Governo dá aval para a continuidade do Campeonato Potiguar

Edmo Sinedino,

Publicadas no microblog da FNF as  declarações de José Vanildo da Silva, presidente da FNF, garantindo a manutenção da realização dos jogos de nosso Campeonato Potiguar. Diante do quadro agravado de nossa saúde fica, sem dúvida, a preocupação. Será que todas as equipes estão a condição que têm ABC e América com relação ao protocolo, rígido, pois tem de ser, de segurança? É preciso averiguar isso com muito zelo.

Abaixo o que ele disse

"Acabei de falar com o interlocutor do Governo, o secretário Carlos Eduardo Xavier, que confirmou a realização dos jogos do Campeonato Potiguar, obedecendo rígidos critérios e protocolos científicos adotados no Rio Grande do Norte", presidente José Vanildo.

Postagens anteriores

A posição adotada pelo Governo do Rn ratifica a confiança no Protocolo Médico, valoriza a prática esportiva e utiliza o evento como ferramenta da divulgação do combate a Grave pandemia.

Todas as conversas mantidas entre a Federação e o Governo até agora são justamente no sentido de manter a realização dos jogos, sempre observando as diretrizes de biossegurança determinadas pelas autoridades públicas, como testagem dos atletas, uso de máscaras e álcool 70.



América tem estreia confirmada na Copa do Brasil e DM reforça cuidados em relação à Covid-19

Edmo Sinedino,

Membro do Departamento Médico alvirrubro, o médico Marcelo Rego se reuniu com o grupo americano para reafirmar a importância da prevenção do Covid-19. 

Certamente o América, por intermédio de seu DM, vai começar a reforçar a segurança no combata ao CoronaVíris, tenos em vista que o jogo único contra o Real Brasília-DF pela primeira fase da Copa do Brasil acontecerá na próxima quarta-feira (10/03), às 16h, no estádio Serra do Lago, em Luziânia/GO.

marcelo_09

Foto: Canindé Pereira/América FC



Direção do América publica nota de pesar pela morte de Ruy Scarpino

Edmo Sinedino,

Nota de pesar: Ruy Scarpino

É com imensa tristeza que lamentamos o falecimento do treinador Ruy Santos Scarpino, de 59 anos, vítima do Covid-19.

Ruy Scarpino, que atualmente trabalhava no Amazonas FC-AM, treinou o time profissional do Alvirrubro no ano de 2008, durante a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.

O América Futebol Clube se solidariza com parentes e familiares neste momento de dor.

Site oficial do América


Lisca, técnico do América Mineiro, faz apelo para que a Copa do Brasil não seja iniciada em meio à pandemia

Edmo Sinedino,

A CBF publicou a tabela da Copa do Brasil. Nem me toquei, e fiquei pasmo com a declaração, entrevista do Lisca, treinador do América Mineiro, que fez belíssima campanha e foi vice-campeão da Série B.

Ele falou, coberto de razão, do absurdo da realização da Copa do Brasil quando o país todos os dias bate recordes de mortes pela Covid-19. Um tapa na cara desse mundo desportivo que, a exemplo do presidente da república e sua trupe, desprezam a vida.

Lisca destacou que está perdendo amigos - nesta terça-feira faleceu o ex-treinador do América, Ruy Scarpino, vítima do CoronaVírus.  O técnico apelou para Tite, Juninho Paulista, autoridades e para, principalmente, o presidente da CBF, Rogério Cabôco. "Nós estamos apavorados, pelo amor de Deus!",encerrou Lisca o seu desabafo.

Não é possível, realmente, que a Copa do Brasil seja iniciada enquanto a pandemia não for freada, antes de uma sinalização clara de segurança e recrudescimento das mortes e dos casos no país.

Só para constar, os representantes potiguares, América e ABC, vão jogar em Brasília e no Espírito Santos, respectivamente.



Viralatice no Sul: Internacional contrata Miguel Ángel Ramirez e descarta Abel Braga

Edmo Sinedino,

Olha só a viralatice desses dirigentes brasileiros. Eles querem fazer de nosso futebol, já estão fazendo, piada no mundo todo. Contrataram o "supertreinador" Miguel Ángel Ramirez Medina. O que o cara ganhou até agora? Uma copa Sul-Americana em 2019, com o Independiente del Valle.

Abaixo a ficha.

