Barra do Cunhaú: Francisco do PT confere funcionamento de poço artesiano fruto da ação de seu mandato

Heldon Simões,

Em agenda no município de Canguaretama nesta segunda-feira (24), o deputado estadual Francisco do PT foi até o Conjunto Nova Barra, em Barra do Cunhaú, para conferir in loco o funcionamento do poço artesiano, cuja conquista foi graças a atuação do seu mandato.

“Esse poço foi fruto de requerimento nosso, atendendo a reivindicação da população que foi trazida pela lideranças Zé Paulo e Tatá, presidenta do PT local. O poço foi instalado, está em pleno funcionamento e a água jorra nas torneiras dos moradores daqui da Nova Barra”, comemorou o deputado que aproveitou para agradecer a governadora Fátima Bezerra, bem como a direção regional da CAERN e a prefeitura.

Antes, a comitiva esteve na UBS da Barra do Cunhaú para conferir o andamento da reforma da unidade, que vai contar com emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para aquisição de equipamentos. “É mais uma ação do nosso mandato que atesta o nosso compromisso com o povo de Canguaretama”, finalizou Francisco do PT.


Mestrados e Doutorados da UnP abrem inscrições para 2022 e têm bolsas de até 100%

Heldon Simões,

 Os Mestrados e Doutorados da Universidade Potiguar (UnP) estão com inscrições abertas para as turmas de 2022. Os interessados podem se inscrever, nas páginas de cada curso, até o dia 31 de janeiro, no caso do Doutorados. Já os Mestrados têm entrada em fluxo contínuo durante todo o ano. Também em cada endereço eletrônico é possível conhecer os detalhes das linhas de pesquisa e do processo seletivo de cada Programa de Stricto Sensu. Por meio de processo seletivo, a Instituição contempla estudantes com bolsas de estudo de até 100% de desconto.
 
Os programas com edital aberto são: Mestrado Acadêmico em Administração, Mestrado Profissional em Administração, Doutorado Acadêmico em Administração, Mestrado Profissional em Biotecnologia, Doutorado Profissional em Biotecnologia e Mestrado Profissional em Psicologia. Todas as informações estão disponíveis no site www.unp.br.



Detran divulga cronograma de testes práticos no interior do estado

Heldon Simões,

Vinte e cinco cidades do interior do RN vão receber a partir do dia 31 de janeiro a equipe técnica de peritos examinadores do Detran/RN. O ciclo de exames práticos de direção veicular será realizado em vinte dias e começa com os municípios de Umarizal e Patu.

A Coordenadoria de Registro de Condutores do Detran/RN informa que esse mês serão aplicados uma média de 6 mil testes práticos de volante, sendo 2 mil no calendário itinerante no interior do estado. O cronograma de testes de direção veicular foi planejado considerando a necessidade de atender os principais municípios de cada região bem como receber os usuários das cidades próximas.

Os candidatos já foram considerados aptos no teste psicológico e na avaliação médica. Da mesma maneira, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os alunos que farão os testes já cumpriram carga horária com aulas práticas e teóricas nos Centros de Formação de Condutores, necessitando apenas da aprovação no exame de volante para terem direito à CNH.

Além do cronograma de testes de direção veicular direcionado as cidades do interior do RN, o Detran/RN realiza um processo diário de avaliações com equipes de examinadores fixas nos municípios de Natal e Mossoró.

CRONOGRAMA – EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR

31/01 – Umarizal e Patu
01/02 – Pau dos Ferros
02/02 – São Miguel e Alexandria
03/02 – Apodi
04/02 – Caraubas
07/02 – Assu
08/02 – Angicos
09/02 – Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré
10/02 – Santa Cruz
11/02 – Jaçanã
14/02 – Extremoz
15/02 – São Paulo do Potengi
16/02 – Nova Cruz
17/02 – Passa e Fica
18/02 – Goianinha
21/02 – Parelhas
22/02 – Acari
23/02 – Jardim do Seridó e Jucurutu
24/02 – Currais Novos
25/02 – Lagoa Nova



Operação Verão da Vacinação contra a Covid-19 no RN terá dia D

Heldon Simões,

Com o objetivo de intensificar as ações de vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) promoverá a "Operação Verão de Vacinação". O Dia D acontecerá no dia 22 de janeiro, em todas as cidades litorâneas. A ação é voltada para as pessoas que não estão em dia quanto a sua situação vacinal, independente de qual local tomaram a primeira dose. A Sesap fará a distribuição de 30 mil doses para o Dia D.

Mais de 234 mil pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose e mais de 600 mil para terceira dose. Toda a população acima de 12 anos poderá estar iniciando ou complementando seu esquema vacinal contra a Covid-19.

A Sesap orienta aos municípios que adotem estratégias e ações para reforçar a divulgação para o público que está frequentando o litoral do RN. "Destacamos a importância da população completar o ciclo vacinal, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. Além disso, atingir àqueles que já estão no momento de tomar a dose de reforço. É importante ressaltar que podem ser vacinadas pessoas de outros estados, independente da localidade", afirma Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap. 

Nesse sentido a realização dessa ação visa promover o acesso à vacinação em locais onde atinjam um maior público em período de veraneio. É fundamental que os locais de aplicação, mesmo sendo nas praias, sejam ventilados, com controle da temperatura, para o acondicionamento correto dos imunizantes. "Dessa forma os municípios poderão fazer o pedido antecipado das doses caso não tenha doses suficientes, sendo preferencialmente a reposição das doses utilizadas na ação", finaliza a coordenadora.

