Governo autoriza início de obras em três unidades de saúde do RN

Heldon Simões,

A rede de saúde pública do Rio Grande do Norte receberá novos investimentos do Governo do Estado nos próximos dias. As ordens de serviço assinadas pela governadora Fátima Bezerra na segunda-feira (17) autorizam o início de obras nos hospitais Giselda Trigueiro (HGT), no Geral João Machado (HGJM) e no Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA).

Os investimentos na infraestrutura dos prédios resolverão problemas históricos, possibilitando, entre outras ações, a habilitação para receber obras de maior porte e, no caso do Giselda Trigueiro, a abertura de 20 novos leitos para atender a população potiguar. "Dentro desse contexto de pandemia, ficou claro que é preciso, como estamos fazendo, dar cada vez mais prioridade para a rede de saúde, melhorar as estruturas dos hospitais", afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o ato de assinatura das ordens de serviço. 

A aplicação total prevista para as três obras é de R$ 814,1 mil, fazendo parte de um pacote de investimentos na saúde que supera os R$ 30 milhões, a serem aplicados ao longo de 2022. "Estamos trabalhando para garantir uma rede mais qualificada, com uma infraestrutura melhor tanto para a população, como para quem atua na saúde pública", ressaltou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Os projetos apontam para melhorias no abastecimento de água do HGT, instalação de uma microusina de oxigênio no João Machado e uma infraestrutura de segurança do CRI/CRA. "Essas obras possibilitam melhorias para regularização, com objetivo de angariar novos investimentos que estão previstos", pontuou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho. 

Além da infraestrutura, os investimentos qualificam a assistência. "Essa microusina é mais um passo que tomamos para a autossuficiência do hospital, diminuindo a dependência de abastecimento externo, justamente quando estamos ampliando os serviços no João Machado. Estamos passando pelo melhor momento em termos de investimento", completou a diretora do HGJM, Leidiane Fernandes.

O ato de assinatura das ordens de serviço também foi acompanhado pelo vice-governador Antenor Roberto, o subsecretário de gestão da Sesap Elan Miranda, o diretor do HGT André Prudente, a diretora-geral do CRI/CRA Antônia Célia Sales e os representantes das empresas responsáveis pelas obras.

A+ A-