Felipe Santos, seguindo os passos do pai

Edmo Sinedino,

felipesan_09Presença constante, diária nos treinos do ABC, o jovem Felipe Santos é mais uma promessa preparada, burilada pelo treinador Francisco Diá, esse, de uma forma muito especial. Não, apesar de ter jogado nas bases e no futebol amador, ele não é atleta, mas um professor de educação física que, diz claramente, quer ser treinador de futebol, assim como o pai.

Conheço o Felipe desde pequenino, fissurado por futebol (e nem poderia ser diferente) tem mais paixões esportivas. É atleta de corridas e já participou de várias, inclusive conseguindo resultados expressivos nas provas de até 25 km, mas seu negócio mesmo é aprender futebol com os mestres...e ensinar.

Vocês pensam que é brincadeira? Parem um pouco para ver esse menino analisar um treino de futebol, a forma de atuação de uma linha ou de atletas em particular. Notem o quanto ele conhece de alma de jogador, isso mesmo, Felipe vai fundo e entra mesmo na cabeça dos jogadores. Entende do riscado e é capaz de identificar, pelo jeito do cara correr se ele precisa de trabalhos correcionais.

Um dos jogadores do ABC, vi ele falando que pode render mais ainda, se melhorar sua biomecânica, a movimentação dos braços, as passadas. Em outro momento, elogiando a inteligência e modo profissional de ser do atacante Iago, dá mostras claras de conhecer sim de psicologia esportiva e ser capaz de, conversando, melhorar o rendimento ou indicar sessões de terapia.

Evidente que Felipe Santos ainda tem muito o que aprender, por isso que segue à risca o que dizem seu pai, Tostão e Romildo Freire, sem perder a chance de aprender com todo resto da comissão e em especial com o fisiologista Ricardo Melo, uma referência nacional que, por muita sorte de nós potiguares, está trabalhando em Natal, ensinando.

É claro que o treinador Francisco Diá fica feliz com o aprendizado e crescimento de Felipe, mas fala que sempre o deixou à vontade para fazer suas escolhas. Mas seus olhos brilham quando fala do filho: "vai ser um grande treinador, muito melhor, mais preparado intelectualmente que eu, mas ainda precisa de umas dicas do velhinho, claro", diz sorrindo.

*Foto: equipe de comunicação (dupla Tostão-Felipe Santos gravando o treino para correções e sugestões)

Tags: abc dia felipe santos ricardo melo tostao treinador
A+ A-