Me despeço do portal nominuto

Edmo Sinedino,

MInha despedida do portal nominuto.com. Com tristeza, claro. Foi Diógenes que me levou para tevê e rádio e me ajudou na transformação em multimídia, limitadinho, mas multimídia. Jornalista de impresso, assustado com microfones e câmeras e não fosse esse "empurrão" não estaria nestas mídias, e muito menos na internet, falando em vídeos, atuando em twitters, instagram e facebook. Muito grato, sempre e sempre. Mas iniciado esse novo projeto na rádio 96 FM, programa diário de esporte, transmissão dos jogos e o portal, não tenho como permanecer nos dois veículos, claro, quando um concorre com o outro.

Minha passagem no portal nominuto foi de aprendizado, sempre, e um sucesso conseguido graças ao pioneirismo do projeto que, evidente, continua com todo sucesso e força.

Obrigado aos companheiros destes anos todos, pelo carinho, companheirismo e amizade sincera, dos que por aqui passaram e os que continuam. Um abraço a todos e nos encontramos por aí, sempre, com o mesmo carinho.

OBRIGADO, DIÓGENES DANTAS!!!


Curtinhas do ano novo

Edmo Sinedino,

A solução caseira

Todos os anos, quase todos os treinadores que chegam de fora, esse ano apenas um, pois o Moacir Júnior só continua, sempre falam em aproveitar categorias de base e apostar em jovens valores. Balela! Pelo que vi até hoje, isso só acontece quando não tem ninguém. As chances que são dadas não passam de pedaços de partidas, 15 minutos em uma, 20 em outra, e se não jogar muito, marcar gols, de preferência, estão fora, esquecidos. Tanto ABC como América, tenho certeza que quase todos os outros, têm atletas da base com potencial para serem titulares, mas o que vemos é a repetição de "contratação em massa". Acho que, principalmente, as equipes interioranas, de poucos recursos, deveria, montar equipes baratas e com jogadores da cidade e da região, mas uma base formada, vinda, de um trabalho continuado, de meses e anos, mas isso nunca acontece. E claro, isso serviria também para ABC, América e Globo. Aliás, Globo e Santa Cruz são os únicos que realmente escalam jovens valores, não por menos que estão crescendo. Infelizmente, nem mesmo com os torcedores a gente pode contar, a maioria tem orejiza aos jovens valores, alguns adoecidos até fazem campanha contra.

Favoritos?

ABC x Globo, Potiguar de Mossoró x Santa Cruz, Força e Luz x ASSU e Potyguar de Currais Novos x América. Os jogos de domingo na largada. Quem são os favoritos? Quem vence na largada e qual sua posta, torcedor, para o campeão? Pena não ter visto em ação, nada além de ABC e América, por isso não opino, agora, sobre favoritismo. Entre os times de maior torcida, de longe, hoje, o mais arrumado e pronto me pareceu o ABC. O treinador Renatinho precisa ainda de bons reforços.

Treinadores

Se inicia a semana da largada de nosso Campeonato Nota Potiguar 2022. A boa novidade, já comentei outras vezes, o fato de seis treinadores potiguares trabalhando, apenas ABC e Potiguar de Mossoró com comandantes de outros estados. Moacir Júnior é mineiro de Curvelo e o Joel Cornelli, do Time Macho, é gaúcho de Encantado. O América tem Renatinho Potiguar, o Força e Luz com Eugênio Gomes, o potyguar de Currais Novos dirigido por Hígor César, o ASSU tem Mirabor Rocha e o Santa Cruz quem assumiu foi João Paulo. O Globo, campeão, tenta o bicampeonato com o mesmo Hugo Chacon. Isso é muito bom, e boa sorte a todos.

Amistosos

Além do amistoso do ABC, diante do Spartax/PB, que falei muito, Potyguar e Globo também entraram em campo na semana passada. O time de Currais Novos bateu o Desportivo Big Bom de 3 a 0, gols de Thiago Potiguar (2) e Victor Féliz. O Águia empatou em Campina Grande, 1 a 1, diante do Campinense. Chaparral marcou para a equipe potiguar, Pedro para os paraibanos. 

Reforço

O Potiguar de Mossoró, alegando desgaste, cancelou o amistoso que estava marcado contra o Força e Luz, quinta-feira (30). A equipe anunciou mais um reforço. O atacante Wilker, de 23 anos, que tem passagens pelas categorias de base do Athletico/PR e já defendeu o América/SP, Rio Preto/SP e Olimpia/SP. Ele estava no Guarany de Sobral/CE.

O Bicão pirata

Mas rapaz, o Bicão que se diz conselheiro do Flamengo, vejam só, andando por aí com uma camisa pirata!? Amigo de todos os presidentes que passaram pelo Flamengo, até mesmo os que comandaram o clube antes dele nascer, o Bicão não deveria, como conselheiro, dar essa mau exemplo. mas eu entendo, ele só copia seu ídolo, o genocida presidente Bolsonaro.

Virose

Só amanhã, após a reapresentação, é que teremos novidades sobre os atletas do América (e Renatinho Potiguar) que arriaram por causa da gripe/virose. DM do clube terá um retorno mais preciso da situação na última semana de treino antes da estreia no estadual. Informações do meu colega Mállyk Nagib.

Morreu

O empresário Juan Figer morreu nno último dia do ano de 2021, na sexta (31), aos 87 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Figer foi um dos mais importantes agentes de seu setor e ganhou destaque no Brasil nos anos 1980, inclusive envolvido em muitas polêmicas.

Jesus e o Galo

O que danado o Jorge Jessu quer da vida? Estão falando que ele não estaria nada disposto a dirigir o Atlético Mineiro em 2022. O Galo, que já disse que fica refém dele, se volta para Carlos Carvalhal, outro portuga. De Jesus, se comenta que, no Brasil, ele só aceita Flamengo ou Seleão. Eu não acredito nisso.

Paulo Sousa

Paulo Sousa, contratado pelo Flamengo, interessante, tem um currículo não muito atraente. Os times mais fortes que treinou Leicester, Inglaterra, Basel, Suíça, Fiorentina, Itália e Bordeaux, França. Títulos somente em passagens por clubes da Hungria, Israel e Suíça. Muito pouco para o tamanho do Flamengo.



Calendário do futebol brasileiro em 2022

Edmo Sinedino,

Com a Copa do Mundo marcada para começar em novembro e uma Data FIFA excepcional com 14 dias de duração no meio do ano, o Brasileirão será impactado em cinco datas. Confira as datas das competições internacionais de clubes e da Seleção Brasileira para 2022:

- Férias: 2021/22: 10/12/21 a 08/01/22 (30 dias)

- Pré-Temporada: 09/01 a 25/01 (17 dias)

- Campeonatos Estaduais: 26/01 a 03/04 (16 datas).

Competições nacionais da CBF em 2022: 

- Copa do Brasil: 23/02 a 19/10 (14 datas)

- Série A: 10/04 a 13/11 (38 datas)

- Série B: 09/04 a 05/11 (38 datas)

- Série C: 10/04 a 01/10 (26 datas)

- Série D: 17/04 a 25/09 (24 datas)

- Supercopa do Brasil: 20/02 (01 data)

- CONMEBOL Libertadores: 23/02 a 29/10 (17 datas)

- CONMEBOL Sul-Americana: 06/04 a 01/10 (13 datas)

- CONMEBOL Recopa: 09/03 e 16/03 (02 datas)

- Eliminatórias: 27/01, 01/02, 24 e 29/03 (04 datas)

- Datas FIFA para amistosos: 01, 02, 09 e 14/06; 21, 22, 25 e 27/09 (08 datas)

- Copa do Mundo FIFA: 21/11 a 18/12 (28 dias)



ABC e ASSU na Copinha

Edmo Sinedino,

O ABC realizou na tarde deste domingo (2), no Parque Américo Tonietti, em Jaguariúma (SP), mais um treino preparatório para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022.

