Flamengo bate o Grêmio em Porto Alegre e se aproxima mais um pouco do título

Edmo Sinedino,

jesusGre_09Brasileirão. Agora, 13 pontos separam o Flamengo do Palmeiras, lembrando que o rubro-negro tem uma partida a mais. Os cariocas estão cada vez mais perto do título e hoje, diante do Grêmio, novo triunfo. Lá na parte de baixo,a briga desesperada continua.

Veja jogo a jogo

O Flamengo entrou em campo com apenas três titulares. Diego Alves, Gabigol e De Arrascaeta. No primeiro tempo, melhor, poderia ter construído uma vitória maior. O time de Renato Gaúcho, a exemplo do ano passado, se perdeu nas várias mudanças e peças-chaves do esquema, parece, não se entendem. Gol de pênalti, 1 a 0, Gabriel, primeiro tempo. No segundo, nada de sufoco que dizem as manchetes. Evidente que o time gaúcho veio para cima, mas o rubro-negro se sustentou e ainda levou perigo ao gol de Paulo Vítor. Final, já com Everton Ribeiro e Rodrigo Caio em campo, merecido triunfo, mais um. O Flamengo soma 81 pontos, líder absoluto, Grêmio é quarto, com 56 pontos.

Números que precisam ser destacados:  Gabriel, com o gol deste domingo, chegou a 22 no Brasileiro. É o artilheiro. Além disso, superou a marca de 21 de Zico, que desde 1981 era o maior artilheiro rubro-negro no campeonato. O Flamengo chegou a 81 pontos, igualando o desempenho do Corinthians em 2015. Desde 2006, quando a fórmula de pontos corridos passou a ter 20 clubes, ninguém somou mais pontos. O time de Jorge Jesus, então, pode fazer história. Já o fez em número de vitórias: 25. Até então, Cruzeiro (2014), Corinthians (2015) e Palmeiras (2016) tinham 24 vitórias.

--------------------------------------

O Bahia passeou em campo no primeiro tempo. Poderia ter feito três ou quatro gols no Palmeiras. Não o fez, marcou apenas um, com Artur Kaíke, de falta, apesar das inúmeras chances e situações de gols criadas. No segundo tempo, erradamente, como fazem quase todos, se segurou demais, cedeu espaço e o Palmeiras, sem muito merecimento, empatou com um gol de Borja, com contribuição do bom goleiro Douglas Friendrich. Com o empate, o Bahia manteve a 9ª posição na tabela, com 44 pontos. O Palmeiras foi aos 68 pontos – a 13 do Flamengo, líder da Série A.

--------------------------------------

Um jogo de muitas chances desperdiçadas. Diria, sem medo de errar, que o bom time do Ceará, desde o começo do Brasileiro foi o time mais deixou de ganhar jogos atuando melhor que o adversário. Não dirita que no empate de hoje, diante da Chapecoense, foi assim, mas certamente o Vovô ainda criou mais situações de gols.

A imprensa de Chapecó ainda acredita na escapatória do rebaixamento? Ilusão, pois para mim, diante da briga de alguns grandes contra o rebaixamento - Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Ceará, creio que tanto a Chapecoense quanto o CSA estão rebaixados.

Com a vitória, a Chapecoense foi aos 25 pontos. O Verdão é o 19º colocado, a 10 pontos de deixar a zona da degola. O Ceará manteve os 36 pontos, em 15º, a apenas um pontinho de entrar no Z-4.

---------------------------------

Parece bobagem eu dizer isso, mas esse 3 a 0 do Fortaleza sobre o CSA foi muito enganoso. No futebol, quando as coisas começam a dar certo...No clássico foi assim, o Ceará melhor, mas quem marcou foi o Fortaleza. Neste domingo, surpreendentemente, o CSA veio para cima e criou boas situações e até chances de gol. Não marcou. O Leão antou de falta, em contra-ataque e num levantamento. Dois gols de zagueiro. Mas valeram os três pontos Escapou, acho, e briga por sulamericana.

O Fortaleza está na 11ª colocação no Brasileiro, com 42 pontos. Para escapar de vez do rebaixamento, precisa apenas de uma vitória em cinco jogos. O CSA é o 18º colocado, com 29 pontos, e tem que vencer cinco partidas na reta final.

------------------------------------

Corinthians 0 x 0 Internacional. Jogo de doer. Até quando o Internacional vai manter jogadores como D´Alessandro e Paolo Guerrero, entre outras murrinhas que se arrastam em campo? Como é fácil enganar nesse futebol do Brasil. No Corinthians, a lista é ainda maior. Gil, Ralf, Júnior Urso e o tal do Boseli. Futebol de cegos, de loucos. Pobres torcedores. Um festival de mal construídos, de chances desperdiçadas.

Timão e Colorado fecham a rodada com 50 pontos, seis abaixo do Grêmio, derrotado em casa pelo Flamengo. Os colorados aparecem em sétimo por terem duas vitórias a mais do que os paulistas (14 a 12). O São Paulo, que empatou com o Santos, na Vila Belmiro, está em sexto, com 53. O Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil e já garantido na Libertadores, ocupa o quinto lugar, com os mesmos 53.

-----------------------------------

E o Botafogo? Diria que, dos "grandes" que lutam contra o rebaixamento é o pior, o que tem menos recursos técnicos e, talvez, o de pior treinador. Perdeu de 1 a 0, mas o Athletico desperdiçou um pênalti (não houve) e teve outro tento anulado, mas poderia ter feito cinco, tal a fragilidade dos cariocas. Apenas seis vezes o Botafogo chegou à frente. Até quando esses treineiros e dirigentes sem qualificação vão continuar escalando e contratando ex-jogadores em atividade?

A derrota foi ruim demais para o Alvinegro, que perdeu a chance de colocar quatro pontos de distância para a zona de rebaixamento. Agora, caiu para 15º e pode perder mais uma posição caso o Cruzeiro vença o Avaí na segunda-feira. Soma 36 pontos, apenas um acima do Z-4.

-------------------------------------

A rodada de número 33 teve dois empates ontem - Fluminense 1 x 1 Atlético Mineiro e Santos 1 x 1 São Paulo. E se completa nesta segunda-feira com Vasco x Goiás e Cruzeiro e Avaí. A chance do time mineiro sair da zona de rebaixamento.

*Foto: twitter oficial do Flamengo

Tags: flamengo gabriel titulares titulo
A+ A-