Ficha técnica:

Nome: Miguel Ángel Ramírez Medina

Data de nascimento: 23/10/1984

Origem: Las Palmas (Espanha)

Carreira:

2004 | Las Palmas (Espanha)

2012 | Alavés (Espanha)

2012 | Catar

2018 | Independiente del Valle

2021 | Internacional

Conquistas:

2019 | Copa Sul-Americana

---------------------------------------

Abel Braga

Abel Braga assumiu um Inter banqueado, cheio de velhos jogadores tratados como ídolos, resultados ruins no começo, uma arrancada espetacular que começou na Libertadores. Mesmo perdendo para o Boca, nos pênaltis, mereceu reconhecimento. Jogou melhor as duas partidas, coisas do futebol.

Sem reforços, sem estrelas, coma meninada que colocou em campo, vários, deu uma arrancada espetacular e só não foi campeão por conta da subjetividade do futebol, deste esporte muitas vezes injusto, e acho que 2020 foi uma delas.

Ficha técnica

Mundial de Clubes de 2006

Ao lado de Clemer, o capitão Fernandão ergue a taça do Mundial de Clubes, em 2006 diante do todo-poderoso Barcelona, que tinha no elenco Ronaldinho Gaúcho, entre outros craques, o Internacional conquistou o inédito Mundial de Clubes em 2006, em Yokohama, no Japão. 

Libertadores de 2006

Vitória do Inter sobre o São Paulo no Beira-Rio.Com oito vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, o Internacional, liderado em campo por Fernandãoconquistou pela primeira vez a Libertadores em 2006. 

Campeonato Brasileiro de 2012

Sob o comando de Abel, o Fluminense sobrou na turma no Brasileiro de 2012. Com três rodadas de antecedência.O título veio com a vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras.

Campeonato Carioca de 2012

O 31º título estadual do Fluminense veio com duas vitórias sobre o Botafogo. 

Campeonato Carioca de 2004

Abel Braga foi campeão carioca pela primeira vez em 2004. Depois de vencer a Taça Guanabara, o Flamengo decidiu com Vasco, campeão da Taça Rio. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, o rubro-negro ergueu o troféu com nova vitória (3 a 1), diante de mais de 80 mil pessoas, no Maracanã.

 Era o primeiro título carioca de Abel.

Mesmo assim, os inteligentes dirigentes cariocas preferiram o espanhol. É mesmo o Brasil.



Benjamim Machado não é mais presidente do Potiguar de Mossoró; torcedores detonam gestão nas redes sociais

Edmo Sinedino,

O presidente do Potiguar, Benjamim Machado, renunciou ao cargo de presidente executivo, na noite desta terça-feira, 02, após entregar carta renúncia ao pres. do cons. deliberativo, Gregório Jales.

Benjamim está no seu sétimo mandato no clube, com ele o clube conquistou o bicampeonato potiguar em 2013 (primeiro título foi em 2004).

Duras críticas nas redes sociais, acusando o presidente de fazer do clube sua propriedade e que a grave crise que atravessa é fruto da ingerência negativa de Benjamim e seus sócios.

E não param o ataques diretos. Afirma a publicação poti.mania que a falta de transparência é marca característica da gestão dele, além das intromissões em trabalhos anteriores. A saída de Luis Miguel é apenas uma das tantas geradas pelo presidente. 

Outros treinadores também deixaram o clube alegando a interferência do atual manda chuva e seu fiel escudeiro, Neto Juremal.

Afirma que as contas do clube não foram aprovadas, o dinheiro da CBF para Série D ninguém viu, as cotas de TV dos jogos também não. As reclamações estão além do futebol, venda de camisas que nunca foram entregues, temporadas que nunca foram prestadas contas e postura autoritária tanto com a imprensa quanto com os torcedores que foram bloqueados nas redes sociais do clube.

A Associação Cultural e Desportiva Potiguar de Mossoró é um patrimônio da cidade e não uma instituição que pertence a Benjamin Machado. Renuncie Benjamin e leve com você suas maracutaias.

Encerra o texto. Muitos torcedores também se manifestaram nas redes sociais pedindo a saída do mandatário. Foram atendidos.



CBF realiza sorteio: ABC e América conhecem seus adversários da Copa do Brasil

Edmo Sinedino,

ABC e América ficaram conhecendo seus adversários na primeira fase da Copa do Brasil. Os dois, melhores rankiados que os adversários, jogam fora de casa, e pelo resultado de empate como manda o regulamento.

O alvinegro enfrenta o Rio Branco de Venda Nova/ES. A equipe é o atual campeão capixaba, portanto, nada fácil.

A data da partida ainda não foi definida (pode ser nos dias 10, 17 ou 24 de março), porém, a mesma está previamente confirmada para o estádio Olímpio Perim, em Venda Nova.

