ABC e América vencem no encerramento do "primeiro turno" da Série D

Edmo Sinedino,

kesley123_09ABC e América venceram na rodada do Brasileiro da Série D. O time rubro conseguiu sua quarta vitória consecutiva, já o alvinegro, para alívio da torcida, voltou a vencer depois de três jogos sem marcar um gol, dois empates e uma derrota. O Globo empatou com o Campinense, em casa, enquanto o Potiguar de Mossoró foi goleado pelo Itabaiana, lá em Sergipe.

O lado muito positivo na vitória do ABC, magra, apenas 1 a 0, foi o fato da equipe ter voltado, de verdade, a jogar bem. Pelo menos foi o que vi. E o motivo disso ter acontecido é muito simples de entender: as grandes atuações de Berguinho, mesmo tendo perdido chances claras de gol, e João Paulo, que também desperdiçou as suas.

O ABC praticamente mandou a partida inteira, tendo no goleiro Rafael um quase espectador da partida. E mesmo quando atacado, o que raramente acontecia, tirava proveito da subida do adversário e armava contra-ataques rápidos, comandados por Valderrama, Berguinho ou João Paulo.

No primeiro tempo, Kesley e João Paulo tiveram as primeiras oportunidades de marcar, obrigado o goleiro Igor aparecer. Logo aos 19 minutos, o gol de Kesley (foto), um indicativo, pelo volume apresentado, que viria goleada. Berguinho teria a chance mais clara, entrando de cara, tirando do goleiro, mas parando na trave. 

Aconteceram outras situações de gols, mas o primeiro tempo ficou nisso. No segundo tempo, os jogadores do ABC voltaram a perder , diria, gols quase certos, com Berguinho, novamente, Kesley, Héricles e João Paulo, além de um chutaço do volante Wenderson, que entrou bem na partida.

O ABC volta a campo contra o mesmo Frei Paulistano, quarta-feira, às 20h, no estádio Titão.

-------

wallacePP_09

O América venceu o Atlético de Cajazeiras por 2 a 1, mas o domínio do time rubro não foi tão evidente. O Trovão Azul tirava aproveitou do fato de jogar no calor de 37 graus na cidade do sertão paraibano, e teve boas situações de gols e uma boa chance e dominava no primeiro tempo. 

Paulinho Kobayashi entrou com o esquema 3-5-2, o que talvez explique o rendimento abaixo do esperado no começo da partida.

Porém, foi o América abriu o placar em jogada pela direita, Anderson Paraíba lançou Wallace Pernambucano (foto) que foi derrubado pelo goleiro, ele mesmo cobrou e marcou. Pouco depois, novamente pela direita, desta vez com Everton Silva, cruzamento na área, falha do goleiro azulino e lá estava Wallace para fazer o segundo gol.

No segundo tempo, pecado, o América só se defendeu, o que não é boa tática para ninguém. Aos cinco minutos, o treinador tira um criador, Rondinelly para a entrada de um volante lento, o César Sampaio. Aos 18, o Trovão Azul empatou, gol de Bruno.

O ataque do time da casa apresentava um repertório pobre de jogadas, quase sempre apostando no jogo aéreo quase sem risco para a defesa dos visitantes, que facilitou a confirmação da quarta vitória seguida do América na competição e manutenção da liderança.

O jogador Marcelo Henrique acabou expulso na partida e é a baixa para o próximo compromisso, contra o próprio Atlético/PB, quarta-feira, na Arena das Dunas.

O América jogou com Vítor Paiva, Edimar, Marcelo e Brand; Ewerton Silva, Xaves, Renan Luís, Anderson Paraíba e Rondinelly; Augusto e Wallace Pernambucano. Entraram César Samapio, Dione, Elias, Dico e Carlos Renato que em nada alteraram a atuação do time.

--------

Numa partida em que atuou muito abaixo do que vinha apresentando, o Potiguar de Mossoró perdeu de 4 a 1 para o Itabaiana, perdendo o jogo e a chance de figurar na parte de cima da tabela. Carlos Henrique, Caetano, Wilian e Birungueta, tendo Alyson descontado para o time do RN.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira às 15h30, na Arena das Dunas, em Natal, pela 8ª rodada do Grupo 4.O

Potiguar vai disputar neste "segundo turno" vai jogar três vezes em seus domínios - Arena das Dunas ou Barrettão - e quatro como visitante.

-------

Ruim também para o Globo. O time de Ceará- Mirim foi melhor o tempo inteiro que o fraco Campinense, abriu o placar, de pênalti, com Gabriel Silva, desperdiçou outras chances, mas foi castigado no final, o gol de empate foi marcado por Rômulo. A maior chance do jogo foi perdida pelo bom atacante Edson Kappa, cara a cara com o goleiro paraibano, perdeu.

As duas equipes voltam a se enfrentar quarta-feira, às 20h, no estádio Amigão, em Campina Grande.

O Globo fará, no "segundo turno" quatro partida em casa e três fora. Uma dessas fora de casa, sem viagem longa, contra o América, na Arena das Dunas.
*Foto: Rennê Carvalho/ABC FC
*Foto: Canindé Pereira/AFC


Tags: abc america globo potiguar segundo turno
A+ A-