Gilmar Oliveira comandou um treino de posse de bola em campo reduzido, seguido de um trabalho tático de posicionamento. O grupo volta a treinar na manhã desta segunda-feira (3), quando fará o último treino antes da estreia.

O Alvinegro inicia a caminhada na competição na terça-feira (4), às 15h15, contra o Fluminense/PI. Vale o registro de que o tricolor do Piauí foi vice-capeão da Copa do Nordeste Sub-20.

O elenco do ABC: 

Goleiros: Cleyton e Demison;

Zagueiros: Lucas, Alan e Luan;

Laterais: Pedrinho, Tallyson e João Antônio;

Volantes: Vitor Paraíba, Clebson e Tiago;

Meias: David e Edgar;

Atacantes: Alisson Farias, Alisson Baixinho, João Victor, Claudinho, William e Boniek.

O ABC está no Grupo 19. em Jaguariúna e tem o Jaguariúna, Red Bull Bragantino e Fluminense-PI.

O ASSU, outro representante potiguar, que estreia na quarta-feira(5), diante do Palmeiras, está no grupo Grupo 28, em Diadema, que tem Água Santa, Palmeiras e Real Ariquemes-RO 

Tradicionalmente a final é disputada no Pacaembu no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro. No entanto, o estádio está indisponível por estar passando por reformas e a Federação Paulista ainda não decidiu onde será a decisão.

O Corinthians é o principal time da competição com 10 conquistas acumuladas, seguido por Fluminense e o atual campeão Internacional que possuem cinco títulos cada. São Paulo e Flamengo completam a lista dos três primeiros com quatro títulos. Outros gigantes como Santos, Atlético-MG e Ponte Preta também já venceram a competição.

A última edição realizada foi em 2019, onde o Internacional foi campeão. O torneio foi cancelado em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.



Curtinhas desta quinta-feira

Edmo Sinedino,

Ingratos torcedores

Como já narrei na matéria fui ao jogo-treino do ABC. Lá, três torcedores falando horrores do goleiro Welligton. Fuquei me perguntando se os caras estavam me testando, mas acho que não. Um senhor dizia que ele era de "regular para ruim". O outro que ele foi o culpado pelo alvinegro perder o Estadual. Insanidade tem nome. Jesus amado. Que loucura! E tudo isso sabem o motivo? Ele é cria do ABC e queria se valorizar, de forma merecida. O mesmo que colocou a culpa na perda do título disse que os três goleiros do elenco de hoje são melhores. Nem de longe. Comprovei. O Matheus, achei fraco e o Pedro Paulo ainda verde. No jogo-treino os dois cometerem erros em quesitos que os críticos diziam serem eles melhores. Loucura! Ainda bem, pelo menos um outro senhor, do meu lado, reconhecia o valor de Welligton. Esqueci de dizer que um dos críticos é um costumeiro "secador" das bases do clube e...Bolsominion, claro. Cegos, ingratos torcedores.

Elyezer não vem

Ainda de ABC...já escrevi, falei, gravei vídeo que pode ser que esteja me repetindo, informo que Elyezar, volante, não vem mais. O ABC vai em busca de outro nome, um cara com passagem pelo Santa Cruz de Recife. Me disse o diretor de futebol Gustavo Cartaxo.

Copinha

Segundo Cláudio Porpino, diretor de marketing do ABC, incentivador das bases, está tudo ok com a meninada que estava com surto de gripe. Todos liberados e viajam nesta sexta-feira rumo a São Paulo para a disputa da Copinha. Eles vão voar. Boa sorte, meninada!!!

Coutinho no Fla

Philippe Coutinho R$ 19 milhões de reais por ano. E o Flamengo quer trazê-lo. Para ele jogar aquela bolinha da Copa e fazer apenas dois gols na temporada, como aconteceu no Barcelona?

So parecia

Coutinho é do time daqueles que pareciam ser diferenciados, mas que ficaram na promessa. Paulo Henrique Ganso, que era genial; Robinho que era minha alegria vê-lo jogar e o Alexandre Pato, artilheiro nato. Todos ficaram apenas na expectativa. Muito triste isso. O Brasil está precisando se novos alentos. Quem sabe, Vinícius Júnior e Raphinha?

Murrinha cara

Diego Costa fazendo graça dizendo em redes sociais que só paga por cerveja gelada (na foto) e olhe lá. Enquanto issso, Corinthians e Atlético Mineiro brigando por essa murrinha...

Globo sem notícia

Eita futebol difícil! O Globo faz amistoso em Campina Grande, ultimo do ano, empata de 1 a 1 com o Campinense, que ascendeu às Série C, e nas redes sociais do clube não tem uma informação sequer. Vamos profissionalizar minha gente! Informação é valor agregado. O Campinense, como empatou em casa, colocou duas linhas só.

Pontos corridos na C

O Campeonato Brasileiro da Série C pode ter formato de pontos corridos a partir de 2023. A Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) vai sugerir uma alteração na competição para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os pontos corridos já são aplicados nas Séries A e B do torneio nacional. A informação foi publicada pelo presidente da ANCF, Francisco Battistotti, em entrevista à CBN Diário. 

CSA quer a A

O Centro Sportivo Alagoano informa que está observando todas as notícias e movimentações envolvendo uma possível perda de pontos de uma equipe que disputou a Série B, em 2021. O Maior de Alagoas, através de seu departamento jurídico, está estudando o caso para obter maiores detalhes e, se for necessário, acionar o STJD, para salvaguardar seus interesses. 

Esse time seria o Avaí e o time alagoano, quinto colocado da Série B, quer abiscoitar essa vaga. Difícil. Nordeste contra o Sul???

Ewerton Paredão

Fui no twitetr do Confiança e minha indignação com as coisas de nosso futebol aumentou. Os caras colocaram um vídeo com defesas espetaculares, lances impressionantes do goleiro Ewerton, emprestado de graça afora para o Confiança, deve ter sido assim no CRB, os clubes que ganham esse reforço imenso pagando apenas o salário do goleiro. Sabe aquela vontade de você dizer um monte de palavrão...Enquanto isso, o América não consegue acesso. Um dos motivos? Falta de um grande goleiro para fazer a diferença na hora decisiva.

O texto diz assim:

Voltando a conhecer um pouquinho dos nossos reforços de 2022, separamos alguns lances do goleiro Ewerton Silva. O paredão está pronto pra vestir o manto azulino e representar o Dragão!

Gilberto deixa o Bahia

Chega ao fim o contrato do atacante Gilberto no Bahia. Uma terceira renovação ficou impossibilitada. O Bahia perde mais um importante valor. O Atleta marcou 83 gols nas temporadas que defendeu o Tricolor.

De Milly Lacombe

CSA, Náutico, Sport, Bahia, Vitória, São Paulo, Corinthians, Santos, Botafogo, Santa Cruz, Náutico e Sport foram alguns dos que ofereceram solidariedade e recursos. Até o momento não vi a CBF se pronunciar ou oferecer ajuda. Vamos torcer para que ela também se manifeste e, pelo menos dessa vez, mostre que está de alguma forma alinhada aos reais desejos, sonhos e conflitos desse país que gosta de se auto-proclamar "o país do futebol".

Sempre na cara dos que não têm vergonha. Sou fã da Milly.


Feliz ano novo a todos os desportistas, amigos, seguidores, pois essa foi a última postagem do ano.


ABC faz bom teste contra o Spartax; Wallyson dá show de bola e o volante Thalysson foi o melhor entre os novatos

Edmo Sinedino,

O ABC fez um jogo-treino na tarde desta quinta-feira (30), no campo do CT, contra o Spartax/PB, e venceu por 3 a 2. Jefinho (2) e Wallyson fizeram os gols abecedistas, enquanto Henrique e Madson marcaram para o adversário.

A equipe alvinegra iniciou o jogo com Matheus Nogueira, Luís Gustavo, Ítalo Cabelinho, Ícaro e Felipinho, Thallyson, Gabriel China e Kelvin, Fábio Lima, Wallyson e Jefinho. Logo no início, Ícaro saiu para a entrada de Eduardo.

