Cantora Carmem Pradella lança “As Horas”

Heldon Simões,

A cantora Carmem Pradella lançou hoje, 24 de setembro, a canção “As Horas”, uma releitura da pandemia e dos momentos de isolamento que todos vivemos.


A canção canta em detalhes, sobre saudade, amor e sentimentos que trazem tristeza e alegria, sem perder o romantismo característico das composições de Carmem.

As horas faz parte do projeto "1997", um álbum com 11 faixas que será lançado em janeiro de 2022. A ideia do disco nasceu durante a pandemia, aliás, momento em que surgiram muitas ideias novas e as pessoas realmente precisaram se reinventar.

Com o produtor, músico e arranjador Eduardo Taufic, que deu vida às músicas, Carmem entrou em estúdio e deu início ao processo de lapidação e gravação das músicas.

Ouça "As horas" em todas as plataformas digitais. Clique aqui



IFRN conquista todas as medalhas do RN na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Heldon Simões,

Foram anunciadas as equipes medalhistas da 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Ao todo, 12 equipes do estado do Rio Grande do Norte conquistaram o pódio, e todas elas vêm do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

São três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze, destinadas a estudantes dos 
campi Mossoró (dois ouros, uma prata e três bronzes), Natal-Central (um ouro e uma prata), Pau dos Ferros (uma prata e um bronze), Ipanguaçu (um bronze) e São Paulo do Potengi (um bronze).

final da ONHB, realizada com o apoio do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ocorreu no dia 16 de agosto. Ao todo, o RN esteve representado por 59 grupos, segundo maior número nacional, ao lado de São Paulo e atrás somente de Pernambuco. Desses, 51 eram do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Os medalhistas

No total, 36 estudantes do IFRN conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze. Três equipes do IFRN conquistaram a medalha dourada. É o caso da Carthago Delenda Est, do 
Campus Mossoró, com orientação do professor Gerardo Júnior. O grupo revela que nenhum deles imaginava levar o ouro, o que acabou sendo uma surpresa, acompanhada do sentimento de "deu tudo certo". Os estudantes Gustavo Filipe (Curso Técnico Integrado em Informática), Maria Luísa Azevedo e Mísia Lais (ambas do Curso Técnico Integrado Eletrotécnica) contam que durante a preparação para a fase final da ONHB, o apoio dos professores e do IFRN foi essencial. O esquema de estudos consistia em encontros virtuais semanais, com produções de textos. “O esforço da equipe toda durante as fases valeu extremamente a pena quando vimos os resultados: o ouro”, concluíram.

Quem também celebra são os estudantes do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica e membros da equipe Cristais das Dunas, orientada pelo professor Francisco Carlos, do 
Campus Natal-Central do IFRN, que levaram a medalha de prata. Débora Cerqueira Hermínio conta que o Instituto é muito forte e presente entre os medalhistas da ONHB. “Para nós, é uma honra poder fazer nossa parte pela escola e pelo estado”, disse. César Augusto Noronha, outro componente do grupo, explica que a importância do evento se dá em razão de que, por meio do conhecimento histórico, é possível compreender o passado: “A história é necessária à medida que o seu entendimento colabora para que não repitamos os erros de antes”. A experiência de participar da ONHB de forma remota, pelo segundo ano consecutivo, só fortaleceu a amizade dos estudantes, como revela Gabrielly Fernandes de Araújo: “Somente juntos é que podemos fazer e viver história”.

Outra equipe premiada é do 
Campus São Paulo do Potengi. As alunas Maria Clara Miranda, Maria Ester Oliveira e Fábia Gabrielle Ferreira Costa, do Curso Técnico Integrado em Edificações e componentes da equipe Dona Militana, orientada pelo professor Júlio César, conquistaram a medalha de bronze. Como conta Fábia, o pódio é “uma grande conquista para nós, principalmente em uma época tão difícil, nos fazendo lembrar que o conhecimento é a chave contra o negacionismo”.

Além das equipes que levaram ouro, prata e bronze, o IFRN sai da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil com 39 medalhas de cristal, ou menções honrosas. Uma delas vai para a equipe Tribalistas, do 
Campus Mossoró, composta pelos estudantes Dayana Isla, Marina Morais e Marcos Vinícius, do Curso Integrado em Eletrotécnica, sob a orientação do professor Gerardo Júnior. Marcos conta que a maior conquista da ONHB é o conhecimento. “Foi uma grande honra estar representando o IFRN nesta edição. Queremos agradecer o apoio da instituição e do professor Gerardo, que nos auxiliaram nesta caminhada", declarou o jovem, que finalizou dizendo que "a ONHB nos ensinou, das mais diversas formas, a pensar de forma crítica e a lutar pelas narrativas que acreditamos enquanto nos ensinava sobre os cursos e des-cursos da história e nos permitia dissertar sobre a nossa própria, uma vez que estaríamos adquirindo experiências e conhecimentos jamais esquecidos”.