Bloco Suvaco do Careca comemora 12 anos com roda de samba no Castelo em Ponta Negra

Heldon Simões,

Um dos blocos mais animados do carnaval de Natal, SUVACO DO CARECA está completando 12 anos, e para festejar a data, irá realizar prévias carnavalescas durante os domingos até o período do carnaval com a sua "RODA DE SAMBA DUCARECA" fazendo o esquenta dos foliões no Espaço Avalon do Castelo da Taverna Pub (Rua Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra). Os portões serão abertos a partir das 17h, no domingo (23).

“Será uma grande celebração dos 12 anos do nosso bloco reunindo muita gente bacana que sempre acompanha o SUVACO DO CARECA, onde quer que a gente vá, com muita alegria, energia e vontade de ser feliz”, prometeu Leonardo Nunes, diretor do bloco.

A RODA DE SAMBA DUCARECA é formada por 7 (sete) instrumentistas: Raphael Almeida, no cavaquinho, Alexandre Moreira, no violão, Jane Eyre, na flauta, Bruno Pessoa, no pandeiro, Aluízio Pisão, no surdo, Zezinho Baracho e David Silva na percussão. 

Enquanto os músicos garantem o batuque e o gingado do samba, um quinteto de vozes cheias de suingue comandam a festa no castelo com as participações mais que especiais de Josi Ribeiro, Analuh Soares, Eri balanço e Bruno Pessoa.

Lembrando que o evento será realizado atendendo as exigências sanitárias e, por isso, será necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

SERVIÇO:

RODA DE SAMBA DUCARECA

Quando: Domingo (23), a partir das 17h.

Atrações: Roda de Samba com as participações de Josi Ribeiro, Analuh Soares, Eri balanço e Bruno Pessoa.

Ingressos: primeiro lote com desconto especial – R$ 35,00 no site https://www.outgo.com.br/rodadesambaducareca

Mais informações:

Eugênio Bezerra (84) 99624-0060



Wesley Safadão chega com o Garota White para encerramento do melhor verão na Ilha Ecomax

Heldon Simões,

Já uma tradição no verão do Rio Grande do Norte, a Ilha Ecomax chega ao último final de semana em grande estilo. Ainda comemorando o início de 2022, Wesley Safadão chega à praia de Pirangi com uma de suas principais festas: o Garota White.

Com um repertório de antigos e novos sucessos, Safadão vai animar a noite em um projeto todo diferenciado. A começar pelo palco 360 e todo mundo vestido de branco. A noite ainda tem os shows de Eric Land, Mari Fernandez, KVSH e Felipe BZ.

“Camarote”, “Ar Condicionado no 15”, “Ele é ele, eu sou eu” e “Eu Já Tava Bem”, mais recente hit do cantor, estão garantidos no repertório para um show especial no primeiro Garota White de 2022.

Já Eric Land foi apontado  como um dos destaques do piseiro e circula com hits no topo das principais plataformas de música do Brasil. Intérprete de “Cidade Inteira”, "Beijo das Galáxias", "Esqueceu Foi Porra", "Imagine a Cena", "Mete o Pix" e tantos outros, ele acumula parcerias musicais de peso como Wesley Safadão, Matheus e Kauan, Os Barões da Pisadinha e Xand Avião, e outros.

Com apenas 20 anos, Mari Fernandez chega como um dos destaques do piseiro como cantora e compositora e alcançou feitos que muitos artistas consagrados não conseguiram: 2º lugar entre as 50 músicas virais no Brasil pelo Spotify e o TOP 200 da plataforma. Já no Deezer, ela chegou a estar no topo da lista de virais.

O mais impactante é que a artista conquistou toda essa visibilidade já no seu primeiro álbum “Piseiro Sofrência”, lançado em maio, com 10 canções, sendo três delas inéditas (“Amizade Colorida”, “Não, Não Vou” e “Agonia”). O hit “Não, Não Vou” é o responsável pelo sucesso.

Além disso, o Garota White vai ter os DJs KVSH e Felipe BZ com o melhor da música eletrônica em uma noite com mistura de ritmos.

Com organização da Clap Entretenimento e Carnatal, o show será realizado no espaço montado na praia de Pirangi, e segue todos os protocolos estabelecidos pelos decretos – estadual e municipal – em uma grande área aberta e ventilada proporcionando espaço para o distanciamento do público.

Importante frisar que é necessário apresentar o certificado de vacinação ao chegar na entrada da Ilha Ecomax para ter acesso ao evento e estar com o ciclo vacinal atualizado. As equipes dos artistas e produção do evento estão devidamente orientadas e testadas contra a Covid-19.

Depois do sucesso dos shows até agora na Ilha Ecomax, a procura para compra de ingressos aumentou e a venda acontece no site Ingressando (www.ingressando.com.br) além das lojas A Graciosa (Natal Shopping e Midway) e Fiolaser Natal (Shopping Cidade Jardim).

Mais informações dos shows estão nos perfis @maisclap_ e @ilhaecomaxoficial no Instagram. 


Personal Mabel Hipólito dá dicas de atividades físicas para não perder o “shape” no veraneiro

Heldon Simões,

Janeiro é o período de férias em que muitos pegam a estrada rumo ao litoral. O tradicional veraneio é tempo de descanso, onde a rotina de exercícios físicos é interrompida ou fica prejudicada.

Para não perder o “shape” nesse período de relaxamento, a profissional de Educação Física e personal trainer Mabel Hipólito dá dicas de atividades físicas para os dias de sol e mar.

Entrevista:

1 - Para quem está veraneando e não quer perder o foco, caminhar na praia é uma boa opção? 

É uma ótima opção para manter o ritmo de treino e não acumular aquelas calorias indesejadas, não esquecendo também de se proteger do sol e de beber bastante água.

