Redes sociais: o uso adequado é fundamental para conseguir um emprego

Blog SerMídia,

A tecnologia está presente em quase tudo no nosso dia a dia, mas as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como se comportar no mundo virtual. “É importante enxergar suas redes sociais como uma vitrine para oportunidades profissionais”, diz a especialista em marketing de influência digital Aline Bak. “Se você está em busca de trabalho, saiba que a sua presença nas redes sociais é um cartão de visitas”, alerta ela. 

Quando se está procurando recolocação, a consultora recomenda atenção a detalhes que podem fazer a diferença no decorrer de processos seletivos. Veja abaixo 5 dicas de etiqueta virtual no mundo do trabalho para você deixar as suas redes sociais mais atrativas para os recrutadores e aumentar suas chances de conseguir um emprego:

  1. Nada de disseminar ódio ou preconceitos de qualquer tipo. “Os recrutadores não costumam eliminar candidatos por suas atividades nas redes sociais, mas é claro que postagens ofensivas podem manchar sua imagem e produzir estragos à sua reputação”.
  2. Use o bom senso e reflita bem antes de postar algo. “Pense se aquele conteúdo é de bom tom”, pondera Aline. “Tente passar nas redes sociais a sua melhor versão”.
  3. Mantenha seu Linkedin atualizado. “Isso pode lhe conferir algum tipo de destaque durante um processo seletivo”, diz a especialista. “Lembre-se que o Linkedin é uma rede social voltada para o mundo do trabalho e dos negócios, e, por isso, é hoje o lugar preferido dos recrutadores”. É importante sempre deixar seu currículo atualizado por lá e fazer postagens sobre conquistas, realizações e cursos concluídos na sua vida profissional.
  4. As fotos também devem refletir a sua imagem como profissional. “Nada deve ser forçado. O importante é que o conteúdo visual esteja alinhado com a maneira como você quer ser visto e com o cargo que deseja ocupar”, afirma a consultora.
  5. Pense nas suas redes sociais como uma ferramenta que possa ser usada a seu favor. É recomendável evidenciar o conhecimento profissional adquirido, com conteúdos aderentes à sua vivência e jornada pessoal. “Seja você mesmo, mas tente fazer postagens sobre assuntos pertinentes e que tenham como princípio fontes confiáveis."



A+ A-