Na segunda etapa, Moacir Júnior foi modificando o time, que terminou com: Pedro Paulo, Thalys, Ítalo Cabelinho, Ícaro e Felipinho, Raphael, Gustavo e Thallyson, Kelvin, Daniel Porozo, Ferreira.

Análise do jogo-treino

Assim foi o jogo. Agora, deixa eu fazer uma amálise que vi. Se você prefere ver vídeo, gravei para meu instagram @sinedinoedmo e está lá. Comenta, me segue

Foi assim. Vou começar pelos destaques. Uma surpresa ao notar que Fábio Lima é o menos meia dos meias atacantes do ABC. Jogador de beirada de campo, canhoto, de muita velocidade. Já disse mil vezes que não gosto de ver canhotos jogando no canto do campo. Bom jogador, contratação importante.

O desconhecido que mais me impressionou foi o volante Thallyson. O cara não é grandão, nem fortão, joga muito, ótimo passe, bom de desarme, liga com rapidez, faz passes longos e curtos e atravessa muito bem a linha que divide o campo. O cara sabe jogo, muito.

Seu companheiro. O garoto China. Todo mundo falava maravilhas desse volante-meia e ele realmente sabe muito de bola. Não sei se Moacir Júnior vai ter coragem de mantê-lo no time. E mais difícil ainda aparecer um da posição que jogue mais, mesmo ele sendo da base.

Muito legal ver o ABC, time grande, jogar com dois volantes de qualidade técnica e nenhum brucutu na posição, mas duvido que fique assim.

Kelvin, meia atacante. Jogador super rápido, vem muitas vezes buscar no meio e parte em busca de tabelas, arranca e dribla com facilidade e também sabe atuar nos lados do campo.

Jefinho, sabe tudo da posição de 9. Fazer gols, abri espaços, tabelas. Gosto demais da qualidade técnica dele. Só queria que ele tivesse um pouco mais de garra, brigasse mais pela bola, e falasse. Atacante precisa ter voz.

E Wallyson. Quem me acompanha sabe que, ano passado, e no começo desta temporada fiz duras críticas ao Wallyson. Alguns jogos ele me irritou, jogando pouco e reclamando muito. No final da temporada ele voltou a ser decisivo e ajudou, muito, o ABC conseguir o acesso.

Ao chegar no CT Alberi José Ferreira de Matos e conversar com algumas pessoas, eles repetiram o que meu primo Eninho já tinha me falado: "o Mago está focado, está treinando demais", me dizia ele empolgado, pois é fã e amigo pessoal dele.

A comprovação. Wallyson está jogando o fino da bola. Participativo, voltando para marcar, isso gente, voltando para marcar. É o grande maestro do ABC no sentido amplo da palavra. Ele tabeça, lança, deixa companheiros na cara do gol, faz os alas "andarem" e finaliza também. Foi um show à parte. Devo dar um desconto do fato de jogar contra o Spartax? Não se enganem, esse time brigou, dificultou muito a partida. Espero que seja assim, focado, interessado, de grupo, durante todo o certame.

Emfim.

Pontos fracos

Não gostei do goleiro primeiro. O Matheus. Aí, fiquei rindo sozinho, pois antes do treino começar ouvi, incrível, parece brincadeira, ou coisa dita de propósito para me provocar. Um deles um velho conhecido "secador" de jogador da base, afirmando que os goleiros eram bem melhores que Welligton e listou vários defeitos do goleirão que garantiu milhões e o acesso ao ABC. Absurdos tão grandes que eu fiquei assim...sei lá, esses caras devem ser loucos.

Em campo, os "melhores que Welligton" estiveram muito longe de chegar ao nível dele em todos os quesitos. Saída do gol, sair jogando, com os pés ou mãos, frieza, agilidade, etc. O Matheus fraco, pelo menos no jogo-treino, falhou em alguns lances e saiu errado em outros; o Pedro Paulo, muito elogiado, entrou no segundo tempo e falhou no gol do Spartax e fiquei na bronca porque toda hora ficava colocando pressão em Cabelinho e China. Isso é muito errado.

Vou resumir. Tá ficando um livro. Luiz Gustavo, ala direita, foi mal, mas é preparo físico. Me passou a impressão que sabe jogar. O zagueiro esquerdo Ícaro, achei lento e afobado, e é isso. Gostei do Eduardo que entrou em seu lugar ainda no primeiro tempo. O Filipinho me causou boa impressão, passa muito, apesar de pecar um pouco no quesito marcação.

Cabelinho é bom jogador, nota-se, mas precisa pegar a marra, a cara feia, a seriedade de zagueiro e ter mais coragem de fazer algo diferente, sair jogando, atravessar a linha de campo. É da base, e se não fizer algo muito diferente, assim como o Tonhão fazia, volta a ficar esquecido no banco.

O equatoriano me lembro pontas á moda antiga. Velocistas, trombadores que, se vacilar, passam por cima, Daniel Porozo pode, por isso, cair nas graças da torcida. Achei ele parecido com Zito Camburão (só os mais velhos conheceram), Juarez "movido a álcool", entre outros pontas, pontas.

Meninada que bem pode ser sim aproveitada: Rafael, meiocampista; Ferreira, atacante, e ponto final. Foi o que vi galera. 

No time de João Pessoa, alguns bons jogadores, o camisa 7, irmão de Erivelton, joga muito. Um compridão camisa 10 também me chamou a atenção. Um time brigando e que bate muito inclusive. Foi um bom teste.

*Fotos:Equipe de comunicação/ABCFC

porozo123_09

wallyson234_09


Curtinhas desta quarta-feira

Edmo Sinedino,

Artur Ferreira recuperado

Muito, mas muito feliz em ter falado nesta quartap-feira pela manhã com meu querido amigo Tuquinha, Artur Ferreira, lenda vida do esporte potiguar. Melhor ainda foi vê-lo recuperado, disposto, animado e já dispensando a bengala com o ajudou a andar no período de recuperação - ele passou por cirurgia. Meu mestre querido, primeiro treinador de minha vida no futebol (no infantil do Atheneu) está muito bem de saúde, coração de leão e já de malas prontas para passar o veraneio em nossa Pirangi do Norte amada. Tuquinha, para mim, é muito, mas muito mais que um amigo querido.

Agradecimentos

Agradecimentos especiais a Artur Ferreira, Rodriguinho, Francisco Diá, Renatinho Potiguar, Romildo Freire, Felipe Santos, Erandy Montenegro, João Paulo, Allan Dias, Luizinho Lopes, Fabiano, Richardson, Hugo Chacon, Robson Capitão pelos votos de sucesso à equipe de esportes da 96 FM que está de volta dando um colorido especial ao futebol do RN e ao esporte de uma maneira geral.

Piloto show

Foi mais que show o piloto do programa Jogo Rápido da 96 FM. Ed Oliveira, Júnior Lins, Mállyk Nagib e eu noticiamos, debatemos, comentamos, opinamos e nem vimos o tempo passar. Equipe entrosada. Marcus Arboés, que tinha passado o dia cuidando de outras destrezas que acumula, além de ser um narrador nota mil, não participou, mas estará em todos os nossos programas. Jogo Rápido estreia dia 3 de janeiro, sempre às 19h30. Anotem na agenda.

Esporte em Pauta

E haja novidades!!! A partir do dia 10 de janeiro, eu e mállyk Nagib estaremos de volta, ao vivo à cores na apresentação, na volta do programa Esporte em Pauta da Tevê Assembleia. Vai ser maravilhoso voltar ao convívio da galera maravilhosa - Calanguinho, Adilson Nery, Gonguinha, Iury Gagarin, Paulinho, Evânio Flores, Maria José, Ivone, Castro e todos, todos.  O Esporte em Pauta vai em novo horário, da 18 às 18h40. O que tenho respondido sobre esse programa não está no gibi...agora, todos felizes.

