América vence o Globo e assume liderança do segundo turno

Edmo Sinedino,

mecagol_09O que digo sempre quando falo de futebol e me preocupo em não me "amarrar" ao resultado final, muitas vezes sendo injusto com a equipe derrotada. América 2 x 0 Globo, gols de Augusto e Edimar, no segundo tempo, aos 4 e 19. 

Normal, merecido? Acho que sim, mas acho que a história seria diferente se o Globo não tivesse um jogador expulso no primeiro tempo. Com o resultado, o rubro assume liderança do segundo turno.

O primeiro tempo foi um jogo quase igual, com ligeiro domínio, aparente, do rubro. No entanto, no quesito aproveitamento, diria até que nas situações de gols criadas, o Águia foi melhor. Dois atacantes atrevidos - Gabriel e Beleu (já conhecia) - colocaram o goleiro Ewerton, sempre ele, para trabalhar e garantir que a defesa rubra não fosse vazada.

O América apresentava um jogo lento, de muitos erros de base, de transição sempre atrapalhada pela lentidão dos volantes Guedes e Fabiano. A bola não chegava nos lados para as passagens dos alas e muito menos na aproximação de Lelê, que também falhava, no meu entendimento. Com isso, a atuação dos atacantes foi prejudicada. O Rômulo foi peça nula, já o Augusto ainda andou.

A expulsão de Leozinho, aos 32 minutos da primeira etapa, sem dúvida, foi decisiva para que o América entrasse com todo o fôlego para o segundo. Roberto Fernandes errou ao tirar Romarinho, mas acertou na troca de Fabiano por Rato. O jogador que veio do Potiguar de Mossoró, mesmo atuando só um tempo foi o melhor do time rubro em campo. 

O treinador contou com a sorte (tem isso sim) de marcar logo aos 4 minutos. Uma bola que explodiu na defesa e sobrou para o Augusto ganhar do zagueiro e, entrar só, marcar. 15 minutos depois, num escanteio, de cabeça, Edimar marca o segundo. 

Jogo decidido? Parecia que sim, mas o Globo ainda mostrou muita personalidade e encarou o rival de frente, chegando a levar perigo em boas situações com Jacaré, que entrou bem na partida, Beleu e Gabriel Silva.

Um bom time armado por Renatinho Potiguar que vem fazendo um trabalho muito bom de montagem do novo time do Globo. Vitória, na vantagem do homem a mais, mas merecida sim. Destaques da partida, Ewerton, Augusto Wallace Rato, melhor em campo; no Globo, Ramon, sempre bem, Beleu e Gabriel Silva, além de Jacaré. As defesas, diria, das duas equipes, vacilaram um pouco na partida.

América agora lidera o segundo turno, com dez pontos, e vai "secar" o ABC nesta terça-feira, partida contra o Santa Cruz. O alvinegro é segundo colocado com 9 pontos. O Globo, que perdeu hoje, soma 9 pontos, mas já fez seis jogos, vendo reduzidas chances de classificação á final do turno que, tudo indica, será de novo entre os dois maiores rivais.

*Foto: Canindé Pereira/AFC

Tags: america globo leozinho lideranca
A+ A-