre as experiências que vão vivenciar", afirma a psicóloga.

O empenho dos pais é essencial neste processo. "A criança que participa de uma adaptação escolar agradável vai se sentir mais segura e confiante e terá uma experiência educacional de modo saudável e sem traumas", finaliza a profissional.

A psicóloga Nadja Waleska preparou 5 dicas importantes para auxiliar as famílias durante o processo de adaptação escolar:

1. Sinta e passe segurança
A  criança sente e capta a tensão dos pais. É importante controlar a ansiedade e demonstrar interesse falando positivamente da escola e da professora;

2. Evite propor mudanças
Mantenha a rotina da criança, evitando realizar mudanças significativas nesse período, como retirada da chupeta, fralda ou mamadeira.

3. Facilite a despedida
Conduza sempre o seu filho caminhando, e não no colo, até a professora.

4. Envolva a criança nos preparativos da aula
Leve seu filho para comprar os materiais escolares com você e, juntos,  organizem a mochila, todos os dias, para que ele crie uma boa expectativa sobre o momento de ir estudar.

5. Seja pontual
Evite atrasos ao chegar e buscar a criança na escola. A ansiedade aumenta quando ela percebe que não se cumpre a rotina estabelecida.


A+ A-