A equipe estreou no Capixaba, no último dia 28, com vitória sobre o Serra de Cariacica de 2 a 0.

O América, na teoria, teve mais sorte. Seu adversário, o Real Brasília, disputando o campeonato candango, até agora, sofreu duas derrotas e ocupa a última colocação do Grupo A. 

Vale o registro que, passando a primeira fase, o ABC já pode se deparar pela frente com um campeão brasileiro, o Botafogo, esse ano rebaixado para a segunda divisão. 

O América, também chegando à fase seguinte pode se bater com um supercampeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro - seis títulos - mas que, a exemplo do carioca, também está em crise na segunda divisão. 

O time mineiro disputou a segundona essa ano e não conseguiu acesso.

Veja matéria do site da CBF

Um sorteio na sede da CBF nesta terça-feira definiu os 40 confrontos da Primeira Fase da Copa Continental do Brasil 2021. Os clubes foram separados por potes de acordo com suas posições no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Nesta Primeira Fase, os duelos serão disputados em jogo único, com o time com pior ranqueamento como mandante da partida. Em caso de empate, a classificação será do time visitante, que está melhor posicionado no Ranking da CBF.

O chaveamento da Segunda Fase da Copa do Brasil foi definido também neste sorteio. Nesta etapa, também em jogo único, o mandante foi determinado alternadamente pela posição no sorteio. Nas chaves ímpares, o mandante na Segunda Fase serão os times dos Potes A, C, E e G. Nas chaves pares, os mandantes virão dos potes B, D, F e H.

Os confrontos da Segunda Fase seguem o chaveamento definido no sorteio desta terça-feira. A partir da Terceira Fase, com a entrada dos 12 clubes previamente classificados - Estão nesse grupo os oito da Libertadores (Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Santos), o nono colocado do Brasileirão (Athletico Paranaense), os campeões da Série B (Chapecoense), da Copa do Nordeste (Ceará) e Copa Verde (Brasiliense) - será realizado novo sorteio para definição dos confrontos.

Confira como ficou o chaveamento da Primeira Fase da Copa do Brasil 2021:

Chave 1

Treze-PB x América-MG*

Porto Velho-RO x Ferroviário-CE

Sergipe-SE x Cuiabá-MT

4 de Julho-PI x Confiança-SE*

Chave 2

Moto Club-MA x Botafogo-RJ

Rio Branco VN-ES x ABC-RN*

Guarany de Sobral-CE x CSA-AL*

Desportivo-RS x Remo-PA

Chave 3

Campinense-PB x Bahia-BA*

Jaraguá-GO x Manaus-AM

Gama-DF x Ponte Preta-SP

Marília-SP x Criciúma-SC*

Chave 4

Boavista-RJ x Goiás-GO

Picos-PI x Atlético-AC*

Palmas-TO x Avaí-SC*

Cascavel-PR x Figueirense-SC

Chave 5

Juazeirense-BA x Sport Recife-PE*

Castanhal-PA x Volta Redonda-RJ

Murici-AL x Juventude-RS

Atlético-BA x Vila Nova-GO*

Chave 6

Galvez-AC x Atlético-GO

Santa Cruz-RS x Joinville-SC*

Águia Negra-MS x Vitória-BA*

Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa-MA

Chave 7

Salgueiro-PE x Corinthians-SP*

Retrô FC-PE x Brusque-SC

Goianésia-GO x CRB-AL

Madureira-RJ x Paysandu-PA*

Chave 8

Caldense-MG x Vasco da Gama-RJ

Nova Mutum-MT x Tombense-MG*

Cianorte-PR x Paraná-PR*

Ypiranga-AP x Santa Cruz-PE

Chave 9

Caxias-RS x Fortaleza-CE*

Penarol-AM x Ypiranga-RS

Mirassol-SP x Red Bull Bragantino-SP

Uberlândia-MG x Luverdense-MT*

Chave 10

São Raimundo-RR x Cruzeiro-MG

Real Brasília-DF x América-RN*

União Rondonópolis-MT x Coritiba-PR*

Juventude-MA x Operário-PR

*vencedor disputa o jogo da Segunda Fase em casa.



RedeMAIS renova contrato de patrocínio com ABC e América

Edmo Sinedino,

A RedeMaissegue acreditando nos clubes de maior torcida do Estado - ABC e América. O contrato com as duas equipes foi firmado no início da tarde desta terça-feira (2), em evento realizado na sede da FNF que contou com a presença do presidente Bira Marques, do ABC, presidente do América, Ricardo Valério e do presidente da RedeMAIS, Jorge Luis, e de Gilvan Mikelysson, diretor comercial da empresa.