2 - Alguma recomendação para corrida na areia da praia? Algum risco?

É sempre bom fazer um alongamento e mobilidade antes e, começar caminhando para depois progredir para corrida, fazendo isso diminui consideravelmente os riscos de lesões provocados pelo impacto e irregularidade do terreno. Procure sempre correr em terrenos planos e com areia mais macia.

3 - Treinos ao ar livre com auxílio de equipamentos ou peso corporal são também alternativas para manter o ritmo dos treinos?

É uma ótima opção de treino para quem não está podendo ir à academia, tendo em vista que ele trás vários benefícios como diminuição da gordura corporal, tonifica a musculatura, melhora a resistência muscular localizada e cardiorrespiratória entre outros benefícios. 

4 - Qual a média de tempo ideal para a pratica diária de exercícios?

De acordo com a OMS para um indivíduo se manter saudável, entre 150 a 300 horas semanais de exercício moderado e 75 a 150 de exercício intenso. Ou seja entre 30 a 60 minutos dependendo da intensidade do treino.

Mais dicas no Instagram Mabel Hipólito


Governo autoriza início de obras em três unidades de saúde do RN

Heldon Simões,

A rede de saúde pública do Rio Grande do Norte receberá novos investimentos do Governo do Estado nos próximos dias. As ordens de serviço assinadas pela governadora Fátima Bezerra na segunda-feira (17) autorizam o início de obras nos hospitais Giselda Trigueiro (HGT), no Geral João Machado (HGJM) e no Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA).

Os investimentos na infraestrutura dos prédios resolverão problemas históricos, possibilitando, entre outras ações, a habilitação para receber obras de maior porte e, no caso do Giselda Trigueiro, a abertura de 20 novos leitos para atender a população potiguar. "Dentro desse contexto de pandemia, ficou claro que é preciso, como estamos fazendo, dar cada vez mais prioridade para a rede de saúde, melhorar as estruturas dos hospitais", afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o ato de assinatura das ordens de serviço. 

A aplicação total prevista para as três obras é de R$ 814,1 mil, fazendo parte de um pacote de investimentos na saúde que supera os R$ 30 milhões, a serem aplicados ao longo de 2022. "Estamos trabalhando para garantir uma rede mais qualificada, com uma infraestrutura melhor tanto para a população, como para quem atua na saúde pública", ressaltou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Os projetos apontam para melhorias no abastecimento de água do HGT, instalação de uma microusina de oxigênio no João Machado e uma infraestrutura de segurança do CRI/CRA. "Essas obras possibilitam melhorias para regularização, com objetivo de angariar novos investimentos que estão previstos", pontuou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho. 

Além da infraestrutura, os investimentos qualificam a assistência. "Essa microusina é mais um passo que tomamos para a autossuficiência do hospital, diminuindo a dependência de abastecimento externo, justamente quando estamos ampliando os serviços no João Machado. Estamos passando pelo melhor momento em termos de investimento", completou a diretora do HGJM, Leidiane Fernandes.

O ato de assinatura das ordens de serviço também foi acompanhado pelo vice-governador Antenor Roberto, o subsecretário de gestão da Sesap Elan Miranda, o diretor do HGT André Prudente, a diretora-geral do CRI/CRA Antônia Célia Sales e os representantes das empresas responsáveis pelas obras.


A importância do dentista no transplante de medula óssea

Heldon Simões,

Simone Norat Campos - Dentista Casa Durval Paiva - CRO/RN 1784

O paciente que irá se submeter a um transplante de medula óssea, terá que passar por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de oferecer suporte em todas as suas necessidades, incluindo o cuidado com a saúde bucal.

O transplante de medula óssea ou de células tronco hematopoiéticas, consiste na substituição de uma medula doente, por uma medula saudável e é um tratamento proposto para doenças que afetam as células do sangue, como leucemias e linfomas, assim como doenças mieloproliferativas, hemoglobinopatias, alguns tumores sólidos e algumas doenças autoimunes.

A odontologia atua em três fases do tratamento, no pré-transplante, durante e após o transplante. No pré-transplante, o objetivo é avaliar o paciente, quanto ao risco de infecções, que possam vir complicar a qualidade de vida, durante o tratamento. Daí a importância da inserção e participação do dentista na equipe multidisciplinar, na fase pré-transplante, atuando na remoção de dentes cariados, sem indicação de restauração, dentes envolvidos em periodontite e dentes que podem causar pericoronarite (inflamação que envolve o dente siso), pelo menos duas semanas antes do início da quimioterapia.

Durante o transplante, o paciente precisa do acompanhamento direto da odontologia, a fim de identificar e tratar, precocemente, infecções oportunistas ou lesões bucais, que surgem em decorrência da baixa imunidade, causada pela quimioterapia, ao qual o paciente é submetido. O paciente recebe orientações da necessidade da higiene oral mais rigorosa, com escovas macias e cremes dentais específicos, soluções antimicrobianas, uso do fio dental, permitindo um controle de uma higiene oral adequada. 

Enquanto estiver internado, o paciente deve receber a laserterapia, tanto para prevenção, como para tratamento da mucosite oral (inflamação da mucosa), e crioterapia (terapia com gelo), em casos específicos. A mucosite oral é uma condição muito dolorosa, que afeta não só a boca, mas também todo o trato gastrointestinal, constituindo uma porta de entrada para microrganismos. 

