Village Open de Beach Tennis promete reunir atletas com destaque no esporte em setembro

Heldon Simões,

Como parte do Circuito Potiguar de Beach Tennis, acontece no período de 1 a 4 de setembro a sexta edição do Village Open de Beach Tennis, uma competição que já é referência em Natal no calendário de eventos.

O Village Open vai reunir atletas não só do RN como de outros estados do Brasil. Inclusive, são esperados competidores que são destaque no esporte.

As inscrições para o torneio serão abertas em breve. Mais informações a respeito no perfil @villagebeachtennis_ no Instagram.

O espaço
Localizado no bairro de Capim Macio, em Natal, o Village Beach Tennis surgiu em 2018 com o objetivo de trazer mais lazer, esporte e qualidade de vida para os potiguares.

O local possui 10 quadras, banheiros climatizados, espaço para tendas de apoio, praça de alimentação, loja de material esportivo, gastrobar, espaço para treinamento funcional e fisioterapia, dentre outros benefícios.

Além de uma estrutura diferenciada, o clube possui instrutores de ponta e é comandado por dois grandes atletas com experiência internacional no esporte: Felipe Novello e Gabriel Nóbrega.


Arraiá do Outro Par agita a Rua Chile no mês de julho

Heldon Simões,

Quem foi que disse que os arraiás precisam terminar no mês de junho? Depois de dois anos sem São João, merecemos, no mínimo, dois meses de festa! Após realizar duas edições virtuais nos últimos anos por conta da pandemia, o tradicional Arraiá do Outro Par chega a sua 8ª edição agitando o largo da Rua Chile no dia 15 de julho. 

Em homenagem aos 
100 anos da Semana de Arte Moderna, o Arraiá do Outro Par resgata o respeito pelos artistas que fizeram tanto pela liberdade de expressão no Brasil em seu manifesto nessa data histórica. Unir um movimento centenário e festejar o São João de forma tradicional e contemporânea, reforça o ideal de TRANSCENDER e RESISTIR nesse momento tão necessário!

Entre as atrações, a banda Luísa e os Alquimistas e outras novidades que serão divulgadas em breve! E como toda festa junina de respeito, o arraiá terá quadrilha improvisada, barraca do beijo, correio elegante e sorteio de balaio. Uma festa para todes curtirem, com aquele estilo que só o Arraiá do Outro Par tem!

O Arraiá do Outro Par tem realização da BaseB Cultural com patrocínio da Prefeitura do Natal e apoio da Vereadora Brisa Bracchi.

SERVIÇO

Arraiá do Outro Par

Dia 15 de julho, sexta-feira, a partir das 20h

Largo da Rua Chile

Vendas: https://outgo.com.br/arraia-do-outro-par-2022



Yoga: entenda o poder transformador da prática

Heldon Simões,

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Yoga, professoras e alunas potiguares compartilham suas experiências com a atividade

Com mais de 5 mil anos de existência, a Yoga é uma prática indiana que que se difundiu pelo mundo e, na última década, tomou conta das academias no Rio Grande do Norte, ganhando cada vez mais interessados pelo exercício que une corpo, mente e espírito. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Yoga (21 de junho), professoras e alunas são unânimes em destacar o poder transformador da prática.

Com múltiplas escolas de pensamento, quem explica como a Yoga funciona é a potiguar Monique Galvão. Professora da modalidade Iyengar há quatro anos na academia Bodytech Tirol, em Natal, Monique explica que o que torna a prática única é a inclusão. “O norteador da escola é literalmente pensar em uma yoga que seja para todos. Por isso, usamos os props, que são materiais feitos para ajudar qualquer pessoa a fazer as posturas corretamente”, explica Monique.

Praticante da modalidade desde 2019, a advogada Saliza Furtado conta que sente os benefícios da Yoga se estendendo para além de fatores físicos. “Para mim, a melhor parte é sentir um poder transformador agindo na minha saúde mental e espiritual. Desde que descobri, faço o Iyengar diariamente na academia e em casa, é o meu momento de reequilíbrio e reconexão”.

Apresentando outro ponto de vista sobre a Yoga, Cynthia Sara, professora da modalidade Hatha, também Bodytech Tirol, explica que o foco da escola é principalmente nas posturas, técnicas de respiração e em dar autonomia para os yogi. “Sempre recebo uma pluralidade de alunos - mulheres grávidas, adolescentes e pessoas idosas. Por isso, minhas aulas precisam ser versáteis e adaptáveis” pontua.

No Hatha, o uso dos props é substituído pela experimentação com óleos essenciais e sons relaxantes de natureza, tudo para imergir os participantes em uma atmosfera de calma de autoconhecimento. “Todos esses elementos surgem como forma de lidar com o corpo físico para, através dele, apaziguar a mente e desenvolver a centralização dos pensamentos".

Para a publicitária Alexandra Lago, o Hatha Yoga apareceu no momento que ela mais precisava. Na busca de uma atividade que fosse aliada no seu tratamento para ansiedade, Alexandra descobriu a modalidade e não parou mais de praticar desde 2020. “O Yoga é essencial para o meu tratamento e foi onde me encontrei. Comecei em uma época em que estava um pouco mal espiritualmente, e foi como achar uma válvula de escape”, explica.

Foco no momento, controle da respiração e conexão com o lado espiritual são essenciais principalmente em um contexto moderno de cobranças e prazos, e são exatamente essas práticas que o Yoga propõe. Através de posturas, técnicas de respiração e uma espécie de meditação guiada, as praticantes ganham um momento de paz e tranquilidade.