Amistoso do ABC

Não contem para ninguém, o pessoal das redes sociais, coitados, devem ser proibidos de noticiar, mas tem amistoso do ABC nesta quinta-feira, dia 30, às 15h, no campo do CT. O adversário é aquele time de João Pessoa, Audax (nem sei se é isso mesmo).

Potiguar contrata

O Potiguar continua contratando com tudo. Harrisson, meio-campista, de 26 anos, passou pelas categorias de base do Fortaleza e defendeu o Ferroviário/CE, Guarani de Juazeiro/CE, Itabaiana/SE e Floresta/CE. Seu último clube foi o Maranguape/CE. O Time Macho faz amistoso nesta quinta-feira em Goianinha, diante do Força e Luz. às 15h.

Diego Costa

O Corinthians sonhava com Cavani e Suárez, mas parece que vai mesmo ficar com o Diego Costa. Para ser assim, melhor que o Timão continue com o Jô. Gente como tem jogador ruim de bola milionário. Só o futebol mesmo para acontecer esse tipo de coisa. E os três melhores time do Brasil com técnico estrangeiros. Como vai ser. Será que o retranqueiro do Abel Ferreira vai continuar com essa sorte assustadora? Tem disso sim.

Paulo Sousa oficial

Agora é oficial! Paulo Sousa é o novo treinador do Flamengo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelas redes sociais do clube. O técnico chega ao Rio de Janeiro para um contrato de duas temporadas. O português de 51 anos estava desde janeiro de 2021 no comando da seleção da Polônia, e foi o escolhido por Marcos Braz e Bruno Spindel após as conversas com Jorge Jesus. Para assumir o clube, ele aceitou pagar a multa de 300 mil euros, aproximadamente R$ 2 milhões, para sair do antigo emprego.

Jesus no Galo

'Plano A' do Atlético-MG para a temporada 2022, o técnico Jorge Jesus, que deixou o comando do Benfica na última terça-feira (28), teve uma primeira reunião com o time brasileiro. A informação foi trazida pelo repórter Henrique André, da Rádio Itatiaia, que esteve ao vivo no Sportscenter, da ESPN, nesta quarta-feira (29). De acordo com o jornalista, apesar do primeiro encontro ter sido animador, ainda existem alguns detalhes que podem atrapalhar um possível retorno do 'Mister' ao Brasil. Se não for, me surpreenderá demais, pois para mim parece cartada definida.

Nino Paraíba

O lateral Nino Paraíba foi anunciado nesta quarta-feira como o novo reforço do Ceará. Livre no mercado após encerrar seu contrato com o Bahia, o atleta se junta ao elenco do Vozão para a temporada de 2022. Com contrato assinado até o final de 2023, o lateral direito chega ao Ceará após quatro anos defendendo o Bahia, pelo qual chegou a se envolver em confusão contra o seu novo clube na final da Copa do Nordeste de 2021.

Vinícius Júnior com covid-19

A direção do Real Madrid confirmou nesta quarta-feira que quatro jogadores testaram positivo para a covid-19, entre eles o Vinícius Júnior. Além dele, o goleiro Courtois, o meia uruguaio Federico Valverde e o volante francês Eduardo Camavinga. Os atletas terão agora de cumprir 10 dias de quarentena, perdendo o retorno após as folgas de fim de ano. O elenco do Real Madrid voltou aos treinamentos nesta quarta-feira e joga contra o Getafe no próximo domingo, fora de casa, pela 19.ª rodada do Campeonato Espanhol.



Rodriguinho se despede do Bahia

Edmo Sinedino,

O meio-campista Rodriguinho se despediu do Bahia nesta quarta-feira. Com o contrato encerrando no fim de 2021, o jogador de 33 anos deixa o clube após duas temporadas. Rodriguinho está para assinar contrato com o Cuiabá, do Mato Grosso, equipe que vai disputar a Série A em 2022. O craque potiguar chegou a receber uma proposta do Santos, mas o acerto não foi adiante. Ele também tinha propostas de fora do Brasil, mas preferiu continuar em nosso futebol.

Ao todo, Rodriguinho disputou 93 partidas, marcou 19 gols e deu nove assistências pelo Bahia. Na temporada de 2021, o meia balançou as redes 10 vezes em 56 jogos, além de ter dado oito passes para gol.

Em nota, o craque agradeceu ao Bahia na despedida.

Veja

Passando para me despedir do @ecbahia após duas temporadas e para expressar toda a gratidão ao clube, à torcida e à diretoria. Foram quase cem jogos pelo Maior do Nordeste com a conquista de dois troféus: Estadual/2020 e Nordeste/2021.

A Copa do Nordeste, em especial, foi um momento que para sempre estará grafado na minha memória e, certamente, na dos que fazem o @ecbahia! Um privilégio erguer a Orelhuda deste capítulo tão marcante na história do clube!

Gratidão sempre!



ABC fechou com Thalys, mas Cartaxo diz que conversa com Elyezer "esfriou"

Edmo Sinedino,

A diretoria do ABC fechou nesta quarta-feira (29) a contratação do lateral-direito Thalys, que vem do América/MG.Thalys chega por empréstimo do clube mineiro até o término da Série C e já iniciou dos treinos com o grupo. O jovem valor foi emprestado nessa temporada que se encerra ao Brasil de Pelotas, sem jogar, acabou devolvido ao seu clube de origem.

Elyezer

Conversei no final da noite desta quarta-feira com Gustavo Cartaxo, diretor de futebol, sobre o volante Elyezes. Ele me disse que não fechou a negociação e acrescentou que até "esfriou", foi o termo utilizado por ele. Finanças. Fiquei sabendo por intermédio de de Málllyk Nagib, companheiro duplo agora, que Moacir Júnior não estava animado com esse reforço. Vamos esperar e ver.



Allan César, meia considerado "joia", assina contrato de cinco anos com o América

Edmo Sinedino,

Em uma clara demonstração de valorização das joias da Base, a Diretoria rubra acertou nesta quarta-feira (29) o contrato de cinco anos com o meio campista Allan César, de 17 anos, que defende as cores do Orgulho do RN desde os 15 anos quando começou a se destacar na equipe Sub-15.

Apesar de ser Sub-17, Allan fez parte da equipe Sub-20 que disputou o Campeonato Estadual e a Copa do Nordeste 2021. Na sua primeira oportunidade entre os profissionais, o meia marcou dois gols no jogo-treino contra o Spartax João Pessoa-PB na vitória por 5 a 1.

Do blog

Continuo questionando como o goleiro Ewerton foi emprestado sem que o clube recebesse compensação financeira quando tinha tanta necessidade de suas qualidades. E me vem de novo a lembrança de Maike Van-Van (hoje no Bahia B), entre tantos outros que apareceram e sumiram nas bases. Nesse início de temporada vi elogios a um garoto chamado Guilherme, mas aí já chega a notícia de que não está mais entre os profissionais. A assessoria divulga a assinatura de contrato de cinco anos do Allan César, 17 anos (matéria acima e foto abaixo) e eu fico na esperança, de verdade, que tendo Souza como presidente e Renatinho Potiguar como treinador esses garotos possam ser realmente aproveitados e valorizados. Só para encerrar essa parte, dos contratados até agora, William Marcílio, Tércio e Maykon Félix não me convenceram. Espero que eles possam apresentar muito mais.

*Foto: Canindé Pereira/AFC

allan cesar_09


Três jogadores recém-contratados foram desligados do plantel do América

Edmo Sinedino,

O América dispensou três jogadores. Na verdade, dispensaria dois, mas o terceiro que a comissão técnica avaliou bem acabou entrando no "pacote", pois tinha o mesmo empresário que, em represália ao clube, também o levou.

João Vitor foi desligado por problemas extra-campo, e o Thales por problemas de peso. O terceiro, Guilherme, que vinha agradando ao treinador acabou saindo também por exigência de seu empresário que se chateou ao ver os dois primeiros desligados.