Fico feliz vendo empresas do Estado apostando e acreditando em nosso futebol, assinado contrato de parcerias diretamente com os clubes. no caso da RedeMAIs renovando a confiança no futebol. Tomara que a o supermercado, que já tem muita representatividade em Natal tenha sua ideia seguida por outras empresas de nossa capital. O futebol do RN está precisando demais. Vamos investir nos clubes, que tem folhas salariais para pagar, precisam contratar, planejar e se fortalecer.


O português Luís Miguel é o primeiro treinador a cair no Campeonato Potiguar

Edmo Sinedino,

Eu nem comentei quando o Potiguar de Mossoró anunciou o treinador português Luís Miguel. Cansei dessas bobagens dos dirigentes que, entra ano e sai ano, inventam nomes desconhecidos, alguns até aventureiros para treinar o time no campeonato, enchendo o plantel de jogadores fracos para, depois, ficar endividado.

O Luís Miguel o ilustre desconhcido, afinal nunca fez um trabalho de resultado reconhecido, foi contratado, então por quê trazê-lo? Ademais, a mesma pergunta me faço quanto à formação da equipe, jogadores de fora que não jogam nada e trazem mais problemas. Claro, a diretoria não cumpre o que promete e eles saem atirando nas redes sociais, o que é péssimo para o clube e a cidade.

Chega de maluquice. No estágio atual de nosso futebol o Potiguar deveria apostar em um treinador da terra - Onezimar Carneiro, Cìcero Ramalho, Odilon de Almeida, Romildo "Mão de Pilão", Edinho Cardoso - entre outros, ou todos juntos, formando uma comissão permanente que iniciasse um trabalho com antecedência descobrindo valores jovens nos bairros e distritos de Mossoró, quem sabe até mesmo em toda a região.

Gastaria muito menos, manteria esse trabalho por meses, anos, e certamente, em pouco tempo estaria livre das vergonhas que o futebol de Mossoró tem passado e que, inclusive, provocou o licenciamento do Baraúnas, força de nosso futebol. ASs coisas são tão simples de resolver, mas eles preferem atirar no escuro. O resultado é sempre o mesmo.

Pelas redes sociais, o português anunciou sua saída dizendo que o "trabalho não estava fluindo e por não concorda com algumas questões desportivas", certamente relacionadas com a condição de trabalho. Já haviam saído o goleiro Renato, Teles e Lucas, alas, André Beleza e Fabiano, meias e o Matteus Gaúcho, também ala, que fez insinuações sobre "vagabundos sem caráter, que se vendem..."



ABC não tira proveito do time B do Ceará e cede empate na estreia da Copa do Nordeste

Edmo Sinedino,

ABC 1 x 1 Ceará. Estreia das duas equipes na Copa do Nordeste. Jogando em casa, o alvinegro potiguar não soube tirar proveito dos vários desfalques da equipe do Vovô, que trouxe a Natal boa parte da meninada Sub-23 campeã do Brail. Wallyson marcou para os donos da casa, Saulo empatou em confusão e erros da dupla de zaga do ABC.

Como não vi toda a partida, apenas compacto, fico com a impressão que o time de Sílvio Criciúma apresenta setores separados, não me parece compacto, para defender ou atacar. Com três atacantes, dois que não marcam ninguém - Wallyson e Anicete -sempre vai perder duelos de recomposição e meio-campo.

Dois volantes presos, como nos outros jogos que vi, dificultando o trabalho do meia solitário, que hoje foi Dener. Wallyson, bom passe, boa visão de jogo, marcou um gol, deu passe perfeito para Anicete que perdeu, além de um belo chute, contudo, reclama mais do que joga, exatamente da mesma forma de agir da temporada passada.

Como é ídolo, imprensa, boa parte, e torcida não enxerga os erros que comente e o quanto sua atuação é prejudicial no quesito recomposição. Sim, pois no futebol de hoje, até mesmo Pelé, se jogasse, teria que voltar fechando espaços e ajudando na marcação.

Não foi um jogo ruim do ABC, mas poderia ter tomado mais as rédeas da partidas. Empate acabou sendo justo para o que apresentaram.

O ABC jogou com Welligton, Netinho, Vinícius Leandro, Helitão e Victor Lindemberg; Valderrama (Vinícius Paulista), Janderson (Aleff) e Dener;  Wallyson, William Anicete (Soares) e Maycon Douglas (Ruan Café).