Francisco do PT articula reunião entre a governadora Fátima e vereadores para desmentir fake do Governo Federal

Heldon Simões,

A pedido do deputado estadual Francisco do PT, a governadora Fátima Bezerra recebeu uma comissão composta pelo presidente da FECAM, vereador Paulinho Freire (PDT) e por vereadores e vereadoras de 18 câmaras municipais do Estado, que desejavam saber a respeito de uma “informação” dita pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no mês passado, em Brasília, durante a “Marcha de Vereadores”.

Segundo a comitiva que participou de uma audiência com o ministro, Rogério Marinho disse naquela ocasião que o único estado do país que não aderiu ao programa de habitação do Governo Federal, chamado “Casa Verde e Amarela”, foi o Rio Grande do Norte. A informação foi desmentida durante o encontro com a governadora e o diretor presidente da CEHAB, Pablo Thiago.

“A competente equipe da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano – CEHAB comprovou, por meio de ofícios e e-mails, que o RN solicitou sim a participação no programa. E não apenas isso. Mostrou ainda que nenhum estado aderiu ao programa porque ele foi formulado para atender apenas municípios e o Distrito Federal. De forma equivocada, os estados ficaram de fora do programa. Portanto, não é verdade o que foi dito pelo ministro”, disse o deputado.

Francisco do PT lamentou a tentativa da criação de mais uma fake news com o objetivo nítido de prejudicar a gestão estadual. “Foi importante demais essa reunião para elucidar os fatos. Devemos fazer política com seriedade, baseada em verdades. Não é correto o ministro querer tentar jogar os vereadores contra o Governo do Estado a partir da criação de fake. Esperamos que não se repita mais”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa do RN.

A vereadora de Parelhas, Romisélia Azevedo (PSDB), agradeceu a articulação de Francisco do PT para o encontro com a governadora e equipe do governo. “Na mesma hora em que ouvimos o que o ministro disse a nós em Brasília, liguei para o deputado Francisco pedindo a reunião e ele se prontificou a articular este encontro. Agradeço demais atenção do parlamentar e também do governo, que trouxe aqui a verdade dos fatos, inclusive comprovando através dos documentos apresentados”, disse a vereadora.

Ney Matogrosso retorna a Natal com o show "Bloco Na Rua"

Heldon Simões,

Depois do sucesso absoluto da crítica e do público, o show "Bloco Na Rua", de Ney Matogrosso, retorna à Natal. A apresentação será no dia 25 de novembro, às 21h, no Teatro Riachuelo.

Aos 80 anos, Ney não para. Mais uma vez, o novo projeto começará nos palcos para só depois ganhar outros formatos. O repertório foi selecionado enquanto Ney excursionava com o show anterior, a turnê Atento aos sinais. “Não é um show de sucessos meus, mas quis abrir mais para o meu repertório. Dessa vez, eu misturei coisas que já gravei com repertório de outras pessoas”, pontua Ney.

O set list revela a diversidade do repertório: Eu quero é botar meu bloco na rua (Sergio Sampaio), de onde saiu o título da turnê, A Maçã (Raul Seixas), Álcool (Bolero Filosófico), da trilha original do filme Tatuagem (DJ Dolores), O Beco, gravada por Ney nos final dos anos 80 (Herbert Vianna/Bi Ribeiro), e Mulher Barriguda, do primeiro álbum dos Secos e Molhados, de 1973 (Solano Trindade/João Ricardo), são algumas das músicas escolhidas por Ney.

Duas canções foram pinçadas do compacto duplo Ney Matogrosso e Fagner, lançado em 1975: Postal do Amor (Fagner/Fausto Nilo/Ricardo Bezerra) e Ponta do Lápis (Clodô/Rodger Rogério). Outros dois clássicos que Ney nunca havia cantado, Como 2 e 2 (Caetano Veloso) e Feira Moderna ( Beto Guedes/Lô Borges/Fernando Brant), também estão no roteiro.

O figurino, sempre aguardado com expectativa em se tratando de um show de Ney Matogrosso, foi criado sob medida pelo estilista Lino Villaventura. Luiz Stein assina o cenário, composto por projeções, e Juarez Farinon a luz do espetáculo, com supervisão de Ney.

A banda afiada é a mesma que o acompanhou nos últimos 5 anos, reunindo Sacha Amback (direção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes(trompete) e Everson Moraes (trombone).

SERVIÇO
Ney Matogrosso - Bloco Na Rua
Dia 25 de novembro, às 21h, no Teatro Riachuelo
Ingressos: Na bilheteria do Teatro ou no site uhuul.com


Varela Santiago lança formulário online para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Heldon Simões,

Para rastrear casos suspeitos de câncer infantojuvenil e contribuir para o diagnóstico precoce da doença, o Hospital Infantil Varela Santiago lança no site oficial da instituição um formulário online para, em caso de sinais e sintomas suspeitos da doença, pais e responsáveis preencherem e receberem orientações da equipe médica do hospital.

Para aumentar as chances de cura, o diagnóstico precoce é fundamental. Os sintomas de câncer se confundem com os de várias doenças comuns da infância, mas se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias é preciso procurar ajuda médica e insistir para obter um diagnóstico mais detalhado.