No pós-transplante de medula óssea, os pacientes podem desenvolver uma série de complicações bucais, como infecções por fungos, bactérias ou vírus, além de xerostomia (boca seca), problemas gengivais, como sangramento, e nos pacientes que recebem transplante alogênico, podem desenvolver a doença do enxerto contra o hospedeiro, que é a possibilidade da célula do doador (enxerto) reagir contra o organismo do paciente (hospedeiro). Os cuidados da odontologia devem ser oferecidos até que se completem cem dias pós-transplante.

Há evidências científicas que a remoção dos focos de infecção, através de restaurações, extrações de dente com risco de infecção, higiene oral adequada, com o uso de clorexidina a 0,12% associado, reduz a incidência de mucosite oral, além de pneumonia aspirativa. O risco de complicação oral cai de 40% para 12%. É preciso que mais dentistas se capacitem para atender esse público, que precisa de cuidados.

O serviço odontológico da Casa Durval Paiva, instituição que acolhe crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, em Natal, já acompanhou uma média de quinze pacientes que se submeteram ao transplante de medula óssea, conferindo uma melhor qualidade de vida a eles, contribuindo para o sucesso do transplante.

Hora do almoço pede por pratos do Lunch Menu do Outback

Heldon Simões,

Com a maioria das empresas voltando ao trabalho presencial ou parcial fica a pergunta: onde almoçar hoje? E a resposta é: no Outback Steakhouse. O restaurante que é sinônimo de encontro entre família e amigos também oferece um menu criado especialmente para a hora do almoço, repleto de pratos saborosos com ótimo custo-benefício. O Lunch Menu traz o Bold Flavour especi al do Outback com direito a entrada, prato principal e acompanhamento por um preço único.

Começando pelas entradas, é possível escolher uma das três opções disponíveis do cardápio: 
Caesar Salad, combinação de alface, queijo Grana Padano, croutons e molho Caesar, El Ranchito Salad, que leva alface, cenoura, repolho roxo, mix de queijos, bacon e tiras de tortillas crocantes e molho Barbecue Ranch, ou a sopa do dia, a Walkabout Soup – Cup, que pode ser a Homemade Onion Soup, de cebolas, ou a Potato Soup, de batatas.


O Lunch Menu é dividido em três faixas de preço, conforme o prato principal escolhido. Entre as opções por R$ 49,90, duas boas dicas são o Chicken Fingers Jumbo, quatro pedaços crocantes de peito de frango empanado servidos com molho Honey Mustard, Chicken On The Barbie, suculento peito de frango de cerca de 230 g grelhado em chama aberta, servido com o molho Barbecue, e a Pasta Primavera,Fettuccine al dente com legumes, refogado com um cremoso molho Alfredo e coberto com queijo Grana Padano para completar o blend de sabores.

Por R$ 59,90, algumas das opções são o Toowoomba Pasta, combinação de camarões e champignons, temperada com ervas finas e servida com fettuccine refogado ao molho Alfredo, Tilapia Filet, que traz cerca de 240 g de tilápia preparada na chapa e ser vida com o molho Tartare, ou a famosa Junior Ribs, na versão meia costela grelhada em chama aberta e temperada com blend de especiarias.

Entre os acompanhamos do Lunch Menu estão a Aussie Mac N’ Cheese, pasta caracolina com creme de queijos e crumble de crouton, Arroz Tasmânia, união de arroz com lâminas de amêndoas crocantes, champignons, cebolinha, pimentão vermelho e um toque de li mão, e Legumes ao vapor, brócolis, couve-flor, cenoura e ervilha torta preparados com manteiga ao vapor.

O Lunch Menu é válido de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 12h às 15h. Os pratos de massa e Ribs Rice não possuem acompanhamento, por já serem completos.


Psicóloga especialista em luto do Grupo Morada discute como lidar com a perda de pai ou mãe

Heldon Simões,

O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no fim de fevereiro de 2020. Cerca de um ano e meio depois, o país já ultrapassa a marca de 600 mil mortes em decorrência do vírus, sendo, portanto, incalculável o número de pais e filhos afetados por essas perdas. Segundo Beatriz Mendes, psicóloga especialista em luto do Grupo Morada, há maneiras de prosseguir sem esse porto seguro, sem esquecer alguém tão especial. "Não esquecemos quem amamos, quem marca a nossa história. Seguir em frente não significa esquecer, mas integrar essa pessoa em nossa vida de um outro modo", enfatiza.

"Integralizamos a ideia de que quem amamos não existe mais presente fisicamente, mas ela segue em nossa história, nas nossas memórias e em tudo o que somos. Honrar isso é importante e pode nos ajudar a seguir em frente", continua a psicóloga.

O Brasil tem um órfão por covid-19 a cada cinco minutos, segundo pesquisa publicada no periódico The Lancet, em que cientistas estimam que mais de 1,5 milhão de crianças perderam pelo menos um dos pais, avós ou outro responsável devido à covid-19. O número gera preocupação entre especialistas, os quais associam a perda a um maior risco de efeitos sobre a saúde, segurança e bem-estar. O estudo revela que o Brasil é o segundo país mais afetado pelo problema.

Seguir em frenteSuperar a morte de um pai ou mãe não se revela fácil, pois trata-se de uma figura afetiva essencial para o nosso crescimento e desenvolvimento como adultos sadios e cidadãos. Beatriz Mendes comenta que a ideia de superar é "complicada", pois o luto não é um obstáculo que, após superado, deixa de existir.

"A perda é uma vivência que marca nossa biografia para sempre, e a forma de olhar para essa marca pode se transformar ao longo do tempo. Diante de uma perda, somos convocados a atribuir significados. Somos lançados, também, em um processo de readaptação ao mundo e à nossa própria vida. A forma de lidar com isso será variada, e será fundamental haver apoio e suporte das pessoas que são significativas, além de respeito ao próprio sentir, ao próprio processo", explica.