Domingo tem Arraiá da FunFest e Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante

Heldon Simões,

O Bosque Encena do próximo domingo (26), às 10h, entra em clima de São João e recebe o show da FunFest capitaneado pelos cantores Ney Freitas e Chimene Nunes, além dos bailarinos Eduarda Nascimento, Henrique Rutson, Maxs Souza, Naej Aguiar e Ricardo Lourenço. Um show alegre, vibrante, que faz um passeio lúdico pelo universo das festas de São João. Um repertório especial recheado de clássicos juninos e infantis, para ser cantado e dançado por toda família.

No período da tarde, às 16h30, o Som da Mata recebe a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante, com um repertório voltado aos festejos de São João, apresentando um concerto que vai do forró ao xote e baião, numa viagem rítmica com músicas de Luiz Gonzaga, Magníficos, Flávio José, Jorge de Altinho, Mastruz com Leite e muito mais.

A banda é regida por Aldo Correia, pertencente à Fundação Cultural Dona Militana, que iniciou suas atividades em 1996. Sua missão é promover educação musical para crianças e jovens do município, tendo em vista a formação pessoal, social e profissional. Ao todo, conta com 45 componentes e já participou de eventos como: Amistoso Internacional entre Brasil e USA (Sub 17), Carnaval do Natal Antigo, Natal - Pega Fogo (festividades juninas), e Abertura do Concurso Nacional de Bandas em Taubaté SP.

Programação

Dia: 26/06 (domingo)

- Bosque Encena com o Arraiá da FunFest 

Horário: 10h

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

- Som da Mata com a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante

Horário: 16h30

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

Acesso ao Parque: R$ 1,00 – Os espetáculos são gratuitos!


Divulgadas as primeiras atrações do Fest Bossa & Jazz - Pipa 2022

Heldon Simões,

Vanessa Moreno (SP), Amaro Freitas (PE), Duo Groove & Khrystal (RN), Felipe Cazaux (CE), Dasta & The Smoking Snakes (RN) e Potijazz (RN) são nomes confirmados para o Festival

Apresentações musicais de alto nível e estilos variados no melhor destino turístico da região Nordeste. É o que o 
Fest Bossa & Jazz 2022 oferece ao público na Praia da Pipa-RN, de 18 a 21 de agosto. Uma verdadeira maré de boa música no paraíso, de forma totalmente gratuita, que marca um retorno presencial memorável, cheio de surpresas e que já conta com grandes nomes da música confirmados em sua line-up. Uma mistura rítmica que une vários estados do país em uma vibe única.

O Fest Bossa & Jazz vai realizar 
48 pocket shows com 27 atrações locais, regionais, nacionais e internacionais. Todas as apresentações acontecem em cinco (05) polos noturnos, localizados ao longo da Av. Baía dos Golfinhos, e em três polos diurnos em restaurantes/bares na Praia do Centro. Como já é tradição - principalmente desde a alteração do formato, com a descentralização dos shows - o festival traz uma programação repleta com apresentações de alta qualidade nos segmentos do Jazz, Bossa Nova, Blues, Música Instrumental, Chorinho, Soul, Rock e outros.

Dentre as primeiras atrações confirmadas pela organização, estão: a maior revelação do jazz brasileiro nos últimos anos, o pianista pernambucano 
Amaro Freitas que, vindo de mais uma turnê pela Europa, fará apresentação no Festival com seu trio; a cantora paulista e um dos grandes talentos da nova geração da música brasileira, Vanessa Moreno que, além do show, irá ministrar oficina gratuita para cantoras, cantores e estudantes; o Duo potiguar formado pelos incríveis Sérgio Groove e Khrystal; um dos grandes nomes do blues nacional, o guitarrista cearense Felipe Cazaux; o grupo de Rockabilly potiguar, Dasta & The Smoking Snakes, que segue para shows na Áustria logo após o Festival e, encerrando este primeiro bloco de atrações, um grupo de jazz instrumental com a cara da Pipa, o PotiJazz formado por músicos do RN, PB e Chile.

O Fest Bossa & Jazz - Pipa 2022 tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo, Coca-Cola e Prefeitura de Tibau do Sul, com apoios da SETUR-RN, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Multimídia Design Studio e Café Santa Clara; a realização é da Juçara Figueiredo Produções. Consolidado no calendário potiguar, o Festival, realizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já promoveu edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 200 atrações nacionais e internacionais do 
jazz, bossa e blues

Música, animação e reencontros. Marque na agenda, de 18 a 21 de agosto, em Pipa. Para mais informações e para ficar por dentro das novidades, acesse o site 
www.festbossajazz.com.bre as redes sociais @festbossajazz. Se quiser relembrar alguns dos nomes que já passaram pelo Festival, veja o www.youtube.com/c/FestBossaJazz.

Fest Bossa & Jazz e você!

Fest Bossa & Jazz – Pipa 2022 quer saber um pouco mais sobre você, que forma o nosso público. Por isso, disponibiliza no site www.festbossajazz.com.br um formulário criado especialmente para interagir e receber sugestões.



Fim da licença maternidade: como escolher o berçário ideal para o bebê

Heldon Simões,

Família deve estar atenta à infraestrutura do local e às atividades desenvolvidas com as crianças

Com quem ficará o meu bebê enquanto trabalho? Ele estará em um lugar seguro e será bem cuidado? Essas dúvidas e inseguranças estão presentes nas mentes das mães que precisam voltar ao trabalho ao fim da licença maternidade, que em geral dura de quatro a seis meses.

Diante desta realidade, é cada vez mais crescente o número de bebês que iniciam a vida escolar ainda nos primeiros meses de vida. Muitas famílias preferem a segurança de uma escola a deixar seus filhos aos cuidados de uma babá. É preciso saber escolher bem a instituição que ajudará a criança a dar os primeiros passos na longa caminhada educativa.