Incrível que esse tipo de coisa continue acontecendo. Os clubes reféns de empresários em vários situações, as mais comuns as cláusulas que liberam o atleta caso ele jogue bem e interesse a algum clubes de outra série. Quer dizer, o cara só fica se não for tão bem. Que futebol é esse?



O ASSU quer surpreender no Campeonato Nota Potiguar

Edmo Sinedino,

A equipe do ASSU, dirigida por Mirabor Rocha, já em em processo de entrosamento.  O Camaleão do Vale realizou dois amistosos, vencendo a seleção de Macau, 3 a 0,  e 2 a 0 sobre a Seleção de Alto do Rodrigues, dois bons testes, na opinião do comandante da equipe.

O time base do ASSU assim definido pelo seu treinador. 

O goleiro Neto, veio de Recife; ala direita é Valber (Babi),  oriundo da região e já defendeu o Santa Cruz de Natal; O zagueiro Geovane é da cidade de Equador e o último clube foi o Mossoró, na segunda divisão; o quarto zagueiro é Jonathan, está vindo do Rio de janeiro, já é rodado no futebol; lateral esquerdo  o conhecido Leozinho, formado nas bases do ABC e que já defendeu o Baraúnas; os volantes e Luan e Pantera, ambos disputaram a Segunda Divisão no Riachuelo, destaques do time azul; o meia Marielson, muito conhecido no futebol potiguar, sempre destaque e no ataque o Ivanaldo, ex- Palmeira de Goianinha, Pedro Arthur, ex-ABC e Sidão, que veio do Goytacaz/RJ.

O time ainda tem no elenco o Renato, atacante, ex-base do Botafogo/RJ, Matheus Bento e Thiago Garça, meias e o volante Xexéu. jogadores muito elogiados pelo treinador Mirabor, que fez questão de chamar a atenção para a bola parada do Matheus Bento.



Curtinhas desta terça-feira

Edmo Sinedino,

Vingança de Ronaldo

Vingança. Lembrei agora de Lupicínio Rodrigues. Em matérias de jornais espanhóis o destaque da demissão de Luxemburgo por Ronaldo Nazário. Aí vejo matéria do Marcelinho Carioca, que não é flor que se cheire, tirando uma casquinha com seu desafeto Luxa. "Quando foi treinador no Real Madrid pegou no pé do Ronaldo e Raul nos jogos, fazendo graça, substituindo e quis mostrar poder e autoridade", escreveu o ex-meia em uma postagem do "TNT Sports" no Instagram." Só que esqueceu que quem joga são os jogadores e não o treinador. O mundo dá volta amigo. O que plantar, irá colher.

Imagine as brigas desses dois "rapazes de bem". Então foi isso...

Indecente

Em entrevista ao IELCast, o ex-lateral-direito e ídolo do Flamengo Léo Moura relembrou a trajetória do meia Lorran, promessa da base do Rubro-negro que conquistou a Copinha pelo clube. De acordo com o ex-atleta, Lorran tinha muita qualidade, lembrando o pentacampeão do mundo Rivaldo, mas não conseguiu ter o sucesso esperado por hábitos fora do campo.

Acho isso uma tremenda sacanagem. Esse rapaz teve problemas, levou tiro na perna, ficou impossibilitado de jogar e esse Léo Moura fica expondo-o dessa maneira. Incrível, ninguém fala nada. Será o Léo Moura um exemplo de atleta a ser seguido?

Insano LeBron James

Astro nas quadras, LeBron James também chama a atenção fora delas. Desta vez, o jogador dos Lakers, em um de seus posts mais recentes, apareceu usando um relógio de edição limitada, leiloado por 6,5 milhões de dólares, quase R$ 37 milhões.

Enquanto isso, no mundo em sua volta, milhares e milhares de crianças, idosos e adultos morrem por não ter um pedaço de pão para comer, um copo de água tratada para beber. Insanidade.

Campo reduzido

Não sei se falei, acho que sim, de minha bronca com essa onda repetitiva de treinamentos de campo reduzido. Esquisito demais. O jogador perde amplitude, esquece de enxergar mais longe, as viradas de jogo e passes mais longos ficam prejudicados. Enfim, no meu entendimento espaços curtos precisam ser usados para que o jogador crie condições de sair de situações difíceis, não se tornar uma constante. Não por menos, os atletas quase não andam com o bola. Os zagueiros têm medo de atravessar a linha divisória, os volantes não chegam na frente...O que penso.

Carente sim

O futebol brasileiro tá mesmo tão carente assim de treinadores? O pior é que está mesmo. Vi agora uma turma, aquela dos comentaristas que mudam de opinião a cada três dias tentando justificar o fracasso de Renato Gaúcho no Flamengo fazendo ilações sobre boicote. Ele fracassou pela sua arrogância, pelo "se achar" e, acima de tudo, por demonstrar ser leigo no quesito enxergar jogo, simples assim.

Estrangeiros

Muita gente criticando porque Palmeiras, agora o Atlético Mineiro também, Flamengo, Internacional estão querendo estrangeiros no comando. Os brasileiros deveriam se tocar e mudar. Vamos jogar para frente, para vencer, inovem, renovem, ousem, seriam os conselhos que daria se fosse ouvido. Por incrível que possa parecer, estrangeiros fizeram diferente e foram bem. Jesus na passagem pelo Fla e Vojvoda, esse ano no Fortaleza. O Abel Ferreira, que não gosto, foi bicampeão da Libertadores. Mas lembrem que estrangeiros, e não foram poucos, fracassaram no futebol do Brasil.

Alex

Os treinadores brasileiros que acredito e que, se tivessem tempo e apoio irrestrito, poderiam fazer trabalhos melhores: Fernando Diniz, Vagner Mancini, Roger Machado, Dorival Júnior, Abel Ferreira, poucos né, mas é isso. Tem um nome que vou apostar muitas fichas quando ele estiver no mercado. O ex-meia Alex.

John Textor

Nesta terça-feira (28), John Textor, o sócio do Crystal Palace,  clube da Premier League, compartilhou no Twitter um vídeo dos torcedores alvinegros cantando no Estádio Nilton Santos e elogiou a cena."Inacreditável! Eu amo isso... Os torcedores do Palace e do Botafogo não poderiam ser mais parecidos!", escreveu.

jesus se despede

Um cara que se importa: "Este projeto que abracei com o coração chegou ao fim. Vim sempre a pensar que seria uma solução e não um problema. Para os interesses do Benfica, e para fazer o melhor para todos, achei que esta decisão fosse a melhor. A minha vida vai continuar, a trabalhar com amor e paixão. Tive a honra de ter voltado a esta casa e ter defendido os interesses do Benfica", disse com a voz embargada.

Emerson Royal

Sinceramente eu não sei o que Tite vê no Danilo e porquê não efetiva Emerson Royal, do Tottenham, como titular da seleção. Melhor na marcação e no apoio, no passe, no cruzamento e até individualmente. Eu não duvido que esse povo ainda invente Daniel Alves na Copa.

Solidariedade

Corinthians e Santos utilizaram suas redes sociais nesta terça-feira para apoiar as famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia. Através do Twitter, os clubes se solidarizaram com a situação e convocaram os torcedores para ajudar aqueles que foram afetados. Todos os clubes do Brasil deveriam fazer o mesmo, atletas também deveriam entrar nessa corrente do bem.

Eto'o elogia Neymar

"Ele é. Existem melhores do mundo e Neymar é um dos melhores do mundo. É triste que às vezes as pessoas o critiquem, mas não, Neymar é um dos melhores jogadores do mundo, um fora de série. Se tivermos que contar três, ele está entre os três melhores do mundo. Então há que admitir isso e respeitá-lo por todas as alegrias que dá ao futebol."

A frase acima é do camaronês Samuel Eto'o sobre o brasileiro Neymar. Concordo plenamente. E o astro contratado para propagar a Copa do Qatar também elogiou Vinícius Júnior.