Em quadros de urgência, onde a criança ou o adolescente que tem a suspeita e que não está bem, não consegue andar, está com dor ou febre, é recomendado procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento.

O formulário dispõe de informações básicas como nome e idade da criança ou adolescente, nome do responsável, grau de parentesco, endereço, telefone, e-mail e descrição dos sinais e sintomas apresentados. Após o preenchimento e envio do formulário, a equipe do hospital responderá por e-mail em até 48h úteis.

No dia 28 de setembro, o Varela Santiago realizará um Dia D de Triagem de pacientes captados através do formulário com atendimentos e consultas com profissionais especializados na oncohematologia. Para abrir o formulário, clique aqui

Durante todo o mês, o Varela Santiago está com uma programação especial, com várias atividades e ações dentro da campanha Setembro Dourado, entre elas a realização de uma Live sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil com o coordenador do serviço de onco-hematologia do HIVS, Dr. Wilson Cleto e o apresentador Léo Sousa; roda de conversa sobre mitos e verdades no câncer infantojuvenil com psicologia e enfermagem; orientação aos pais e responsáveis com o serviço social e nutrição e minicurso sobre os principais cânceres na infância e adolescencia com a Drª Luciana de Aguiar Corrêa.

Siga o perfil do hospital no instagram @hospitalvarelasantiago e acompanhe!

Gustavo Mota é uma das atrações confirmadas de festa dia 09 de outubro no Centro de Convenções

Heldon Simões,

Uma das principais atrações da música eletrônica brasileira, Gustavo Mota é um dos nomes confirmados para animar o BDAY Adma Surreal. A festa acontecerá dia 09 de outubro no Centro de Convenções de Natal e terá também, no line-up, Pedro Bernadino, Henry Freitas, Sax in the House e Calife. Os ingressos estão à venda na Outgo.

A festa aconteceu no ano passado, com um line-up de peso, entre eles o DJ e modelo Jesus Luz. A proposta, originalmente, era a de celebrar o aniversário do empresário Matheus Adma, fundador da Oxigênio, loja de suplementos e produtora de eventos. O evento superou as expectativas, foi um sucesso incrível, e apesar de ser limitado – devido a pandemia – reuniu um púbico de alto nível que pediu a volta esse ano.

Agora, com a liberação dos eventos, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo decreto de retomada dos eventos pelo Governo do Estado, a festa volta com tudo em um novo formato, em uma grande área aberta e ventilada proporcionando espaço para o distanciamento do público e equipes de produção devidamente orientados e testados contra a Covid-19.

O evento terá decoração especial, um palco central exclusivo, intervenções artísticas e muitos diferenciais para proporcionar a melhor experiência para o público.

Gustavo Mota dispensa comentários. O artista é um dos maiores nomes da música eletrônica brasileira e uma das presenças mais requisitadas nos festivais e clubs do Brasil. XXXperience, Kabbalah, Lollapalooza, Rock in Rio, Universo Paralello são apenas algumas das centenas de apresentações feitas pelo DJ e produtor, que já emplacou dezenas de hits ao longo de sua carreira.

Músico potiguar Israel Tenório se apresenta na Disney neste fim de semana

Heldon Simões,

O artista potiguar Israel Tenório, que hoje reside na Flórida (EUA), se apresenta na Disney neste fim de semana. O músico, que já se apresentou no Hard Rock de Tampa (EUA), agora encara mais um desafio e fará shows, nos dias 25 e 26, em Splitsville (Downtown-Disney), com um repertório acústico que mescla pop, clássicos, reggae e rock americano.

“Tem sido uma jornada de muitos desafios e sacrifícios pessoais. Quando cheguei aqui passei um tempo para conhecer a Disney e passando por lá, vendo alguns músicos tocarem, imaginei que um dia, com muito trabalho, conseguiria uma vaguinha por lá também. A concorrência aqui é muito forte, eu me reinventei como músico, passei a usar mais loops, efeitos, passei e me entregar mais em qualquer show, mesmo que pequeno. Então quando lembro de onde eu vim, da minha terrinha, da saudade, sinto que é algo incrível e recompensador”, destaca Israel

O músico também fala sobre os desafios de recomeçar em um outro país:  “Foi um desafio para mim desde o início entender como funciona o meio musical aqui; tive que readaptar meu repertório,  me aprofundar ainda mais na cultura americana, e apesar da fluência na língua, por ter morado aqui e ainda ter sido professor de inglês por 17 anos no Brasil, passei por um processo de readaptação na língua e como funciona a vida real por aqui. De qualquer forma,  eu vim aqui para crescer como artista e sair da minha zona de conforto”.



Cantor Gilsinho lança EP "Um Forrozin Diferente"

Heldon Simões,

Já está no ar, nas principais plataformas de streaming, o EP “Um Forrózin Diferente” do cantor e compositor Gilsinho. Pernambucano radicado em Natal, o jovem artista, de 22 anos, aposta na carreira solo, depois ter diferentes composições gravadas por nomes já conhecidos do cenário musical como Mano Walter, Tarcísio do Acordeon e Edyr Vaqueiro.

