Vitamina D: dermatologista orienta como adquirir a substância da melhor forma

Gerlane Lima,
Divulgação
Tomar sol, é uma das formas de garantir a produção da vitamina D, mas é preciso ter alguns cuidados.

A Vitamina D voltou a ganhar destaque por causa da pandemia do novo coronavírus e por ter um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Tomar sol, é uma das formas de garantir a produção da vitamina D, mas é preciso ter alguns cuidados para não se expor a radiação solar de maneira prejudicial.

''Para que ela se transforma na sua forma ativa precisa da radiação presente no sol chamada de UVB que só está presente das 10h da manhã às 14h da tarde e não ao longo de todo o dia. Essa mesma radiação é responsável também pela formação do câncer de pele, por isso oriento de forma correta, eficiente e protegida'', afirma a dermatologista do Hapvida Saúde, Mirella Fulco.

A especialista reforça '' a pessoa sempre vai expor a uma parcela do sol referente, por exemplo, a região do dorso da mão. Nunca regiões que são fotoexpostas diárias, como normalmente o paciente expõe rosto, braços, colo, a radiação no dia a dia, essas partes devem evitar. Esse nutriente que tem como principal função permitir que o cálcio seja absorvido para manter a saúde dos ossos, é associado com outras doenças.

"A vitamina D vai estar associada, por exemplo, às doenças cardiovasculares e os estudos mostram que também estão associadas aos quadros depressivos. Por isso, os benefícios devem ser levados em consideração já que o ideal é se expor, diariamente, no período das 10h às 15 horas, mas somente por 10 a 15 minutos, sem proteção solar'', explica a médica.

 A substância é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.  Pode até ser encontrada em alguns alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, leite, ovos, mas como a quantidade é pequena '' é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos. Por isso, a principal fonte no nosso organismo vem da ação da luz solar", orienta a dermatologista Mirella Fulco.

Tags: dermatologista Hapvida Mirella Fulco vitamina d
A+ A-