As bombas

As principais novidades desta terça-feira, sem dúvida, foram dois desligamentos de técnicos e que, coincidentemente criam situações de confrontos entre gigantes do Brasil. O pedido de desligamento desse esquisito Cuca, treinador do Galo, que não gosto, e a demissão de Jesus, do Benfica. E agora? Galo pega Jesus ou Renato Gaúcho. O que a torcida do Flamengo vai dizer se o Paulo Souza for um fracasso, quando o time esteve a um dia de distância de ter seu ídolo de volta. O futebol é muito maluco, vamos esperar.

jesusJ_09


Curtinhas desta segunda-feira

Edmo Sinedino,

Destino de Rodriguinho

Rodriguinho encerrou suas negociações com o Santos. O meia que disputou o Brasileiro com o Bahia encerra seu vínculo com o tricolor do dia 31. Ele disse que o Peixe não fez uma proposta que valesse a pena. Afirmou ainda que está prestes a assinar um pré-contrato com uma equipe da Série A, que não tem tanta grandeza quanto o time de Pelé, mas que fez a melhor oferta. Vamos torcer que dê tudo certo para ele.

América 

O Alvirrubro se reapresentou nesta segunda-feira (27) e deu início a última semana de pré-temporada antes do réveillon. Pela manhã, o grupo americano realizou trabalhos de força geral na academia. Já no período da tarde, os atletas disputaram mini jogos com foco na resistência e tempo de bola. O segundo amistoso contra o Retrô-PE, programado para o dia 30, foi cancelado em razão da falta de logística adequada para o confronto. A Diretoria não descartou um possível novo adversário para um jogo-treino.

Time Macho se reforça

O Potiguar de Mossorói, que faz mais um amistoso nesta quinta-feira, dia 30, diante do Força e Luz, no Nazarenão, anunciou dois alas direitas como reforços para a temporada Mikael, 23 anos, cria da base, que está de volta, seu último clube foi o São Carlos/SP. Vitor, 25, cria do Vera Cruz/PE e que já defendeu o Retrô e atuou na última temporada pelo Ypiranga/PE.

Jesus desolado

O Flamengo está perto de anunciar Paulo Sousa como novo treinador. A iminência do acerto, no entanto, desagradou a Jorge Jesus. Segundo informações publicadas nesta segunda-feira (27) pelo jornal Record, de Portugal, o técnico 'desolado e chateado' com Marcos Braz e Bruno Spindel pelo acordo encaminhado com outro profissional.

“Não dava mais para esperar o Jorge Jesus. Ele não nos deu nenhuma sinalização clara de que queria voltar. Estava jogando conosco e com o Benfica”, afirmou Braz em entrevista a Renato Maurício Prado no canal Ilan e Renato.

Marcelo investidor

Se o futuro dentro dos gramados ainda é incerto, o destino de Marcelo fora dos campos parece estar cada vez mais encaminhado. Dono de dois clubes, Azuriz no Brasil e Mafra em Portugal, o lateral do Real Madrid revelou que está de olho nas aprovações do modelo de SAF (Sociedade Anônima do Futebol) no Brasil.Com contrato com o gigante espanhol até o fim da atual temporada, o atleta lançará em 2022 sua holding, a DOZE. É justamente através do conglomerado empresarial que o defensor de 33 anos seguirá investindo em um novo clube de futebol.

Mbappé

A segunda-feira (27) foi marcada pela divulgação dos vencedores do Globe Soccer Awards, evento de gala que ocorre desde 2010 em Dubai. No ano de 2021, o prêmio principal foi para o astro do PSG e da França Kylian Mbappé. No feminino, a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, repetiu a Bola de Ouro e foi a vencedora. Lewandowski não gostou nada de ter sido preterido e com certa razão.

Cuca

Em entrevista ao BandSports, o técnico do Atlético-MG, Cuca, opinou que é mais difícil conquistar o Campeonato Brasileiro do que a Conmebol Libertadores. Claro, ele disse isso para se valorizar, coisas desse papangu cheio de superstições ridículas e que tem uma conta na Justiça que nunca pagou e nem mesmo pediu perdão por ela.

Mais um

O Internacional anunciou oficialmente nesta segunda-feira seu novo técnico para a temporada de 2022. E trata-se do uruguaio Alexander "Cacique" Medina, de 43 anos, que estava no Talleres, da Argentina. Ele assina contrato até dezembro de 2022.A diretoria chegou a um acerto com Medina, que chega para substituir a vaga deixada por seu compatriota Diego Aguirre. Esse futebol do Brasil me mata de vergonha. Já não bastavam as murrinhas jogadores, agora, enxurrada de treineiros.

Será assim?

Todo o dinheiro que o Atlético-MG for gastar em 2022 será dos cofres do próprio clube. Pelo menos é o que a diretoria alvinegra projeta. Com orçamento que beira os R$ 500 milhões, o Galo quer andar com as próprias pernas. A boa campanha de 2020 e os títulos de 2021 foram financiados pelos 4 R's, os mecenas que mudaram o rumo da história do Atlético. Não é exagero dizer que o Galo era um antes da entrada do quarteto formado por Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador e agora é outro clube.

Essa história de "próprias pernas..."

Convencimento

Dos mesmos produtores de "quando cobrarmos pela bagagem o preço da passagem vai cair" vem aí "a privatização do seu clube de coração é o caminho para o progresso do futebol brasileiro". A ideia, como muito bem elaborou a primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher é a seguinte: mais do que consolidar um modelo econômico, é preciso conquistar corações e mentes

A abertura de mais um texto primoroso de Milly Lacombe ,leiam

Polêmicas do esporte

Gabigol embaixo da mesa de um cassino em batida policial meio que queimou por alguns dias o "filme" do atacante.

O chato Medina insistindo em levar a deslumbrada da Yasmin para todos os lugares. Casalzinho insuportável.

O Daniel Alves e suas juras de amor ao São Paulo. Ainda fazendo média conseguiu disputar Olimpíada e depois disparou contra o "amado" clube. Não tolero esse cara. Marketeiro, já conseguiu emprego no Barça de novo.

As brigas na F1 entre Verstapeen e Hamilton foram muito além das pistas. Eu confesso que torci muito pelo inglês e principalmente porque os Piquets não gostam dele.

*acesse meu instagram @sinedinoedmo


Advogado Luiz Henrique Saldanha Ramos é o novo presidente do Alecrim

Edmo Sinedino,

O Alecrim já tem um novo presidente. Foi eleito nesta segunda-feira o advogado Luiz Henrique Saldanha Ramos e deve assumir o Verdão no próximo dia 15. Ele terá como vice Emerson José Fernandes Torres, atual diretor de Marketing do "Verdão". Boa sorte aos dirigentes que eles possam conseguir fazer nosso time voltar ao lugar de destaque que sempre ocupou em nosso futebol. 

O Luiz Henrique já tem minha enorme simpatia, pois atuava de forma corajosa na defesa do Alecrim nos processos contra o famigerado bandidão Anthony Armstrong. Ele vai disponibilizar uma área que pode ser considerada um mini CT, com campo, alojamentos e salão de festas, onde deve ocorrer sua posse, dia 15, para os treinamentos da equipe.

Para quem não lembra, o inglês trambiqueiro posou por muito tempo como o salvador da pátria, o homem que ia levar o Alecrim para a primeira divisão do futebol brasileiro e acabou se tornando responsável direto pela crise sem fim que o clube enfrenta. À época, lembro bem, alguns alecrinenses que eu tinha como amigos chegaram se voltar contra mim por conta das críticas que fazia ao bandidão procurado pela Interpol.