Com 4 faixas do mais autêntico forró nordestino, o EP tem composições autorais de Gilsinho que falam de amor, despedida e relacionamentos. Todas as músicas foram produzidas por Raniere Mazille e tiveram participação de Zé Hilton do Acordeon e Valfran na bateria.

Em “Ausência”, faixa de abertura do disco, Gilsinho teve como parceiros de composição, Felipe Perpaz, Hyago Sorriso e Rafael Bass. Em “Rancho Solidão”, forró melódico com direito a violino marcante, Gilsinho contou com a colaboração de Pablo Fernandes, Raniere Mazille, Rudson Doka e Vitor Sampaio. Completam o álbum, as músicas “Sinto em te dizer” e “Menina Linda”, também compostas pelo cantor.

A paixão de Gilsinho pela música vem desde de criança quando, aos 13 anos, ganhou um violão de presente do pai. “Depois que terminei os estudos, aos 18, resolvi me dedicar profissionalmente à música e não parei mais. A arte é o que mais amo na vida”, conta Gilsinho.

A produção do disco foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Link para todas as plataformas: 
escuta.la/um-forrozin-diferente

"Só Te Quero Como Ex" é o novo sucesso do cantor Marcelo Miranda

Heldon Simões,

Tem sucesso novo do cantor Marcelo Miranda na área. Composição própria, “Só te quero como ex” promete ser mais um hit no repertório do artista.

A música já está disponível em todas as plataformas digitais. Em ritmo de piseiro, o novo sucesso conta a história de uma ex-namorada que tentou ir atrás de um rapaz quando estava bem e ele não a perdoou.

A letra também traz uma brincadeira de duplo sentido para tornar a música mais divertida. Para ouvir, basta acessar a plataforma do Sua Música, ou diretamente no link www.suamusica.com.br/marcelomiranda.

Acompanhe o trabalho de Marcelo Miranda nas redes sociais. Siga o cantor no instagram @marcelomirandaof e se inscreva no canal do Youtube @marcelomiranda.

LETRA:
Sei que quer o meu perdão
Brincar com meu coração
Fingir que nada me fez
Vem cheia de sedução
Pensa que me tem nas mãos
Só que você e ex
Não vai pensando que agora
Que você chega e implora meu amor de vez
Não vai querendo um espacinho
Vai seguindo seu caminho lembra o que me fez

REFRÃO
Vou te lembrar só um pouquinho
Lembra aquele velho ninho que agente fez
Aquele velho nossa história
Acontece que agora eu te conhece de vez. 2x


"O Futuro é Ancestral" - Projeto Ecopraça realiza nova edição

Heldon Simões,

O projeto Ecopraça 2021 realizará, de 01 a 07 de novembro,  uma nova edição on-line e gratuita, com uma programação diversa, formatada com o objetivo de pautar a produção de conteúdo relevante no universo da internet, além de proporcionar entretenimento atrelado à apreciação artística, sustentabilidade e preservação dentro do conceito de cidades criativas. 

Nesta edição o projeto traz como tema "O Futuro é Ancestral", convocando assim à reflexão de que o sentido e desejo de futuro precisa ir além de pensarmos o desenvolvimento tecnológico, e sim voltarmos às nossas origens, nos nutrindo de força, identidade e autoconhecimento.

Além da programação musical, a ser gravada no Gamboa Jaguaribe - sítio histórico e ecológico onde são desenvolvidas atividades de preservação de culturas indígenas e do meio ambiente, localizado no bairro Salinas, na Zona Norte de Natal - o projeto vem desenvolvendo, junto ao cineasta Carito Cavalcanti, um documentário que firma as pautas levantadas pela iniciativa nesta edição. 

“O documentário busca amplificar vozes e construir uma narrativa pautada na importância de olhar para trás para seguir adiante. Fragmentos representativos da programação dos shows somam-se a depoimentos, reflexões e peças performativas, filmados exclusivamente para o documentário, fazendo com que o conteúdo dessa edição da Ecopraça reverbere como um todo na linguagem audiovisual. Representatividades indígenas, afrodescendentes e preservacionistas encontram amplificação na música, poesia, dança, circo e performance, na busca da história, memória, identidade e autoconhecimento. O documentário será dividido em duas partes de 30 minutos cada, com o título homônimo dessa edição do projeto: O Futuro é Ancestral. Entendi o convite de Geraldo para eu realizar esse filme como um presente, que logo me fez lembrar uma frase de uma música da banda setentista Joelho de Porco: “hoje é o passado do futuro”, relata Carito.

Outra novidade desta edição será o 1º Ecohack, uma maratona que reúne jovens e adultos com o foco no desafio de gerar soluções a serem implementadas nas praças e espaços públicos ocupados pelo projeto, quando do seu retorno presencial. 

Ao longo desses quase 9 anos de atuação, o principal elemento motivador do Ecopraça é a possibilidade de contribuir para a construção de um futuro mais participativo, inclusivo, que valoriza a diversidade cultural, os processos colaborativos e o compartilhamento de conhecimento e responsabilidades que são capazes de promover uma sociedade mais criativa, resiliente, abundante e sustentável.

