A importância da alimentação na primeira infância

Gerlane Lima,

É considerada a primeira infância a faixa etária de zero a seis anos. Nesse período a alimentação se divide em duas etapas, como explica o nutricionista do Hapvida, Alexandre Neves. “O leite materno é o alimento essencial na dieta dos bebês, todos os nutrientes que a criança necessita para se desenvolver com saúde são fornecidos por meio da amamentação”, disse.

Segundo o nutricionista, após os seis meses de vida já é possível iniciar a alimentação dos pequenos com outros tipos de alimento, devendo manter a amamentação como complemento. “O ideal é iniciar com os legumes, pode colocar uma carne mais pastosa e deixar a criança à vontade para sentir a comida, tocar com as mãos isso faz parte do processo”, completa.

O especialista alerta que com o passar da idade a criança vai ficando mais seletiva, mas, é importante não deixar de oferecer os alimentos mais saudáveis e usar a criatividade na hora da preparação. “Os alimentos industrializados se utilizam de outras artimanhas para conquistar a criançada, as embalagens por exemplo são super atrativas e coloridas, saber lidar com esses percalços também vai ajudar a manter o foco na dieta rica em nutrientes”, frisa.

De acordo com o Dr. Alexandre, a alimentação dos pais também  têm forte influência na nutrição das crianças.

Tags: Alexandre Neves Hapvida nutricionista
A+ A-