ABC contrata zagueiro e tenta fechar com mais um volante

Edmo Sinedino,

O ABC concretizou nesta segunda-feira (27) a contratação do zagueiro Eduardo, que estava no Goiatuba/GO. O defensor fechou contrato até o final da temporada 2022 e já se apresentou para início dos treinos. Ele é cria do Ceará, 28 anos, com passagens por vários clubes, mas sem jogar em todos - Horizonte, Parnahyba, Piauí, Ferroviário, Flu de Feira de Santana, Novo Hamburgo/RS, Votuporanguense/SP, Floresta/CE, Anápolis/GO, CRB e Goiatuba, por último, na segunda divisão do Gioanão.

A direção do ABC conversa com o volante Elyeser, jogador experiente de 31 anos, conhecido de nosso futebol, defendeu o rival América em 2011 e depois o ASSU. Já vestiu as camisas do CSA, Guarani de Campinas, Paraná, Glória/RS, Itabaiana/SE, Caxias/RS, Goiás, Coritiba, Figueirense e por último no Paysandu. 

Gustavo Cartaxo diz que a dificuldade no acerto, como sempre, se concentra nos valores, pois o ABC quer manter o teto do que é possível fazer na montagem da equipe agora. Confesso, emitindo minha opinião, não o acho um jogador que mereça tanto investimento, já era um volante lento quando da sua passagem dez anos atrás, fico imaginando como está hoje, enfim...

Gustavo integrado

Destaque da equipe Sub-20 no título invicto do Campeonato Potiguar e na disputa da Copa do Nordeste da categoria, o volante Gustavo foi integrado ao elenco principal e já treina com o grupo. 



Santa Cruz mantém base e reforça equipe para brigar pela conquista do título inédito

Edmo Sinedino,

A equipe do Santa Cruz, que teve brilhante participação no Estadual, chegando a disputar o título do segundo turno (perdendo no empate de 1 a 1 diante do ABC, num pênalti escandaloso que beneficiou o time alvinegro que perdia de 1 a 0 e com o empate foi campeão) já fez dois amistosos de preparação sob o comando de João Paulo, novo comandante. 3 a 0 num combinado das Rocas e 4 a 1 na seleção de Vera Cruz. A equipe tricolor deve agendar amistoso contra equipes profissionais, dia 30 e dia 5, possivelmente, antes da estreia contra o Potiguar de Mossoró, dia 9, no Nogueirão.

O time base do Santinha tem novidades e ótimas peças que permaneceram do ano passado e que retornam depois de passagens em outras equipes. Matheus (jogou o ano passado e disputou a segunda divisão pelo Riachuelo), Dayvdson (que vem do Rio Claro/SP), Artur Potiguar (permanece),  Yan (da base) e Adriel (veio do Riachuelo); Marquinhos Gabriel (permanece), Maquinhos Taipu (seleção do estadual no ano passado) e Everaldo (ala-meia que estava no Palmeiras/SP); Alisson (ano passado), Jeremias (base do ABC) e Guatavinho (vem do Riachuelo).

Outros bons destaques do elenco podem ser  citados, caso do Geovane, volante que vem do Baraúnas,  Hendherson, volante cria da base da equipe e o meia Hiago, que se destacou defendendo o Visão Celeste.

O trabalho do treinador João Paulo vem agradando muito aos dirigentes Lupércio Segundo e João Quebra-Osso, principalmente pela intensidade e cobrança repetida para que a equipe jogue sempre para a frente. O Santa Cruz comanda seus treinos no estadinho do Tirol, Juvenal Lamartine.



Curtinhas deste domingo

Edmo Sinedino,

RMP se dá mal

O Renato Maurício Prado, o amargo, toma porrada dos torcedores. Ele diz que "o Natal do Flamengo terminou com bolinho de bacalhau murcho e frio", numa crítica ácida ao Paulo Sousa, antes mesmo do cara iniciar o trabalho. Nos twitters do Flamengo em crítica ao comentarista que pouca gente gosta, a reprodução das besteiras cometidas por quem eles chamam, com razão, de "O histérico". Vejam as pérolas equivocadas: "Não há como negar que o trabalho do Renato é espetacular; Renato vai conseguir melhorar o Flamengo porque ele não é inventor; A pior coisa para Rogério Ceni é o sucesso de Renato". Todas essas furadas são textos dele e os flamenguistas reproduziram as manchetes de colunas escritas ao longo dos últimos meses. No final, a galera ainda tira onda e diz: a profissão mais fácil desse país é comentarista. Sou comentarista, mas concordo. E aproveito para repitir Renato Gaúcho: "Os caras mudam de opinião a cada três dias", também coberto de razão. Milton Neves, Renato Maurício Prado, Sormani, Maurício Borges (Mano) e outros do tipo não mereciam ter dois leitores, mas as coisas não são assim.

Morreu Dorval

O Santos informou hoje (26) a morte de um dos principais ídolos de sua rica história. Aos 86 anos, o ex-ponta-direita Dorval estava internado na Casa de Saúde de Santos em razão de um "quadro clínico delicado, com muita tosse", segundo relatou a família, e não resistiu. O clube decretou sete dias de luto.

Liga Assuense

O desportisto Dailson Machado retorna ao comando da Liga Assuense de Esportes. na eleição realizada na semana passada ele venceu por 16 votos a 8, derrotando o atual presidente Batista Guedes. A gente espera que essa mudança tenha influência num apoio maior ao futebol e que a meninada do Sub 20 possa nos representar vem na Copinha.

Presidente da ACERN

Pedro Vitorino assumiu o lugar deixado vago por Walfran Valentin e é novo presidente da Acern,Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte, para o quadriênio 2022 a 2025. A transição de cargo aconteceu na última quarta-feira (22).

Ewerton faz falta

Não sei se já comentei esse assunto aqui no blog, se sim, não tem problema, falo d enovo. O goleiro Ewerton foi anunciado pelo como reforço pelo Confiança. O atleta de 23 anos estava no CRB na última temporada sem jogar e, antes disso, passou quatro temporadas no América-RN. Enquanto isso, o América sofrendo horrores, perdendo decisões de pênaltis, deixando de ganhar jogos porque nunca mais teve um goleiro á altura do menino formado nas bases. Isso mesmo. Tô cansado de ver a imobilidade do Samuel Pires. Tudo bem, pênalti é para atacante, mas se espera do goleiro pelo menos uma ação, e não vemos. 

Reforços para o ABC

Com a saída do Wesley Dias, certamente, o ABC vai em busca de uma peça de reposição para o volante. Vem também, afirmam pessoas ligadas ao clubes, mais zagueiro também. Eles eram esperados na última quinta-feira, mas só devem se apresentar mesmo nesta segunda-feira. Critiquei aqui o fato do ABC fazer amistosos com equipes amadoras, mas, provavelmente, a equipe deve realizar dois amistosos contra equipes profissionais, como fizeram Globo e Potiguar.

Time Macho 

E por falar em Potiguar, em preparação para a disputa do Campeonato Estadual de 2022, o Time Macho volta a campo para mais um bom teste. Vai se bater nesta  quinta-feira (30), às 15h30, contra o Força e Luz. O amistoso será realizado no estádio Nazarenão, em Goianinha/RN. O Forcinha sob o comando de Eugênio Gomes.

Fazer o bem

Na próxima quarta-feira (29), às 18h, tem amistoso solidário entre os amigos do Vereador Preto Aquino e os amigos do Vereador Kleber Fernandes. Jogo será no Palácio dos esportes. A entrada custa 1 pacote de fralda geriátrica. Venha prestigiar! Fazer o bem, não tem preço. 

Vale o meu registro, precisa ser feito, que o vereador Preto Aquino tem sido um parceiro inestimável da equipe de Masters do ABC e todos que fazemos parte dessa família somos muito gratos.



Flamengo cansou de esperar Jorge Jesus e acertou com Paulo Sousa, da seleção da Polônia

Edmo Sinedino,

O Flamengo está muito perto de anunciar Paulo Sousa como treinador da equipe para a temporada 2022. O contrato de dois anos já foi feito e falta apenas o distrato do comandante com a seleção polonesa para que o acordo seja oficializado.