Geraldo Cavalcanti - diretor do Instituto Ancestral e idealizador do Ecopraça - ressalta a importância da reflexão sobre o futuro e da realização de ações para a construção de um mundo mais sustentável: "Desde o início da pandemia que a gente vem pensando em possibilidades e soluções para a continuidade do nosso trabalho. Refletimos bastante e sempre nos vem a inquietação acerca do futuro, sobre como será o nosso futuro e/ou sobre como queremos que seja. É certo que esse futuro  tecnológico, com carros voando e máquinas espalhadas por todos os lugares, é completamente insustentável e incoerente, pelo menos diante do viés que a gente desenvolve no Instituto Ancestral. Todas estas questões, muito latentes, nos motivam a pensar em soluções para um futuro mais  sustentável, inclusivo, diverso, criativo e colaborativo. Acreditamos que precisamos nos reconectar com a terra e com os ciclos naturais da vida e através dos nossos projetos e ações buscamos essas proposições".

Acompanhe:



ONG ReforAmar expande atuação no RN e entrega a reforma de mais três casas

Heldon Simões,

Há três anos, em Natal, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social a realizar o sonho da moradia digna, a ReforAmar - ONG que realiza reformas de imóveis de pessoas e instituições carentes - se prepara agora para atuar em todo o estado do Rio Grande do Norte. A meta é realizar reformas em outros municípios potiguares, atendendo, assim, famílias e instituições sociais localizadas no interior do estado, que necessitam, mas não tem condições de arcar com os custos de uma reforma.

“Já há algum tempo, muitas pessoas do interior do estado têm entrado em contato conosco, solicitando que fizéssemos reformas de imóveis em seus municípios. Com o crescimento da ReforAmar, nos últimos anos, tanto no número de voluntários, como de parceiros, vimos que, com empenho e planejamento, já é possível atuarmos também em outras cidades do RN”, afirma Fernanda Silmara, idealizadora e Presidente da ReforAmar.

Nesta semana  foram entregues, em Natal, mais três casas reformadas
: A ação, carinhosamente chamada de “Casa da Superação” teve início no dia 10 de julho com a reforma da casa da senhora Raimunda Pires, de 66 anos, moradora do Bairro Dix-Sept Rosado. A contemplada já superou duas vezes o câncer, mas ainda enfrenta as sequelas deixadas pela doença, como a necessidade de uso de bolsa de colostomia. Além disso, enfrenta outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e doença renal crônica. Dona Raimunda sofria muito com a precariedade de sua residência, que apresentava problemas sérios na estrutura, muitas goteiras, problemas de acessibilidade e até risco de desabamento.  A obra realizada pela ReforAmar inclui desde reforma na parte estrutural, passando pela hidráulica e elétrica, que estavam bastante comprometidas, até a nivelação de todo piso e substituição total do telhado.

Durante a obra na residência de Dona Raimunda, a equipe da ReforAmar percebeu, ainda, a necessidade de reforma também nas casas de Joana D’arc Pires e Maria Renata Pires, filhas e vizinhas de Dona Raimunda, e decidiu realizar, com a ajuda dos doadores e patrocinadores, a transformação também dessas duas casas. Assim, a reforma se multiplicou e se transformou em três ações. 
As obras nas três residências estão em fase de conclusão. 

A transformação das três casas só foi possível devido ao trabalho voluntário de mais de 100 profissionais de diferentes áreas e ao apoio de empresas, como Lampadinha, WS Mármores, Decorart, Milano Natal, Grupo Duarte, Atlantis Construções, Ligue Entulhos, Super Cola e Sherwin Willians; e ainda de pessoas físicas que doaram materiais de construção, móveis, eletrodomésticos e itens de decoração utilizados na reforma.

As indicações para reformas de lares de famílias carentes podem ser feitas por qualquer pessoa diretamente no site da ReforAmar. O processo é bem simples e fica aberto durante todo o ano. Os interessados podem acessar e preencher o formulário de inscrição disponível em 
www.reforamar.org.br ; é muito importante que as informações de contato sejam preenchidas corretamente, além do envio de fotos para que a equipe da ReforAmar possa analisar a real necessidade de reforma e as especificidades do imóvel.

Para continuar atuando e expandido suas ações, a ReforAmar precisa cada vez mais de colaborações. São várias as formas de ajudar: ser voluntário, divulgar as ações, contribuir financeiramente, doar materiais de construção, móveis, eletrodomésticos e itens de decoração. Para saber como fazer isso, basta acessar a página da ONG no Instagram e clicar no link disponibilizado no perfil 
@reforamar_


Morada da Paz é a primeira empresa funerária do Brasil a receber pela 5ª vez consecutiva prêmio internacional de excelência

Heldon Simões,

O cemitério e crematório Morada da Paz, marca pertencente ao Grupo Morada, acaba de receber o prêmio Pursuit of Excellence Award 2021, pela quinta vez consecutiva – uma marca inédita no Brasil – por demonstrar excelência no serviço funerário, aderindo a padrões éticos e profissionais rigorosos, proporcionando um atendimento excepcional às famílias e à comunidade. A premiação é promovida anualmente pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.