No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, o Berçário recebe bebês a partir dos quatro meses de idade. A partir desse momento, as crianças são estimuladas a vivenciar o contato com a natureza e com o seu próprio corpo, por meio de atividades lúdicas dentro e fora de sala de aula, que possibilitam momentos de novas descobertas e aprendizagens. O espaço conta com infraestrutura ideal que contribui para o desenvolvimento sociocultural e socioafetivo, seja na Horta Escolar, na Sala de Psicomotricidade, no Jardim Sensorial, no Espaço Kids ou no Parque Infantil. 

Para ser uma extensão do lar do bebê, é necessário que o local proporcione conforto, segurança e aconchego, como explica a vice-coordenadora da Educação Infantil do Colégio das Neves, Cláudia Milene. "A família deve visitar diversos locais e atentar-se à infraestrutura, que diz respeito a um espaço físico adequado à faixa etária do bebê. Espaços confortáveis, equipados, seguros e ventilados são essenciais", afirma.

Ela também explica a importância de observar se são realizadas atividades de estímulos psicomotores, já que os bebês estão em processos de desenvolvimento muito importantes. "Atividades de estimulação devem ocorrer durante a rotina da criança, sendo integradas às necessidades de higiene, alimentação e repouso", acrescenta.

No Colégio das Neves, a proposta educacional envolve psicomotricidade e musicalização, além das atividades de rotina, como banho de sol, contação de histórias e exploração tátil e sensorial. "Todos esses recursos são muito importantes para que o bebê desenvolva as suas habilidades de forma adequada", comenta a educadora.

Essas ações devem ser realizadas por uma equipe de profissionais qualificados. "É essencial uma equipe multidisciplinar, formada por professores, nutricionista, odontopediatra, psicóloga, psicomotricista, musicoterapeuta e monitoras com formação em Pedagogia. Dessa forma, as atividades serão realizadas por profissionais treinados e especializados na educação e cuidado das crianças", complementa Cláudia.

Suporte e acompanhamento da amamentação à introdução alimentar
A alimentação também é um ponto muito importante a ser observado pelos pais no momento da escolha do berçário. A nutricionista do Colégio das Neves, Aline Santos, especializada em alimentação escolar para bebês e crianças, acredita que o local deve proporcionar uma nutrição balanceada e prazerosa à criança.

Para os bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno, é importante que ocorra nesse processo inicial um momento de amamentação, caso seja possível para a mãe. "Temos um ambiente especializado e apropriado para que a mãe venha amamentar o seu bebê em alguma pausa no horário de trabalho. Se a visita não for viável, a mãe pode enviar o leite congelado para o berçário, pois os profissionais são treinados para realizarem o descongelamento", explica Aline.

Ao longo do tempo, ao passo em que o bebê vai crescendo e se desenvolvendo, a introdução alimentar entra como novo momento da rotina. Por isso, a nutricionista pontua três dicas sobre o que as famílias devem se atentar nos aspectos voltados à alimentação:

- Observe o local onde a criança vai se alimentar, pois deve ser um ambiente higienizado e confortável;
- Verifique se os utensílios utilizados são seguros e não correm o risco de machucar o bebê;
- Certifique-se de que a escola conte com uma nutricionista que acompanhe a evolução alimentar do bebê de forma contínua.


Câncer, covid e vacina

Heldon Simões,

Rilvana Campos Câmara - Diagnóstico Precoce Casa Durval Paiva

Câncer. Já não basta estar com essa doença, que traz incertezas, dúvidas, tristezas, alegrias e vitórias. Tudo isso, é o que passa na cabeça de quem tem o diagnóstico confirmado. Imagine você ser surpreendido com uma doença nova, que, há dois anos, vem transitando, livremente, entre todos. 

O câncer deixa a pessoa bastante debilitada, devido ao tratamento ser muito forte, a imunidade fica muito baixa, é uma batalha para combater, requer cuidados, máscaras, higiene das mãos, boa alimentação, repouso e isolamento. Não basta estar vivendo assim, até que nos bate à porta, sem pedir licença, a covid ou coronavírus.

Uma doença nova, que ninguém conhecia ou mesmo sabia dela. Chegou sem pedir licença, fazendo um arrastão e deixando todos muito apavorados. Assim chegaram as dores, falta de ar, cansaço e fadiga. Cadê o gosto? O cheiro? Sem esquecer a imunidade, cadê ela? Como se faz com uma criança com câncer e com covid? Já se sabe que tem a vacina, ela é eficaz? Os estudos continuam para comprovar. É necessário tomar a vacina, pois a criança imunizada tem menor tempo de transmissão e, assim, diminui, também, sua carga viral, consequentemente, reduz a capacidade de infectar o próximo. Também não podemos esquecer e nem deixar de fazer os cuidados necessários, reforçando a higiene das mãos, evitando aglomeração, usando máscaras, mantendo uma boa alimentação e distanciamento.

Uma criança em tratamento contra o câncer, que a doença esteja ativa ou não, a vacina é indicada, porém, essa decisão deverá vir do oncologista, que está acompanhando essa criança e decide o melhor momento para vaciná-la. Tudo depende da imunidade do paciente e se ela estiver muito baixa, a criança pode não aproveitar tudo que a vacina tem a oferecer. Por isso, é importante o acompanhamento médico. Lembrando que, quanto mais crianças imunizadas, mais chances as crianças oncológicas têm, porque, se não estão doentes, podem continuar seu tratamento, sem quebrar o protocolo.