Lembrança
A morte do ator, humorista e diretor Paulo Gustavo, em maio de 2021, por complicações da covid-19, foi uma das mais comoventes do país. Ele tinha 42 anos e deixou dois filhos de, à época, 1 ano de idade, Romeu e Gael, cuja criação é, hoje, dividida com a mãe de Paulo, dona Déa Lúcia, segundo Thales Bretas, viúvo do artista. O dermatologista disse que tenta manter viva a memória do marido dentro de casa, relembrando a trajetória e realizações de Paulo para que os filhos cresçam com a imagem do pai.

"Toda obra do Paulo está eternizada e o amor por ela está dentro da gente. Quero que os meninos [filhos] cresçam cientes de tudo isso. Sempre mostro coisas para eles. Meu plano é evidenciar para meus filhos o orgulho que temos do Paulo. Ele é importante para o Brasil, para a história do movimento gay e vai para sempre ser importante", declarou.

A psicóloga Beatriz Mendes frisa que o luto não tem prazo de validade. Assim, cada um vai vivê-lo de um jeito singular, sendo o sofrimento imensurável. "Não podemos comparar dores, assim como vínculos. Cada qual sabe da história vivida e tem um modo de se articular com a sua dor, o seu luto. Não somos pessoas ruins por não atendermos a uma demanda social de modos de viver o luto", ressalta Beatriz.

Para ela, a forma de lidar será compatível com os recursos de enfrentamento de cada um, pois o luto é um processo natural, capaz de modificar os caminhos da nossa vida. "Entender que não precisamos passar por isso sozinhos pode ser uma forma de lidar de modo mais salutar. Apesar disso, é preciso lembrar que, diante de uma dificuldade significativa de retornar a uma rearticulação com a vida, é importante ponderar sobre a possibilidade de pedir ajuda a um profissional", conclui.

Turma do VilinhaFalar sobre a morte ainda é um grande tabu entre as pessoas, e quando se trata de conversar sobre a perda com as crianças, a dificuldade se amplia, pois, para muitos familiares, a criança deve ser mantida o mais distante possível dessa realidade. Porém, falar com os pequenos sobre a perda é algo estritamente importante e necessário para prepará-los melhor para os diversos momentos de perda que eles irão vivenciar na vida.

Por isso, o Morada da Paz oferece o projeto “Turma do Vilinha”, uma iniciativa que tem o objetivo de oferecer informações aos adultos e desmitificar o debate a respeito do luto infantil.

O projeto retrata a história do garoto Vilinha, que vivencia um momento de transição com a sua amiguinha, a lagarta Lalá, e, com isso, passa a conversar com seus amiguinhos sobre o processo de luto, de forma leve e dinâmica.

O projeto contém um livro sobre a história do Vilinha, jogos educativos, vídeos e cartilhas que irão se aprofundar nas estórias dos outros personagens. Todo o material está disponibilizado gratuitamente no site www.turmadovilinha.com.br.

Iniciativa
O Governo do Rio Grande do Norte sancionou a lei que criou, neste mês, o RN Acolhe, Programa Estadual de Proteção às crianças e aos adolescentes órfãos de vítimas da pandemia.

A iniciativa, trazida pelo Programa Nordeste Acolhe, que faz parte do Consórcio Nordeste, saiu na frente em relação à sugestão dada na CPI da Covid para indenizar crianças e adolescentes órfãos de vítimas da covid-19. Além do RN, outros dois estados nordestinos já liberaram o auxílio.

A partir de fevereiro, 66 crianças devem receber o benefício, em 33 municípios do estado. O valor mensal será de R$ 500, entregue a cada órfão, até que ele complete 18 anos.


Lei prevê cassação de inscrição de postos que fraudarem bombas de combustíveis

Heldon Simões,

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, sancionou legislação que pretende punir postos por irregularidades em bombas de combustíveis. A Lei nº 11.057/2022, publicada no Diário Oficial sábado (15), trata da aplicação de penalidades e a cassação da eficácia da inscrição no cadastro de contribuinte do ICMS, por fraude metrológica na revenda varejista de combustíveis.


O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado estadual Hermano Morais e aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa. Os infratores ficarão sujeitos à aplicação de sanções administrativas, como multa, suspensão temporária de funcionamento do estabelecimento e cassação da inscrição do ICMS, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis.

A multa pode variar entre 5 mil e 50 mil UFIRNs (indexador fiscal que no estado é de R$ 1) e será graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida, a condição econômica do infrator e seus antecedentes.

A lei determina que a cassação implicará aos sócios do estabelecimento penalizado, pessoas físicas ou jurídicas, o impedimento de exercerem o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto daquele, pelo prazo de cinco anos.

As infrações serão apuradas na forma estabelecida pela Secretaria de Estado da Tributação e comprovadas por meio de laudo elaborado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN). A publicação pode ser acessada neste link: https://url.gratis/ldRRAb .


Thiago Ventura apresenta o show "Modo Efetivo" no Teatro Riachuelo

Heldon Simões,

Thiago Ventura volta a Natal com o seu novo show “Modo Efetivo”. A apresentação será no dia 05 de fevereiro, no Teatro Riachuelo.

Em seu quarto show solo Ventura se aproxima mais uma vez da realidade do público falando sobre os primeiros relacionamentos amorosos, sexualidade e as relações cotidianas.

Sobre Thiago Ventura

Administrador de empresas e ex-bancário, Thiago Ventura Iniciou sua carreira como comediante em 2010 e desde então se apresentou nos maiores festivais, casas de comédia e teatros do Brasil.