Diferentemente de 2020, em que a cerimônia de premiação aconteceu no formato on-line devido à pandemia, em 2021 o evento volta a ser realizado de forma presencial, e acontecerá entre os dias 17 e 20 de outubro, na Convenção e Expo Internacional da NFDA, em Nashville, no Tennessee (EUA).

“O reconhecimento gerado pela premiação traduz a nossa missão de valorizar as pessoas. Por isso, toda a nossa gratidão aos nossos colaboradores que se dedicaram com muito empenho, comprometimento e paixão ao trabalho em missões diárias em torno do propósito de mudar a forma com que as pessoas lidam com a morte”, destaca o presidente do Grupo Morada, Eduardo Vila.

Dentre os requisitos necessários para que a marca possa receber o prêmio internacional, está o cumprimento dos regulamentos nas esferas estadual e federal, a valorização dos colaboradores através da educação, desenvolvimento pessoal e profissional, o atendimento focado na excelência através de programas e recursos para o acolhimento e amparo às famílias desamparadas, o contínuo vínculo com a comunidade através de ações sociais, a participação no mercado aderindo às práticas éticas, além da demonstração na gestão da imagem da empresa perante seus clientes e comunidade.

Uma iniciativa inovadora desenvolvida pelo Morada da Paz e apresentada à comissão que analisa as empresas participantes do Prêmio foi a criação da Sala de Atendimento Remoto na funerária Morada da Paz Tirol, inaugurada em Natal/RN este ano. No contexto de pandemia, percebeu-se que muitas pessoas que precisavam fazer a contratação de serviços funerários estavam receosas de ir ao cemitério. Assim, o atendimento remoto do Grupo Morada se consolidou, trazendo toda a estrutura já oferecida fisicamente para o ambiente digital, com atendimento via Whatsapp, assinatura digital e pagamento on-line.

Ambiente acolhedor, contato com a natureza, atendimento on-line olho no olho e a segurança de ser recebido com excelência e sem contato pessoal. A criação da Sala de Atendimento remoto é um passo à frente, em que se concretiza uma nova tendência de comportamento do consumidor: aquele que deseja ir até o espaço físico e do acolhimento da empresa, mas prefere ainda evitar o contato pessoal como forma de manter as medidas de distanciamento social.


Consumo de açúcar em pacientes oncológicos

Heldon Simões,

Todas as células do nosso corpo utilizam o açúcar como fonte de energia e as células do câncer agem da mesma maneira, para manter o organismo resistente ao tratamento de quimioterapia e radioterapia, é necessário consumir vitaminas e minerais de forma equilibrada.

Eliminar completamente o açúcar da dieta, além de difícil, não é necessário, para substituição dos açúcares refinados e alimentos com farinha de trigo branca, é realizada uma orientação nutricional das crianças, adolescentes e acompanhantes acolhidos na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, para ingestão de açúcar natural, como frutas, grãos e vegetais. Produtos com adição de açúcar podem causar excesso de peso, alterações na glicemia e outros problemas cardiovasculares.

Assim como o excesso, a falta de açúcar, também, prejudica as células normais, ao suspender o consumo destes carboidratos (açúcares), uma fonte importante de energia é perdida, podendo causar prejuízos à imunidade e sintomas como fraqueza e indisposição, que atrapalham a continuidade do tratamento oncológico.

O perigo do açúcar está no consumo de calorias vazias, portanto, se for para escolher os alimentos, escolha aqueles que ofereçam vitaminas e nutrientes, para ajudar o seu corpo a se manter em equilíbrio e estar forte, durante o tratamento. O consumo desse tipo de caloria pode causar, por si só, a obesidade, um dos fatores de risco mais conhecidos no desenvolvimento do câncer.

Ainda que a obesidade esteja ligada ao câncer, o consumo de açúcar não aumenta o risco de tumores. O açúcar não faz o câncer crescer mais rapidamente, todas as células, inclusive as cancerígenas, dependem do açúcar do sangue (glicose) para obter energia. No entanto, dar mais açúcar às células cancerígenas não aumenta a velocidade de seu crescimento.

Para dar continuidade à qualidade nutricional de cada paciente, o serviço de nutrição e dietética da Casa Durval Paiva realiza distribuição de cestas básicas e suplementos alimentares, para as famílias assistidas pela instituição, mensalmente, contribuindo para a qualidade socioeconômica destes.

Walter Alves assegura, este ano, R$ 18 milhões para municípios investirem em saúde

Heldon Simões,

O deputado federal Walter Alves (MDB-RN) destinou, somente neste ano, cerca de R$ 18 milhões para municípios do Rio Grande do Norte investirem em saúde pública. Os recursos já estão na conta das prefeituras e as últimas liberações foram efetuadas pelo Governo Federal no início deste mês.

De acordo com o deputado, assegurar recursos para os municípios potiguares é uma das funções do mandato que é municipalista. “Os municípios precisam desses recursos para enfrentar, por exemplo, esse momento de pandemia. Com verba de emenda parlamentar para a saúde, a prefeitura ganha um fôlego nas contas e pode oferecer outros serviços para a população”, conta Walter Alves.