A ANVISA já liberou, os Estados já estão iniciando as vacinações, as doses já chegaram, serão duas doses, com intervalo mínimo de 21 dias, praticamente, não existe contra indicação, só se tiver uma reação alérgica. Nesse caso, é contra indicado e os efeitos colaterais são os de qualquer vacina. Alguns sintomas comuns são: dor no local da vacina, vermelhidão, febre e/ou dor no corpo, por no máximo 48 horas, caso ultrapasse, procure o atendimento médico. 

Criança feliz é criança saudável, a Casa Durval Paiva trabalha com a vida. Pais entrem em contato com o médico do seu filho, procure tirar todas as dúvidas e vacine seu bem maior. Mantenha todos os cuidados necessários. A cura é para e direito de todos.

Governo acelera ritmo de obras de restauração e alargamento da RN-233

Heldon Simões,

Ao mesmo tempo em que fazem o alargamento e terraplenagem, os operários também trabalham na base, sub-base e imprimação da rodovia

A restauração e alargamento da RN-233, no Alto Oeste potiguar, segue avançando em várias frentes de obra. Ao mesmo tempo em que fazem o alargamento e terraplenagem, os operários também trabalham na base, sub-base e imprimação da rodovia, etapa que consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução do revestimento asfáltico final.


A rodovia passará de seis para sete metros de largura e ganhará um metro de acostamento, mais meio metro de drenagem em cada lado. A obra beneficiará uma extensão de 41 km, do entroncamento da BR-304, passando pelo município de Paraú, até à BR 226, nas imediações do município de Triunfo Potiguar. O Governo do Estado está investindo quase R$ 74 milhões na execução, por meio do Projeto Governo Cidadão e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. A obra estará concluída em dezembro.

“A construtora está trabalhando com várias frentes ao mesmo tempo, dotando a obra do ritmo que precisamos para cumprir o cronograma previsto. Até o final do ano o Rio Grande do Norte irá contar com uma via em conformidade com os melhores padrões de segurança de estradas, garantindo todas as condições de trafegabilidade aos seus usuários”, destaca o secretário de Infraestrutura e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coelho.


A obra da RN-233 não estava inicialmente prevista no plano de aplicações do acordo de empréstimo, mas em face da importância desta intervenção, que atenderá uma população superior a 400 mil habitantes, e após muitas tratativas, foi encaixada nas ações a serem finalizadas até o final de 2022.

Fotos: Assecom Governo Cidadão



Até domingo tem "Festival de Quadrilhas Juninas" na área externa da Arena das Dunas

Heldon Simões,

Começou na quarta-feira e segue até domingo (26), o Festival de Quadrilhas Juninas na Arena das Dunas.. O evento faz parte da programação do São João de Natal 2022, com início sempre às 19h, tem entrada gratuita e é livre para todas as idades. Em uma das datas mais comemoradas em todo o país, o que não pode faltar é uma boa quadrilha, seja matuta, estilizada ou até mesmo improvisada, o importante é não ficar de fora.

Com tradição de 30 anos, o Festival reúne grupos de várias cidades do Rio Grande do Norte. Para esta edição do São João de Natal foi realizada uma seleção pública do município de Natal que investiu R$517 mil em arraiás de rua e quadrilhas juninas. Até o sábado (25), serão 20 apresentações de grupos distintos. O resultado do Festival será divulgado ao final das apresentações do sábado e, no domingo, haverá a reapresentação com as campeãs da edição. Veja os grupos que farão apresentação nesta edição do Festival:

- Balão Dourado;

- Quadrilha Junina Rei do Baião;

- Quadrilha Arrocha o Milho;

- Quadrilha Tradicional Padre Piná;

- Associação Cultural Encanta São João;

- Arraiá Tradicional Brilho Matuto;

- Arraiá Zé Matuto;

- Junina Luar Alegre;

- Junina K Pra Nós;

- Quadrilha Junina Estrela Matutina;

- Social Arraial Coração Nordestino;

- Quadrilha Junina Flor do Sertão;

- Junina Sertão;

- Grupo Junino Vice e Versa;

- As Bibas de Santos;

- As descabaçadas;

- Rêno do Sertão;

- Tradição Junina;

- Espaia Braza;

- Brejo de Ouro;

- 100% Ferroviário.

Além do Festival de Quadrilhas, o São João de Natal oferece uma programação diversa com shows musicais, concurso de marchinhas do Festival Mais Elino, espaço gastronômico e artesanato. O Festival de Quadrilhas Juninas conta com patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão, Arena das Dunas e Unimed Natal.

Serviço – Festival de Quadrilhas Juninas 2022

Data: até 26 de Junho de 2022

Hora: a partir das 19h

Local: Arena das Dunas

Entrada gratuita



Bailarino potiguar Alexandre Américo vai participar de festival em Brasília

Heldon Simões,

Entre os dias 26 e 29 de junho, o bailarino potiguar Alexandre Américo apresenta os espetáculos “GOLDFISH” e “Bípede sem pelo” no FIAIB (Festival Ibero-americano de Artes Integradas), em Brasília.

O evento marca a Estreia Nacional do Espetáculo “Bípede sem pelo” que será apresentado durante dois dias do Festival.

Esta é 1ª edição do Festival, que acontece de 
21 de junho a 02 de julho.  Durante o evento, o público poderá experimentar dinâmicas que unem artes cênicas, cinema, dança e música com mais de 100 atrações, nacionais e internacionais.

ESTRÉIA NACIONAL “BÍPEDE SEM PELO”

"O Bípede perdeu os pelos, o cérebro, a razão. Ele gira e na gira faz do mundo a carne de seu corpo".