Com mais de 5 milhões de inscritos em seu canal de Youtube, seus vídeos alcançam resultados surpreendentes. Alguns deles já geraram mais de 20 mil compartilhamentos e cerca de 50 milhões de views. Nas redes sociais, o humorista também é sucesso, acumulando mais de 6 milhões de seguidores no Instagram.

Thiago é um dos maiores comediantes de stand up comedy da atualidade. Com sua personalidade irreverente, se destacou no cenário da comédia com o estilo "de quebrada" e por fazer piada com assuntos do dia a dia e vivências da periferia, fazendo com que milhares de pessoas que nunca haviam estado no teatro, pudessem se identificar e rir.

Realizou inúmeras turnês nacionais e internacionais com os shows “Isso é Tudo O Que eu Tenho”, “Só Agradece” e “Pokas”. Atualmente está em seu 4o solo de stand up o “Modo Efetivo”. É fenômeno de público e crítica por onde passa, já participou dos maiores festivais de comédia do Brasil. Faz parte do elenco dos grupos: 4 Amigos, Comédia ao Vivo e a Culpa é do Cabral. Em 2017 e 2018 fez turnê internacional no Japão, Estados Unidos e Europa (Lisboa, Dublin, Gaway, Amsterdã, Bruxelas, Londres e Paris).

Em 2019, fez parte de uma grande projeto de comédia internacional da Netflix, o especial de stand up "Comediantes do Mundo”, participou dele ao lado dos comediantes Afonso Padilha e Mhel Marrer. Nesse mesmo ano, foi o primeiro comediante de stand up comedy a ganhar o Prêmio de Humor idealizado por Fábio Porchat na categoria Melhor Texto com o show solo “Só Agradece”.

Em 2.020 estreou seu especial de comédia “Pokas”, na Netflix, no dia 02 de julho. Nesse especial divertido, ele fez piada com a vida na quebrada, deixando claro que ações falam mais do que palavras. Em São Paulo, o espetáculo ficou em cartaz no ano de 2019 no Teatro Frei Caneca e foi assistido por mais de 100 mil de pessoas. Agora o espetáculo ganha o mundo por meio da Netflix. A apresentação está disponível na plataforma e ficou entre os top 10 durante algumas semanas, a gravação aconteceu em dezembro de 2.019 no Teatro Liberdade, na capital de São Paulo.

SERVIÇO

THIAGO VENTURA – MODO EFETIVO

Sábado, 05 de fevereiro, às 21h, no Teatro Riachuelo

Duração: 70 min

Classificação: 12 anos

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Bilheteria do Teatro Riachuelo (Terça a sábado, das 14h às 20h) ou no site uhuu.com

Atendimento: [email protected]

*Para acessar o Teatro é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19



Casa Durval Paiva inicia campanha de doação de material escolar

Heldon Simões,

A Casa Durval Paiva inicia uma campanha de arrecadação de material escolar, para atender a demanda do ano letivo das crianças e adolescentes, durante o tratamento do câncer e doenças hematológicas crônicas, acolhidos pela instituição. Quem quiser ajudar, pode doar: estojo de lápis, mochila, coleções de giz de cera, hidrocor e de madeira, tinta guache, tesoura, borracha, cadernos de brochura, de 01, 10 e 12 matérias, réguas de 20 e 30 cm, corretivo, marca texto, pasta larga transparente, papel madeira, cartinha comum, EVA, colas branca, bastão e de isopor. O material poderá ser entregue na instituição, que fica na Rua Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho.

Em 2021, foram entregues 47 kits escolares e 110 pacientes foram atendidos pelo setor pedagógico da instituição. Mesmo em tratamento, os pacientes seguem a rotina escolar, como forma de construir o seu futuro. Para isso, a Casa Durval Paiva dispõe de projetos, que garantem a continuidade dos estudos regulares, bem como, aulas profissionalizantes, como ensino de fotografia, robótica, informática e musicalização.

Dentre todos os outros processos de tratamento, realizados pela equipe multidisciplinar, a educação é vista com olhos especiais na CDP, que tem a perspectiva de minimizar as perdas educacionais, ocasionadas pelas dificuldades de acesso à escola ou pelo afastamento escolar total/parcial, devido ao tratamento de saúde. Assim, garantindo a inclusão e a reinserção social, após a alta médica, com qualidade de vida.

Primeiro cinema solar do Brasil chega a Natal Neste Sábado

Heldon Simões,

A magia do cinema movida à energia solar é a proposta do projeto Cinesolar. Após exibições no interior do estado no mês de dezembro, o projeto retorna ao Rio Grande do Norte no mês de janeiro realizando atividades em Natal, no dia 22, na Cidade da Esperança, com exibição de curtas-metragens brasileiros e do longa Cine Holliúdy.

Lançado em 2013, o projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para comunidade local.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialogam de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável”, destaca Cynthia Alario - coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

“Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, afirma Flavio Suchek, diretor de Novos Negócios e Empréstimos do Banco Votorantim.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

O Cinesolar - circuito Natal é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocinio do Banco Votorantim e realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO:

Natal - Data: 22/01 – Sábado

14h30 às 17h – Oficinema solar

18h Sessão Curtas e 19h Filme Cine Holliúdy
Local: Praça da Igreja Nossa Sra. da Esperança - Praça Matriz
Endereço: Rua Adolfo Gordo, s/n - Cidade da Esperança - Natal

Local em caso de chuva: Rua da Campina Grande com Rua das Cajazeiras



Conheça os principais cuidados com a pele no verão

Heldon Simões,

O verão é uma das estações mais esperadas no Brasil, principalmente em estados que possuem praias, como no Rio Grande do Norte. Sol, mar, pele bronzeada são características típicas dessa época do ano. Outro fator importante são os cuidados que precisam ser adotados para a saúde do corpo.

