Media training & eleições: a preparação de candidatos para a comunicação pública

Blog SerMídia,

                                                                                                                                                  

O que você observa na comunicação de um candidato político? O que na sua opinião é extremamente importante para a oratória de quem almeja ser eleito(a)? No treinamento de mídia para políticos, o trabalho de preparação para a comunicação assertiva ganha processos específicos. Falei sobre isso nesta quarta-feira (22) em entrevista ao Jornal 91, da 91,9FM a convite dos jornalistas Jacson Damasceno e Vanessa Camilo.

Saber se comunicar bem, e mais do que isso, saber se conectar com as pessoas, se torna requisito fundamental para quem está se preparando para a campanha que vem aí. Na história da retórica e da oratória, o direito e a política sempre estiveram presentes e são partes intrínsecas e determinantes na popularização de comportamentos e estilos de linguagens que impactaram a nossa comunicação social ao longo de séculos.

Hoje com os canais digitais, o orador candidato precisa conhecer e dominar as plataformas mais usadas pelo eleitor, o que significa ampliar os conhecimentos de comunicação digital: saber gravar vídeos, aparecer estrategicamente nos stories, fazer lives com objetivos claros, responder chats, grupos, comentários e ter a capacidade de elaborar discursos (em ambientes presenciais e online) que estejam coerentes com os desejos e as necessidades da população, com transparência e autenticidade, além de sabedoria para expor suas ideias e projetos.

No media training existem diversas técnicas de comunicação importantes para a capacitação de profissionais que estão a caminho da vida pública e para os que buscam a reeleição. Um trabalho que envolve educação midiática com vários tipos de simulações e treinamentos de discursos, que só fazem sentido se existir um entendimento claro tanto do(a) candidato(a), como do partido, sobre a importância estratégica da comunicação midiática integrada. Na Papo de Mídias, desenvolvemos uma metodologia exclusiva para atender este público. Gostou? Compartilha! *Erika Zuza


A+ A-