Esta peça torce a ideia do animal humano, o Bípede Sem Pelo, e revela, assim, feito um corpo-que-dança-em-transe-que-dança-corpo, um evento estético que nos põe em continuidade com as coisas mundanas, em giros, saltos cruzamentos e amarrações, devolvendo-nos um saber próprio das manifestações culturais da terra.


Festival de Quadrilhas de Natal retorna com alegria e pavilhão lotado

Heldon Simões,

O Festival de Quadrilhas Juninas, realizado pela Prefeitura do Natal, teve início na noite de quinta-feira (23), na área externa da Arena das Dunas. O pavilhão ficou tomado pelo público que ansiosamente aguardava o retorno das festividades após dois anos, devido à pandemia do novo coronavírus. Além do espaço reservado para a apresentação das quadrilhas, o local possui praça de alimentação com várias tendas, e um palco para a apresentação musical dos artistas locais.

As quadrilhas que abriram o Festival foram: Rêno do Sertão, Balão Dourado, Rei do Baião, Flor do Sertão, Arraiá Zé Matuto, Luar Alegre e Brilho Matuto. E no palco, três atrações agitaram o público com muito forró. Às 18h, Nailson, 19h30, Rodolfo Lopes e às 21h30, Jaina Elne. As seleções públicas voltadas para os Festejos Juninos tiveram investimento total de R$ 517 mil para atender arraiais de rua e quadrilhas juninas.

O concurso de quadrilhas é formado por uma banca examinadora composta por cinco jurados: Marcilio Amorim Araújo, Anderson Dantas da Silva, Allyson da Silva Medeiros, João Alves da Costa e Flávia Nery Ramos. Entre os quesitos analisados, estão: entrada no arraial, coreografia, marcador, conjunto, figurino, repertório musical e saída do arraial.

Ailton Carvalho, marcador da Quadrilha Balão Dourado, prestou homenagem a Chico Daniel com o personagem Mestre Chico. Ao final da apresentação, falou da emoção de estar de volta aos festejos juninos. “Esse São João está sendo muito especial. É o retorno. Por isso, todos nós, unidos, não podemos deixar nossa cultura popular acabar. Essa é a nossa essência, é a nossa raiz. E assim, eu convido todos para festejar nosso São João”, disse.

Confira a programação da sexta-feira (24):

No palco

18h- Bira Santos

19h15- Roberto do Acordeon

20h30 – Yhran Barreto

22h15 – Forró Na Manha

00h – Grafith

Festival de Quadrilhas

19h- 100% Ferroviário

19h40- Tradição Junina

20h20- Espaia Braza

21h- Estrela Junina

21h40- As Bibas de Santos

22h20- Vice e Versa

23h- Junina do Sertão

23h40- Beijo de Ouro

00h20- Junina K Pra Nós



Show de despedida do Whindersson Nunes vai passar por Natal no dia 16 de julho

Heldon Simões,

Dia 16 de julho Whindersson Nunes apresentará o show da sua turnê de despedida dos palcos, em Natal, a partir das 20h, na Arena das Dunas. A capital potiguar será a quarta do Nordeste a receber a turnê chamada de “Isso não é um culto”. Whindersson se apresentará também em João Pessoa, Recife e Salvador. Além disso, ele já realizou shows pela Europa, que renderam cenas inusitadas.

Em “Isso não é um culto”, o comediante convida o público para uma reflexão sobre as mudanças que vêm acontecendo no mundo, conta histórias divertidas, canta músicas e aborda o universo religioso com sua visão única. Sempre inserido e usando exemplos da sua vivência, Whindersson conta de forma bem humorada as coisas que passa na vida. O nome do show é uma homenagem aos fãs que encontram nas apresentações do youtuber forças para superar dificuldades.

Aos 27 anos, um show de despedida pode parecer estranho para quem tem “tanta vida pela frente” e tantos projetos, além de ser dono de um talento único. Por isso, Whindersson garante que tudo pode mudar. “Ainda não sei o que vou fazer. ‘Isso não é um culto’ é um show de despedida, mas não é para sempre. Eu amo fazer o que faço e estar perto dos meus fãs”, contou.

O show é uma realização da Viva Entretenimento e Non Stop Produções e acontecerá em uma super estrutura, em um estádio de copa do mundo pra o maior artista do humor do Brasil na atualidade. Os ingressos estão à venda na Oticali do Midway e no site https://www.ingressodigital.com/evento/4037/Whindersson_Nunes. A classificação indicativa do show é de 16 anos. Mais informações: @vivapromocoes e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Legião de seguidores no Instaram 

Com mais de 58 milhões de seguidores no Instagram, mais de 25 milhões no Twitter e quase 21 milhões no Tik Tok, além de mais de 43 milhões de inscritos no seu canal no Youtube, Whindersson tem uma legião de fãs que o segue desde quando ele tinha 15 anos e iniciava sua vida gravando vídeos de humor. O “Isso não é um culto” aproxima esse seguidor cada vez mais de Whindersson. Mas será que o mesmo humorista encontrado nessas redes pode ser visto fora dela? “Sou muito transparente sobre quem eu sou e no que acredito. Não escondo os meus sentimentos, imperfeições e quedas. Nunca me ofereci como um personagem produzido para agradar. Se choro, ofereço o meu choro. Se faço rir, é porque acredito na energia da alegria. Sou quem sou”, contou o artista. Nascido em Bom Jesus do Piauí, Whindersson viu os seguidores e fãs chegarem de forma gradativa. Os primeiros vídeos tinham poucas visualizações, mas com o tempo eles foram reformulados, até que alcançaram mais seguidores. Nos palcos, ele já realizou os espetáculos “Marmininu”, “Proparoxítona”, "Eita, Casei!" e “A Volta do Que Não Foi”. No streaming, Whindersson recebeu o convite da Netflix para a gravação dos especiais “Adulto” e “É de Mim Mesmo”.