Após desistir de todo o imbróglio que envolveu Jorge Jesus no Benfica, a diretoria rubro-negra, que teve o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e o diretor executivo, Bruno Spindel, em Portugal, decidiu partir para uma outra. E nessa foi que Paulo Sousa foi o escolhido.

Na negociação com o português, o Flamengo assinará por dois anos com o treinador. Além disso, permitirá que o profissional venha trabalhar com uma comissão técnica mais robusta, diferente do que aconteceu com Domènec Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaúcho, ambos apenas com auxiliares. Ao todo, Sousa terá seis membros na comissão técnica.

A intenção do Flamengo é ter Paulo Sousa já na reapresentação do clube, marcada para o dia 10 de janeiro, no Ninho do Urubu. O treinador ficará alguns dias na Europa para agilizar questões burocráticas e finalizar a mudança.

Paulo Sousa também vai arcar com a multa rescisória de 300 mil euros, cerca de R$ 1,9 milhão. Ele gostaria de conversar com os seus jogadores, em especial Robert Lewandowski, mas a notícia acabou vazando e sendo rebatida até mesmo pelo presidente de federação polonesa, Cezary Kulesza, que detonou o treinador, o chamando de irresponsável.

Aos 51 anos, ele acumula passagens por clubes da Europa, em especial na Inglaterra. Paulo Sousa já treinou o QPR e o Leicester City, além do Swansea, de País de Gales.

Além disso, comandou o Videoton, da Hungria, Maccabi Tel Aviv, de Israel, Basel, da Suíça, Fiorentina, na Itália, Tiangin Quantian, da China, e o Bordeaux, na França.

Internacional

A notícia impactou diretamente o Internacional, que preparava uma comitiva para viajar à Europa neste domingo para fechar com o mesmo técnico português. As informações foram trazidas pelo repórter dos Canais Disney, Gustavo Berton, durante o SportsCenter pela ESPN no Star+.

Lewandowski

Em comunicado enviado ao portal polonês Interia, a assessora de imprensa do centroavante, Monika Bondarowicz, foi sincera ao expressar a reação de seu cliente quando soube da movimentação do comandante português no mercado da bola.

"Robert ficou chocado e surpreso com a decisão tomada pelo técnico Paulo Sousa", escreveu a profissional.

*Com ESPN


Curtinhas deste sábado

Edmo Sinedino,

"Eu não me esforço mais"

O Canto do Rio, time do bairro das Rocas, tinha um goleiro verdureiro chamada de "João do Alface". Como era muito fraco mudaram o nome do rapaz para "João Mão de Alface". Tinha um porém: o homem era grandão e tinha moral, era um dos mantenedores da equipe, ninguém falava isso na sua frente. Certo vez, num duelo contra o Racing numa manhã de domingo de muita torcida no Senador João Câmara a coisa desgrigolou para o goleiro frangueiro. O tricolor, arrasador, já vencia de 7 a 0 no primeiro tempo. No intervalo, as reclamações normais, mas nesse dia, treinador e o outro dono do time não suportaram ver tantos gols fáceis e criticaram duramente o "Mão de Alface". Ele, estava chupando a tradicional laranja do intervalo, levantou a vista, com cara feia encarou o treinador e disse: "se vocês continuarem falando mal de mim aí, pode ter certeza, no segundo tempo em não me esforço..." Imagine aí, o cara tinha tomado sete e se não se "esforçasse"? Mais uma historinha de meu amigo "Mirto".

Não profissionais

Confesso pra vocês, não é minha praia ficar vigiando vida de jogador fora de campo, em dias de folga ou de férias. Mas os caras abusam. Essa semana vi um vídeo de idiotice total, o cara subindo no capô do carro, dando show de babaquices e passando vergonha ao lado de duas mulheres tão idiotas quanto ele. No futuro...também um atleta conhecido de nosso futebol.

Não profissionais II

Outra. Me encontro com meu amigo Euclides, policial civil, amizade de muitos anos, e ele me conta que um profissional recém-contratado pelo ABC, jovem jogador, amanhecendo dia embriadado num posto de gasolina em frente ao Palácio dos Esportes. Estava de folga, tudo bem, mas precisa se expor tanto assim? Torcedor, quando time perde, não perdoa.

Raphinha

O meia-atacante Raphinha, do Leeds United, pode reforçar o Bayern de Munique na janela de transferências de janeiro de 2022. Segundo a TNT Sports, a venda do atleta da seleção brasileira para o líder da Bundesliga deve ser fechada por 50 milhões de euros (R$ 321,27 milhões). A direção do Avaí coça as mãos, se ouriça, pois a negociação for concluída o time catarinense leva 1,5 milhão de euros, somente R$ 9,64 milhões.

Botafogo vendido

Na última sexta-feira (24), o Botafogo oficializou que venderá 90% das ações de sua SAF (Sociedade Anônima de Futebol) para o Eagle Holding, fundo de investimento do empresário John Textor, por R$ 410 milhões. Com isso, o magnata norte-americano adiciona um 2º time de futebol aos eu portfólio de negócios, já que ele também é um dos sócios do Crystal Palace, tradicional clube da Premier League. Mais um. Quem será o próximo? deve ser o Vasco.

Tite no ranking

A revista FourFourTwo publicou seu ranking anual dos 50 melhores treinadores. Só Tite entre os brasileiros, e ele esta na 35ª posição. No ranking, também há apenas um treinador português e não é Abel Ferreira, Jorge Jesus ou José Mourinho. O único luso a figurar na seleção publicação inglesa é Bruno Lage, que atualmente comanda o Wolverhampton, da Inglaterra.

Futebol louco

Esse futebol é muito louco mesmo. Ederson, volante do Fortaleza, emprestado pelo Corinthians, que, para mim, foi o melhor segundo volante do Brasileiro, não vai ser aproveitado no Timão. A prioridade é vendê-lo, eles preferem pagar Paulinho, a peso de ouro, final de carreira, e continuar supervalroizando o comum Cantillo, que não joga a metade do menino.

Jesus em baixa

Após a pesada derrota para o Porto pela Taça de Portugal, a diretoria do Benfica está esperando por um pedido de demissão do técnico Jorge Jesus, alvo do Flamengo. As informações são do jornal "O Jogo". De acordo com o veículo, os mandatários do clube de Lisboa não vão tomar nenhuma decisão até a próxima quinta-feira (30), dia em que a equipe volta a encarar o seu maior rival, desta vez pelo Campeonato Português.

Velhinhos

Lembram do Rodrigo Tabata que em 2003 defendeu o América de Natal. Aos 41 anos o meia ainda está em atividade, defendendo o Al-Sadd (QAT). Veja outros veteranos em ação Vágner Love, atacante 37 anos Kairat Almaty (companheiro do potiguar João Paulo); Luiz Gustavo, volante 34 anos Fenerbahce (TUR); dante, zagueiro, 38 anos Nice (FRA); Bruno César, meia, 33 anos Penafiel (POR); Diogo, atacante 34 anos, Pathum United (TAI) e Danilo, zagueiro, 37 anos Parma (ITA).

Menos UEFA

Milly Lacombe. "Uma filosofia que olhe para a base, para a formação de craques que não precisarão ser vendidos, que valorize a torcida. Um planejamento para baratear ingressos, para que o torcedor de baixa renda possa lotar o estádio em todos os jogos, para que crianças, os torcedores de amanhã, frequentem como nunca antes. Sobre isso não se fala, nem os clubes, nem o noticiário. Orçamento é coisa seríssima e não há tempo para devaneios e ingenuidades, muitos argumentarão." O que gostaria mesmo era de ver mais várzea e menos UEFA nos nossos camposO que gostaria mesmo era de ver mais várzea e menos UEFA nos nossos campos.

Extamente o que penso e sinto.

O Rei em Paz

Pelé: Hoje eu espero que vocês estejam vivendo momentos de amor, paz e união, assim como eu. Feliz Natal, meus amigos.

pele123_09


1-20 de 12256