O câncer de pele é muito frequente no Brasil e no mundo. Cuidados simples podem ajudar a prevenir, confira as dicas do dermatologista do Sistema Hapvida, Dr. Arnóbio Pacheco.


“Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos (entre 10h e 16h), bem como utilizar óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol. O uso de filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou mais é fundamental, principalmente quando a exposição ao sol é inevitável”.


De acordo com o dermatologista, os principais tipos mais comuns são “câncer de pele melanoma que tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, comum em adultos brancos e câncer de pele não melanoma, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País”.


Os principais sintomas da doença são manchas pruriginosas (que coçam), descamam ou sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam em 4 semanas. Para que o diagnóstico seja feito é necessário um exame clínico ou a utilização de uma “Dermatoscopia". Em alguns casos é preciso realizar uma biópsia.


O tratamento consiste na retirada da lesão, podendo ser indicadas, além de cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia, conforme cada caso. Existe também a terapia fotodinâmica (uso de um creme fotossensível e posterior aplicação de uma fonte de luz).



Complexo Cultural Rampa e UFRN firmam parceria para lançamento de livro sobre Augusto Severo

Heldon Simões,

Neste ano, completa 120 anos do encantamento de Augusto Severo, expoente norte-rio-grandense, político, jornalista, inventor e aeronauta de relevância internacional. A data marca a realização do seu invento mais ousado, o Pax, dirigível que explodiu em Paris durante seu primeiro voo experimental. Com o objetivo de recuperar essa memória histórica e tornar ainda mais conhecido esse personagem, diversas parcerias e homenagens estão em curso. Uma delas envolve o Complexo Cultural Rampa e a UFRN, com a publicação do livro “Os balões de Augusto Severo”, do escritor Rodrigo Visoni.

As tratativas para essa parceria foram firmadas por Gustavo Wanderley, curador do projeto Rampa - arte museu paisagem e pela professora  Ângela Paiva, coordenadora do Parque Científico Tecnológico do Rio Grande do Norte Augusto Severo (PAX/UFRN), em reunião realizada na última terça-feira, 11, na Governadoria, exatamente no dia em se celebrava os 158 anos do nascimento de Augusto Severo. O encontro capitaneado pelo vice-governador do Estado, Antenor Roberto, contou com diversas entidades ligadas ao tema.

A publicação do livro deverá ser a primeira do selo Rampa Edições, do projeto Rampa - arte museu paisagem, em parceria com a Editora da UFRN e projeto PAX. Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2022, o espaço Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis, está na fase de criação do acervo e do programa educativo.

Segundo Gustavo Wanderley, curador do Rampa - arte museu paisagem, apoiar esse tipo de obra está diretamente relacionado ao propósito do complexo, que além de abrigar exposições de arte, quer oportunizar o desenvolvimento humano e de novas ideias. “Mais do que revelar um homem que inventou uma máquina, falar de Augusto Severo é falar de um jovem inquieto que conseguiu imaginar-se voando. Com essa publicação, queremos impulsionar a memória de alguém que sonhou e conseguiu. Queremos pensar e fomentar a potência do sonho, a potência do realizar”, explica o curador.

Para Ângela Paiva, representante da UFRN, a parceria reforça o compromisso com a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania da instituição. “O livro dialoga diretamente com a exposição que está em planejamento para a Rampa inspirada no sonho e no voar que moveram a criança, o jovem e o homem Augusto Severo. Sem dúvida, realizar parcerias como essa é de extrema relevância para todas as instituições que lidam com a história e a memória no Estado do Rio Grande do Norte”, aponta a professora.

Resultado de anos de pesquisa, o livro “Os balões de Augusto Severo”, de Rodrigo Moura Visoni, é ricamente ilustrado e resgata a vida e a obra de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, que foi concorrente de Alberto Santos Dumont na busca pela dirigibilidade aérea. Augusto Severo foi o projetista dos dois primeiros dirigíveis semirrígidos do mundo, o Bartholomeu de Gusmão (1894) e o Pax (1902), e inventor de novos tipos de motores e engenhos aéreos. 

Funvic Educacoin Natal disputará a Copa Brasil nesta quarta, em BH

Heldon Simões,

O Funvic Educacoin Natal volta à quadra nesta quarta-feira, dia 19. O único representante do Nordeste na principal competição do país vai a Belo Horizonte para as quartas de final da Copa Brasil. Oitavo colocado no turno, terá pela frente o líder Fiat/Gerdau/Minas, a partir das 19h, na Arena Minas, com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. O time será dirigido pelo auxiliar técnico, Adalberto Lopes Nobrega Fragoso, uma vez que o técnico João Marcondes segue internado para o tratamento da Covid-19.

O surto de Covid-19, aliás, atrapalhou os planos do Funvic Educacoin Natal neste começo de returno. Com vários jogadores e membros da comissão técnica positivados, o time teve de adiar suas duas primeiras partidas pela Superliga 21/22, diante do Vôlei Goiás e do Vôlei Brasília, respectivamente. E agora, depois de cumprir os protocolos de isolamento, o grupo poderá fazer seu primeiro jogo em 2022 pela Copa Brasil. 

Adalberto Fragoso acredita em um jogo bastante duro. “Não será nada fácil, pois estamos voltando de um isolamento, que acabou influenciando na parte física. Também não podemos deixar de destacar a força do adversário, que atravessa um ótimo momento e jogará em casa. Mas vamos com o pensamento de neutralizar as melhores jogadas e impor nosso ritmo”, afirma.