SERVIÇO:
Whindersson Nunes "Último Show" em Natal
Realização: Viva Entretenimento e Non Stop Produções
Data: 16 de julho de 2022 (Sábado)
Horário: 20h
Local: Arenas das Dunas
Vendas: Oticali do Midway
Vendas online: https://www.ingressodigital.com/evento/4037/Whindersson_Nunes
Classificação indicativa: 16 anos


Natal vacina pessoas a partir dos seis meses contra a Influenza

Heldon Simões,

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) está vacinando qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, contra a Influenza no município. Após o período da campanha nacional, os imunobiológicos remanescentes podem ser aplicados além do público prioritário. As vacinas estão disponíveis em todos os locais, incluindo unidades básicas de saúde e pontos extras. Para mais informações, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br . 

O imunizante contra a Influenza (gripe) atende às cepas H1N1, H3N2 e Victoria. De abril até a primeira quinzena de junho, período da campanha, foram aplicadas 133.494 doses (63% da meta do Ministério da Saúde). É necessário que os usuários levem a caderneta de vacinação e documento com foto para receber a imunização.


Canal Infantil "Bode Bé" entra no clima do Dia de São João e lança hoje episódio “Meu Par”

Heldon Simões,

O canal traz o universo da cultura nordestina para a primeira infância

Nada melhor que chegar junho no Nordeste, depois desse tempo todo sem festa de São João, e poder acender a fogueira, enfeitar o salão e dançar juntinho! O novo lançamento do canal infantil Bode Bé se chama “Meu Par” e vai ao ar nesta sexta-feira, 24 de junho. 

Nessa data mais do que especial para a nossa cultura, a turma do Bode preparou uma quadrilha deliciosa pra tocar alto na sua festa junina e botar a criançada pra dançar! Sangê! Balancê!

O projeto “Bode Bé” foi viabilizado graças ao Programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Natal, com patrocínio da Unimed Natal e do Colégio CEI.

SERVIÇO:
Bode Bé
Novo vídeo: Sexta-feira, 24 de junho
Canal: https://www.youtube.com/c/BodeBé/
Siga: @bodebeoficial

Sobre o Bode Bé
Idealizado pelos irmãos Rafael Barbosa e Juliana Linhares, com a produção musical de Beto Lemos e ilustração de Miguel Carvalho, o “Bode Bé” é um canal de vídeos animados que busca trazer a estética regional da cultura nordestina para musicalização infantil das crianças, especialmente na primeira infância.  Os personagens que compõe as histórias são sete bichinhos apaixonados pela música nordestina que se uniram em uma família diversa e animada que canta e dança para crianças de todas as idades.


Projeto Caravana REC Abre Inscrições para Jovens da Cidade de Caicó

Heldon Simões,

O projeto Caravana REC - uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte - está realizando a sua 2ª temporada. O público-alvo são jovens a partir de 15 anos, das cidades contempladas:  Natal, São Gonçalo do Amarante, Apodi, Assú e Parelhas já receberam o projeto, que está com inscrições abertas para Caicó no site www.caravanarec.art.   A oficina acontecerá de 27 de junho a  01 de julho, das 14h às 17h, na Casa do Artesão do Seridó.

Em cada cidade por onde passa, o projeto desenvolve uma oficina de audiovisual, com foco na produção de curtas documentários, além de uma atividade de apreciação e formação de plateia para o cinema local, através da Mostra Itinerante Caravana REC. Nessa 2ª temporada a mostra será formatada com os filmes produzidos pelos participantes atendidos na 1ª edição do projeto, realizada em 2020 nas cidades de Mossoró, Currais Novos, Goianinha e Natal, resultando em quatro documentários feitos pelos jovens participantes, com total orientação e supervisão dos facilitadores Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna.

Com o enfoque na experiência prática e na troca de saberes, o diferencial do Caravana REC consiste em introduzir as técnicas básicas do audiovisual para os jovens beneficiários com pouco ou nenhum acesso a esse conhecimento. A partir disso, o projeto estimula os participantes a pensarem na sua identidade cultural, na sua história e nas suas raízes, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema. Dessa forma, os próprios participantes tiram suas conclusões acerca da melhor estratégia para representar a essência do lugar onde vivem.

O conteúdo programado busca introduzir as técnicas básicas do audiovisual para os jovens beneficiários com pouco ou nenhum acesso a esse conhecimento. A partir disso, estimulamos os participantes a pensarem na sua identidade cultural, na história, nas suas raízes, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema. Dessa forma, os próprios participantes tiram suas conclusões acerca da melhor estratégia para representar a essência do lugar onde vivem produzindo, ao final, um documentário de até 15 minutos com total suporte dos facilitadores da oficina, Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna.

O projeto Caravana REC tem realização da Pinote Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Câmara Cascudo.

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO PARA INICIANTES

CAICÓ | CASA DO ARTESÃO DO SERIDÓ 

De 27/Junho a 01/Julho (segunda a sexta)

Das 14h às 17h

Público-alvo: Pessoas, a partir de 15 anos, que tenham interesse em conhecer e experimentar o segmento do audiovisual/cinema. Não precisa ter conhecimento prévio.