Todas as regiões do Rio Grande do Norte foram contempladas com as emendas parlamentares do deputado Walter Alves. Os recursos chegaram a aproximadamente sessenta municípios que utilizam o dinheiro para aquisição de material hospitalar, contratação de pessoal terceirizado, reformas em unidades de saúde, entre outros.


Delícia de Leite II é destaque da promoção Bolos do Mês da Sodiê Doces

Heldon Simões,

Duas estrelas do cardápio das lojas Sodiê Doces estão com desconto na promoção Bolo do Mês de setembro. Delícia de Leite II e Alpino tem preços especiais nas mais de 330 lojas da marca.

O Delícia de Leite II, um dos queridinhos da Sodiê, é feito com massa branca, recheios de mousse branca com leite em pó, e cobertura de mousse branca, raspas de chocolate branco, leite em pó e cerejas decorativas.

Já o bolo Alpino é um bolo de chocolate, com recheios de Alpino®️ trufado e mousse de chocolate, e cobertura de trufado meio amargo, lascas de chocolate ao leite, e pedaços da barra de chocolate Alpino®️.

Além dos dois sabores da promoção Bolo do Mês, a maior franquia de bolos do país tem mais de 100 variedades de sabores de bolos de massa branca ou de chocolate, com recheios diversos que incluem morango, limão, coco, nozes, abacaxi, damasco, chocolate branco, chocolate ao leite, leite em pó, brigadeiro, doce de leite, leite condensado, entre outros.

Nas lojas Sodiê Doces há um cardápio com cerca de 50 sabores de salgados, da marca Sodiê Salgados, feitos com receitas próprias e exclusivas, com diversos recheios para consumo imediato no formato tradicional e na versão mini, que o cliente pode comprar congelado ou levar quente para casa.

Em Natal, a Sodiê fica na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho. A loja funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos e feriados, das 11h às 17h.

Os pedidos também podem ser feitos diretamente no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android, na loja e retirados ou entregues via delivery e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020.

Mutirão de mamografias na zona Norte de Natal

Heldon Simões,

A Prefeitura do Natal promove nesta semana, de 13 a 17 de setembro, exames gratuitos de mamografia para as moradoras da região do Distrito Sanitário Norte II. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

As mamografias são gratuitas, ofertadas pela Prefeitura do Natal, realizadas pelo Grupo Reviver com a Unidade Móvel Savana Galvão, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Aliança, localizada na Rua da Consolação, nº 384, Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, no horário das 7h30 às 16h30.

Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local apresentando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessária requisição de exame para receber o atendimento.

O câncer de mama tem cura se detectado a tempo. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante para o êxito no tratamento. Os exames estão sendo realizados, mas com todas as medidas protetivas necessárias sendo adotadas, para garantir a segurança das pacientes e dos profissionais, minimizando assim, os riscos de contaminação pela Covid-19.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.


Francisco do PT destaca ações do governo estadual em prol da Segurança

Heldon Simões,

O deputado Francisco do PT exaltou algumas medidas do Governo do Estado para a melhoria da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, como a aquisição de 34 novas viaturas e o anúncio de novo concurso para a Polícia Militar, com 800 vagas, em 2022.

“Hoje eu quero registrar a minha participação na solenidade de entrega de 34 novas viaturas para a Segurança do nosso Estado, dentre as quais 24 são caminhonetes 4x4 para a Polícia Militar. A minha querida região do Seridó recebeu duas: uma para Equador, que faz fronteira com a Paraíba; e outra para São Vicente, cidade vizinha a Currais Novos”, iniciou. 

Na sequência, o parlamentar disse que a governadora anunciou a realização de um novo concurso para a PM, no ano que vem, com 800 vagas.  “Essa recomposição do efetivo da Polícia Militar do RN nos enseja algumas lutas, que eu sei que também são de Vossa Excelência, presidente Ezequiel. E uma dessas lutas é que o Pelotão de Currais Novos seja transformado num Batalhão. E por que isso é tão importante? Porque se Currais Novos passar a Batalhão, Parelhas e Lagoa Nova passam à condição de Companhia, melhorando as condições de trabalho da PM naqueles locais”, explicou.

Para Francisco, esse é o momento de pleitear essas melhorias para o Seridó Oriental. “Apesar de todas as dificuldades vivenciadas, a governadora tem dado uma atenção especial à questão da Segurança Pública, e eu acredito que devemos estar próximos de alcançar vitória nessas lutas históricas, principalmente do Seridó Oriental, visto que Caicó já possui um Batalhão, e Jardim de Piranhas e Jardim do Seridó já têm suas Companhias”, detalhou Francisco do PT, acrescentando que tanto a secretaria quanto a governadora estão imbuídos de promover essa reformulação na Segurança da região.

Quinta-feira é dia de rodízio de vinho na Forneria 1121

Heldon Simões,

Para os amantes de uma boa carta de vinhos, a Forneria 1121 lançou uma super novidade. Todas as quintas-feiras, os clientes poderão desfrutar de um rodízio de vinhos para acompanhar o menu.

