Tecnologia proporciona cirurgia de implante dentário sem dor

Gerlane Lima,

Associar procedimentos dentários à dor é uma ideia que tem ficado para trás. A tecnologia é quem tem mudado esse cenário e, por meio das cirurgias guiadas por computadores, tem transformado o universo da odontologia mundial. A possibilidade de implantar dentes sem as temidas dores ou o sangramento excessivo, chamou recentemente a atenção do professor Edson da Silva Lima. “Eu já vinha em visitas ao dentista desde fevereiro, e descobri sobre a cirurgia guiada por computador. Só tinha dentes na parte inferior e isso me incomodava. Poder implantar dentes e no outro dia e ir trabalhar normalmente é muito bom. Além disso, só saber que não teria dor, facilitou muito”, relata.

Os implantes do professor Edson foram realizados pelo cirurgião bucomaxilofacial Rodrigo Rodrigues. O especialista conta que os avanços tecnológicos facilitam a vida de quem procura corrigir o sorriso. “A cirurgia é indicada para qualquer paciente que necessite de implantes, por perda total ou parcial dos dentes. A tecnologia implementada no procedimento vem revolucionando a vida de muitas pessoas, em especial, aqueles que tinham medo de tratamentos odontológicos, que podem ser atendidos com a certeza que terão o mínimo de dor” explica.

Ainda segundo o dentista, no método convencional de cirurgia para implantes, o paciente é exposto aos cortes para que sejam inseridos os implantes, o que torna a recuperação mais longa e cuidadosa. “Na cirurgia guiada, não são necessários cortes, pois o cirurgião opera através de uma guia 100% virtual e feita previamente, que auxilia na remoção do tecido gengival unicamente no ponto do implante, o que torna o procedimento mais rápido, além de mais seguro e assertivo que o tradicional, devido ao planejamento prévio, que evita possíveis imprevistos”, assegura.

Levando em consideração que o tempo cirúrgico é reduzido, nessa técnica guiada o pós-operatório é mais agradável e diminui a morbidade e o uso de medicamentos para dor, como ressalta Dr. Rodrigo. “Os benefícios são vários, como o conforto associado ao mínimo de trauma, rapidez na execução e qualidade final no resultado do tratamento. Esses fatores permitem que o pós seja otimizado. Na maioria dos casos, o paciente consegue voltar à sua rotina de trabalho no dia seguinte ao procedimento”, detalha.

Implantes dentários no Brasil

Um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo) mostrou que cerca de 800 mil implantes são realizados anualmente no Brasil. Sobre próteses dentarias, a pesquisa revela que 2,4 milhões são produzidas no país. Além disso, o levantamento revelou que 16 milhões de pessoas não possuem dentes e outros 14 milhões perderam algum dente, o que justifica a grande procura por implantes dentários.

Tags: cirurgia dentário implante sem dor
A+ A-