Acesso gratuito



Sessões de fisioterapia curam Síndrome do Cão Nadador em filhotes de pitbull

Heldon Simões,

Centro Médico Veterinário (CMV) da UnP diagnosticou e tratou os cãezinhos

Com apenas duas semanas de vida, três cãezinhos da raça pitbull – Greth, Don Jr. e Choquito – começaram a demonstrar dificuldade de locomoção. A tutora, Amanda Aragão, de 32 anos, estudante de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), notou que eles arrastavam as patas traseiras, com movimentos semelhantes aos de nadadores, sugerindo, portanto, que os filhotes eram portadores da Hipoplasia Miofibrilar, também conhecida como Síndrome do Cão Nadador (SCN).

“Estou pagando a matéria de Fisioterapia neste semestre e percebi que meus filhotes apresentavam a sintomatologia da SCN, visto que não ficavam em posição quadrupedal, quando o animal está apoiado em todos os membros. Diante disso, enviei um vídeo dos pets para uma professora do curso analisar. Prontamente, ela solicitou uma avaliação do caso no Centro Médico Veterinário (CMV) da UnP”, conta Amanda.

Após exame clínico minucioso, constatou-se a síndrome na fêmea e nos dois machos, que logo iniciaram tratamento, finalizado em duas semanas. “Eu estava muito preocupada com o desenvolvimento dos pequenos, mas fiquei impressionada com o progresso durante o atendimento. Com três dias de sessões, já apresentavam uma evolução importante”, continua a estudante.

Fisioterapia

O tratamento foi iniciado no Setor de Fisioterapia e Reabilitação do CMV, com fisioterapia, para estimular o desenvolvimento da força e sustentação, além de bandagens funcionais para correção postural. A participação da tutora, com exercícios em casa, orientados pelos veterinários, também foi fundamental para a recuperação dos filhotes.

De acordo com Johnatan dos Santos, médico veterinário e tutor de práticas no CMV, a doença consiste numa alteração no desenvolvimento do sistema nervoso de cachorros filhotes. Portanto, há dificuldade de locomoção e, em casos mais graves, perda de movimentos dos membros.

“Devido a falha no desenvolvimento do animal, não há força para se sustentar. Caso não seja adequadamente tratada, a patologia pode levar a problemas respiratórios, cardíacos e até óbito. Os membros posteriores e/ou anteriores, podem ser afetados”, explica Johnatan, enfatizando que a patologia costuma se manifestar durante o primeiro mês de vida e pode afetar qualquer raça, sobretudo as de patas curtas.

Serviço

O CMV recebe e trata com indicação de fisioterapia as mais distintas desordens ortopédicas e neurológicas. Basta entrar em contato pelo telefone 4009-1466 e agendar uma consulta fisiátrica, cuja marcação acontece às terças-feiras. Após a triagem, as sessões de tratamento são marcadas e ocorrem às terças e quintas-feiras, pela tarde, mediante disponibilidade de horário.



"Festival de Quadrilhas Juninas" inicia nesta quarta-feira na Arena das Dunas

Heldon Simões,

Evento faz parte da programação do São João de Natal 2022 que segue até domingo (26)

No São João, uma das datas mais comemoradas em todo o Brasil, o que não pode faltar é uma boa quadrilha para arrastar o pé no salão. Portanto, marque na agenda. A partir desta 
quarta-feira (22) até o domingo (26), tem Festival de Quadrilhas Juninas na Arena das Dunas, a partir das 19h. O evento faz parte da programação do São João de Natal 2022, tem entrada gratuita e é livre para todas as idades.

O Festival é uma tradição há 30 anos e reúne grupos de várias cidades do Rio Grande do Norte. Para esta edição do São João de Natal foi realizada uma seleção pública do município de Natal que investiu R$ 517 mil em arraiás de rua e quadrilhas juninas. Até o sábado (25), serão 20 apresentações de grupos distintos. O resultado do Festival será divulgado ao final das apresentações do sábado e, no domingo, haverá a reapresentação com as campeãs da edição.

Entre os grupos selecionados e que se apresentam a partir desta quarta-feira, estão:

- Balão Dourado;

- Quadrilha Junina Rei do Baião;

- Quadrilha Arrocha o Milho;

- Quadrilha Tradicional Padre Piná;

- Associação Cultural Encanta São João;

- Arraiá Tradicional Brilho Matuto;

- Arraiá Zé Matuto;

- Junina Luar Alegre;

- Junina K Pra Nós;

- Quadrilha Junina Estrela Matutina;

- Social Arraial Coração Nordestino;

- Quadrilha Junina Flor do Sertão;

- Junina Sertão;

- Grupo Junino Vice e Versa;

- As Bibas de Santos;

- As descabaçadas;

- Rêno do Sertão;

- Tradição Junina;

- Espaia Braza;

- Brejo de Ouro;

Além do Festival de Quadrilhas, o São João de Natal oferece uma programação diversa com shows musicais, concurso de marchinhas do Festival Mais Elino, Festival de Gastronomia e artesanato. O Festival de Quadrilhas Juninas conta com patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão, Arena das Dunas e Unimed Natal.

Serviço – Festival de Quadrilhas Juninas 2022

Data: 22 a 26 de Junho de 2022

Hora: a partir das 19h

Local: Arena das Dunas

Entrada gratuita



Natal: Decreto altera ponto facultativo da quarta-feira (29) para a sexta-feira (1 de julho)

Heldon Simões,

A Prefeitura de Natal alterou o Decreto que lista os feriados e pontos facultativos na capital potiguar. A nova redação determina que o ponto facultativo referente ao dia de São Pedro, em 29 de junho (quarta-feira), passe a ser válido na sexta-feira (1 de julho).

A mudança nas datas respeita o princípio constitucional administrativo da razoabilidade e da economia, uma vez que facilita o funcionamento da máquina pública e permite um melhor atendimento à população.