O auxiliar ainda comenta que a ausência de João Marcondes será um motivador para o grupo. “Estamos todos torcendo muito pela recuperação dele. Vamos entrar motivados por isso e querendo bons resultados para dedicar ao João. Vamos jogar para ele”, explica Adalberto.

Caso consiga superar o time mineiro, o Funvic Educacoin Natal enfrentará nas semifinais o vencedor do duelo entre Sesi-SP e Vedacit Vôlei Guarulhos. Já a retomada dos compromissos pela Superliga 21/22 está marcada para o sábado, dia 22, em São Paulo. O Funvic Educacoin Natal enfrentará o Sesi-SP, a partir das 20h, no ginásio da Vila Leopoldina, partida válida pela terceira rodada do returno. 

Sobre a Funvic
A FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã é uma fundação educacional privada sem fins lucrativos, com sede na cidade de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, no Brasil; localizada no principal eixo socioeconômico da América Latina, situada entre as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre a Educacoin
O objetivo do Educacoin é incorporar a integridade do desejo de cada aluno de continuar seus estudos em qualquer país do mundo. Os tokens acionados por Blockchain – Educacoin – EDC – oferecem a oportunidade de aumentar substancialmente a motivação e o envolvimento dos alunos na educação formal e informal. A Educacoin está comprometida com a sociedade internacional para direcionar o mundo a um nível sem precedentes de oportunidades e possibilidades, “abrindo a porta” para crianças e adolescentes perseguirem seus sonhos de acesso à educação por meio da tecnologia.


Com loja de 900 m², Pittsburg participa do veraneio em Pirangi

Heldon Simões,

Janeiro está agitado em Pirangi e por lá os veranistas têm o melhor sabor para aproveitar a estação mais quente do ano com a loja do Pittsburg na praia. No local, está sendo oferecido o melhor do cardápio da rede que já é tradição em Natal quando o assunto é um bom lanche e um divertido bate-papo com os amigos.

Com uma grande estrutura, a loja do Pittsburg em Pirangi está funcionando todos os dias, de domingo à quinta, das 17h às 01h e sexta e sábado, das 17h às 05h. Para este verão, são esperados aproximadamente 20 mil visitantes no Point do Verão.

O espaço tem 900m² e contempla, além da lanchonete, uma maravilhosa Área Kids para os pais aproveitarem com toda a família. No cardápio, são diversas opções de sanduíches, beirutes e as melhores sobremesas para refrescar o calorão.

Além da loja na praia, o Pittsburg está participando também em Pirangi dos grandes shows na Ilha Ecomax. A rede montou sua operação Express, com o cardápio reduzido, para o público aproveitar também o melhor do sabor nos shows. Mais informações no instagram oficial da rede @pittsburgbr.



Novo decreto disciplina medidas para contenção da Covid e da Influenza

Heldon Simões,

O Governo do Estado publica no Diário Oficial desta terça-feira (18), o Decreto n° 1.265, de 17 de janeiro de 2022, com regras para contenção da transmissão da nova variante da Covid-19 - a Ômicron - e do vírus da gripe influenza. As medidas foram discutidas durante todo o dia com representantes do empresariado, do Tribunal de Justiça, dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, do Tribunal de Contas do Estado, da Defensoria Pública Estadual, da Procuradoria Geral do Estado, da Universidade Estadual do RN e com prefeitos através da federação e associações de municípios.

O decreto traz medidas baseadas na Recomendação n° 33 do Comitê de Especialistas da SESAP/RN para o Enfrentamento da Pandemia pela COVID-19. As medidas são a exigência do passaporte vacinal, como já existe, com maior rigor para os eventos públicos e privados, bares e restaurantes, tanto em áreas fechadas como em áreas livres com capacidade acima de 100 pessoas. Centros comerciais e shoppings com ar-condicionado também devem exigir o passaporte da vacina.

Recomenda ainda aos municípios a suspensão de todos os eventos de rua até 16 de fevereiro, uma vez que nestes casos não é possível exigir o passaporte vacinal.

As novas regras começam a vigorar na próxima sexta-feira, dia 21/01. Há a possibilidade de rediscussão das medidas dentro do prazo de vigência, se a situação de contágio se reverter significativamente.

Permanece em vigor o dever geral de proteção individual no Estado do Rio Grande do Norte, consistente no uso obrigatório de máscara de proteção facial por todos aqueles que, independentemente do local de destino ou naturalidade, ingressarem no território do Rio Grande do Norte.

Os suspeitos por apresentarem sintomas da COVID-19 deverão ser afastados de todas as atividades e instruídos a permanecer em isolamento total, nos termos do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, caso confirmada a contaminação ou inconclusivos os resultados dos exames, até que sejam cessados, neste último caso, os motivos da suspeita de contaminação.

Os segmentos socioeconômicos de alimentação, a exemplo de bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar deverão realizar o controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências, mediante comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização, nos termos do Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021. Ficam dispensados da obrigatoriedade prevista no caput deste artigo os estabelecimentos de alimentação em locais abertos com capacidade máxima de 100 pessoas.

Os municípios também foram orientados a reorganizar as feiras livres e similares, de modo a assegurar o distanciamento social, evitando-se aglomeração de pessoas e contatos proximais, mantendo as condições de higiene dos respectivos ambientes.

Para cumprimento das disposições contidas no decreto, o Estado do Rio Grande do Norte disponibilizará suas forças de segurança aos municípios, por meio das operações do Programa Pacto Pela Vida. Fernando Mineiro, coordenador do Pacto Pela Vida, destaca a importância na condição de agente fiscalizador.

1-20 de 3146