O serviço oferta três tipos de vinhos, rosé, branco e tinto, e uma carta com seis rótulos entre brasileiros, chilenos, italianos, uruguaios. O rodízio custa R$ 59,90 por pessoa e os clientes podem aproveitar o serviço das 18h às 23h.

Em Natal, a Forneria 1121 está localizada na Av. Praia de Ponta Negra, 8852, Ponta Negra e funciona segunda a quinta; das 18h às 23h, sexta e sábado, das 18h às 00h e domingo das 12h às 15h e 18h às 23h e o delivery todos os dias, das 11h30 às 15h e das 17h às 22h45.

Reservas ou encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp: 2030-6746. Siga o perfil do restaurante no instagram @forneria1121 e acompanhe as novidades!

Mundo Bita volta a Natal com o show "Dentro do Mundo Lá Fora"

Heldon Simões,

Eles estão de volta! Flora, Lila, Dan, Tito e o amigão de bigode laranja retornam aos palcos com público. Após um longo período impossibilitados de rodar o Brasil por causa da pandemia, o Mundo Bita prepara uma nova temporada do show “Dentro do Mundo Lá Fora”, em formato seguro para as famílias e seguindo as recomendações da OMS. A apresentação, no dia 03 de outubro, no Teatro Riachuelo, vai reforçar uma mensagem que é essência do fenômeno infantil: o incentivo às brincadeiras ao ar livre, a amizade entre as crianças e, ao mesmo tempo, a importância de seguir as medidas sanitárias que foram implementadas pelos órgãos de saúde e fazem parte dessa nova realidade na pandemia.

“É indescritível a sensação de voltarmos a produzir um show pensado para as crianças. Depois de um ano e meio de isolamento, é importante que os pequenos descubram o mundo através do contato direto com as plantas, os bichos e outras pessoas. Desde os primeiros clipes, o Mundo Bita aborda a necessidade do indivíduo se desenvolver no ambiente externo. Nesse panorama, o tema do show vem como uma continuação natural do conteúdo que defendemos”, 
explica Chaps Melo.

Flora, que já conquistou o coração da criançada nos outros shows e tem participação constante nos clipes do Mundo Bita, segue como a cantora nesta nova temporada. Ela é uma das protagonistas ao lado da turminha e terá um importante papel de conscientização, falando sobre o uso da máscara, o distanciamento em segurança e a higienização das mãos. Diversos outros personagens terão participação no show, a exemplo da Baratinha em “Insetos”, a Vaquinha em “Fazendinha” e o Palhaço Quebra-Queixo em “Palhaçada”.

“Dentro do Mundo Lá Fora” terá um repertório maior do que o show anterior, com quatro músicas a mais – serão 19 canções, contemplando todos os álbuns da animação. A seleção contou com a interação do público por meio das redes sociais, que escolheu as que não poderiam faltar no espetáculo.

A programação completa dos eventos com vendas iniciadas está no site [mundobita.com.br/eventos]mundobita.com.br/eventos  e na agenda do Mundo Bita no Facebook.

SERVIÇO

Mundo Bita - “Dentro do Mundo Lá Fora”

Dia 03 de outubro, domingo, às 17h30, no Teatro Riachuelo

Vendas: https://uhuu.com/evento/rn/natal/show-do-bita-dentro-do-mundo-la-fora-9567  ou na bilheteria do Teatro

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre



Mascotes do Hospital Varela Santiago ganham edição especial em prol da campanha Setembro Dourado

Heldon Simões,

Em celebração ao Setembro Dourado — mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil — a Val e o San, mascotes do Hospital Infantil Varela Santiago, rasparam os cabelos para entrar na luta contra o câncer e inspirar crianças e adolescentes que também ficaram carecas durante o tratamento. A nova versão dos mascotes tomará conta das redes sociais e ações da instituição para lembrar que a criança em tratamento do câncer merece ser vista como qualquer outra criança, sem perder o encanto, a beleza e a leveza da infância.

A edição especial dos mascotes está à venda na recepção do hospital e toda a renda adquirida com os produtos ajudará para a manutenção da instituição. Os mascotes custam R$ 40,00 a unidade e R$ 60,00 0 casal. Além da importância do poder representativo que os mascotes terão para os pacientes que estão em tratamento oncológico, a iniciativa visa desmistificar e conscientizar sobre o Câncer infantojuvenil.

Durante todo o mês, o Varela Santiago terá uma programação especial, com várias atividades e ações dentro da campanha Setembro Dourado como uma Live sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil com o coordenador do serviço de onco-hematologia do HIVS, Dr. Wilson Cleto e o apresentador Léo Sousa; roda de conversa sobre mitos e verdades no câncer infantojuvenil com psicologia e enfermagem; orientação aos pais e responsáveis com o serviço social e nutrição; dia de triagem oncohematológica e minicurso sobre os principais cânceres na infância e adolescencia com a Drª Luciana de Aguiar Corrêa. 

Siga o perfil do hospital no instagram @hospitalvarelasantiago e acompanhe!

1-20 de 2907