Com a nova redação, o Decreto n.o 12.409 de 23 de dezembro de 2021 passa a vigorar com a seguinte redação: Fica declarado ponto facultativo, nas Repartições Públicas da Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional, nos dias: 28 de Fevereiro, Segunda-Feira de Carnaval; 01 de Março, Terça-Feira de Carnaval; 02 de Março, Ponto Facultativo até as 14h, Quarta-Feira de Cinzas; 1o de Julho, Sexta-Feira, São Pedro e 28 de Outubro, Sexta-Feira, Dia do Servidor Público.”

O Decreto determina, ainda, que os dirigentes dos órgãos e entidades cabe fazer observar o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência nesse dia.



‘O Passeio do Pequeno Príncipe’ propõe um novo roteiro turístico-cultural para Natal

Heldon Simões,

Há quase 80 anos o escritor francês lançou o livro O Pequeno Príncipe, obra que tem um dos personagens mais conhecidos do mundo, traduzida em mais de 240 idiomas. Talvez o aspecto mais apaixonante dessa história seja o fato dela trazer mensagens profundas com a simplicidade e inocência de uma criança.

No Rio Grande do Norte há uma antiga e permanente discussão entre intelectuais, sobre a passagem de Saint Exupéry em Natal. Dizem que algumas passagens do livro foram inspiradas em coisas que ele viu por aqui, como um baobá – e também dunas, falésias, entre outros elementos. E é com base nesse mistério, nessa lenda urbana, que um projeto propõe de criar um novo produto turístico para Natal: O Passeio do Pequeno Príncipe.

Estudos formais encomendados pelo Governo do RN para a Elaboração do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo do Rio Grande do Norte já mostravam há alguns anos, a necessidade se criar novos produtos turísticos, até porque já está provado que depender exclusivamente do turismo de sol e praia não é um fator muito positivo. Assim, o projeto O PASSEIO DO PEQUENO PRÍNCIPE se utiliza do conceito de TURISMO CULTURAL para o desenvolvimento de um roteiro inovador. Porém, as tipologias chamadas Turismo Pedagógico e Turismo Social também se aplicam aos objetivos propostos.

A ideia é a cadeia de economia criativa de Natal e arredores possa aproveitar essa lenda urbana natalense, para associar as passagens do livro a pontos de visitação – utilizando aspectos que os próprios estudiosos elencam como possíveis vestígios da passagem de Saint Exupéry em Natal, e que teriam inspirado partes do livro. Além dos locais com paisagens naturais, outros pontos relatados em reportagens e artigos, como o Grande Hotel, a Praia do Meio e a própria Base Aérea de Parnamirim, onde hoje há um Museu sobre a Segunda Guerra, podem ser inseridos no itinerário.

O projeto foi aprovado no Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, por meio do qual o proponente João Paulo Lima da Rocha pretende levantar os recursos para financiar os custos de implantação do novo roteiro. A idealizadora do novo produto, jornalista e publicitária Sylvia Serejo, destaca: “temos um valioso produto adormecido, que vez ou outra alguém se lembra, mas nunca foi levado adiante. Artesãos, casas de lanches, lojas de souvenirs, empresas de passeios turísticos, todos poderão aproveitar a ideia em seus negócios, essa é a grande entrega do projeto”.

O evento de apresentação do projeto tem o apoio do Sistema Fecomércio RN – SESC – SENAC e será voltado aos integrantes do trade, representantes de instituições culturais e possíveis patrocinadores. Além da Lei Djalma Maranhão, o projeto está tramitando também na comissão da Lei Câmara Cascudo.

O Passeio do Pequeno Príncipe vai unir, de forma lúdica e com apelo internacional, a fantasia e a história de Natal, sem esquecer o legado mais importante: Em cada parte da sua jornada, o Pequeno Príncipe viaja pelo universo em busca de sabedoria. E a história contada ensina sobre verdadeiras lições de vida, amizade, amor e essência humana.

SERVIÇO:

EVENTO/CAFÉ DA MANHÃ DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO O PASSEIO DO PEQUENO PRÍNCIPE

DATA: 23 DE JUNHO DE 2022

HORA: 8H30

LOCAL: SESC RIO BRANCO

Instagram em desenvolvimento: @pequenoprincipetour



Natal tem novos furtos de cabeamento de iluminação pública

Heldon Simões,

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura do Natal, voltou a registrar, nas últimas semanas, novos furtos a cabos de iluminação pública. O último alvo desta vez foram os postes situados nas imediações da Praça Augusto Severo, entre as ruas Sachet e travessa Aureliano no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal. Ao todo, segundo o DIP, foram furtados cerca de 300 metros de cabos o que provocou o apagão em  postes do canteiro central e no entorno da praça.   

Nas vistorias realizadas pelos técnicos foram encontrados sinais de depredação e vandalismo com caixas de medição quebradas e medidores arrancados. De acordo com o diretor de Iluminação pública, Cromácio Barros, a Semsur já iniciou a reposição dos equipamentos danificados e nos próximos dias toda  rede de iluminação  no local estará plenamente restabelecida. 

Os furtos dos cabos de fiação têm provocado prejuízos financeiros aos cofres públicos e ao contribuinte. A população enfrenta o transtorno pela não prestação do serviço e o local fica às escuras, comprometendo a segurança dos frequentadores e moradores. Estamos trabalhando para evitar que isso aconteça, mas também precisamos do apoio da população. É preciso que se denuncie sempre esses atos de vandalismos e furtos, informando à Policia Militar (190),  ou à Guarda Municipal, através do número 0800 281 01530800 281 0153.

1-20 de 3724