Pelas mudanças que o treinador Silvio Criciúma fez, sei não, fica difícil acreditar que ele queria mudar alguma coisas. Volantes por volantes, atacantes por atacantes, enfim...


ABC tem pior pontuação no ranking desde a criação do acompanhamento pela CBF

Edmo Sinedino,

A prova incontesti da queda de nosso futebol.  A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta  segunda-feira o Ranking Nacional de Clubes 2021. Desde 2013, quando começou esse rankiamento, o ABC, por exemplo, não descia tanto na pontuação, mas ainda lidera, mesmo tento caído da 45ª para 52ª posição, com 2.180 pontos.

A novidade foi o América ter se recuperado, se é que podemos chamar isso de recuperação, pois acho que foi mais o Globo que caiu. O rubro voltou a ser o segundo do RN, 59ª colocação, somando 1.470 pontos. O time de Ceará-Mirim ficando na 62ª, e 1.409.

Vamos ter uma luta titânica nas próximas competições para melhorar esse desempenho que, num futuro próximo, pode significar a diminuição de nossa representatividade em torneios nacionais. A nossa inútil FNF continua na 15ª posição no ranking das federações.

Veja no site da CBF como é feito o ranking, o sobe e desce, a pontuação nas competições disputadas. Fundamental que nossas equipes consigarm nesta temporada sair da quarta divisão do futebol brasileiro. No entanto, vendo a repetição dos mesmos erros, custo a crer que isso possa se dar.



O Ceará está em "outro patamar"

Edmo Sinedino,

O Ceará veio a natal com parte de seu elenco campeão Brasileiro Sub-23 e alguns jogadores recentemente contratados,  casos de João Ricardo, goleiro, Jordan, zagueiro, William, volante e o meia Marlon. Os dois últimos foram utilizados no segundo tempo. Empatou de 1 a 1 em partida de estreia de ambos na fase inicia da Copa do Nordeste.

Oito jogadores receberam férias no final da Série A, com o Vovô classificado para a Sul Americana - zagueiros Tiago Pagnussat e Luiz Otávio; lateral Bruno Pacheco; volantes Charles, Fernando Sobral e Fabinho; meia Vina; e atacante Cléber.

O time que começou jogando contra o ABC foi assim: Richard, Eduardo, Klaus, Gabriel Lacerda e Keklvin; William Oliveira, Pedro Naresi, Wescley e Marlon; Felipe Vizeu e Saulo.

As mudanças feitas.

Pedro Naresi - William 

Wescley - Victor Jacaré

William Oliveira - Geovane

Saulo Mineiro - Rick.

O Ceará cresceu, hoje é time de Série A, de campeonato internacional, está em outro patamar, como diria o outro. Foi campeão brasileiro Sub-23 com a receita salvadora de investir nas bases. Recentemente o clube lucrou quase R$ dez milhões de reais somente com a negociação do jovem valor Arthur Cabral.

Por aqui, definitivamente, tanto faz ABC ou América, os garotos da base não têm vez. Quando muito entram quando faltam pouco menos de dez minutos para o final da partida. E os nossos dirigentes, calados, omissos.



Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão entra no Programa da Nota Potiguar

Edmo Sinedino,

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão (FNFS) comunica que já está inclusa no cadastro das instituições filantrópicas do esporte do Programa Nota Potiguar, aplicativo de estímulo à cidadania fiscal do Estado do Rio Grande do Norte, que tem por objetivo incentivar os consumidores a exigirem o documento fiscal.

"Agora os adeptos e amantes do futsal de todo o Rio Grande do Norte já podem ajudar a nossa federação, quando baixar o aplicativo é só escolher a Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão como instituição filantrópica da área de esporte. Espero a participação de todos que gostam da modalidade, pois acreditamos que com esse incentivo conseguiremos resgatar a força do nosso futsal", disse o presidente Severino Martins, o Djavan (foto).

Para ajudar o futsal potiguar é preciso baixar o aplicativo do Nota Potiguar, disponíveis no APP Store (IOS) e Play Store (Android), fazer o cadastro e escolher a Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão como instituição filantrópica do esporte. A partir daí, sempre que efetuar uma compra, de qualquer valor, o consumidor deve solicitar a nota fiscal, pois no total do mês, recursos serão repassados à federação.

Além de ajudar o futsal do RN, o Programa Nota Potiguar oferece uma série de vantagens. A cada RS 50,00 em compras, pontos são acumulados, que podem ser trocados por descontos de até 10% no pagamento do IPVA, diárias em hotéis, passeios de bugues, mais a participação do sorteio com premiação em dinheiro, transmitido mensalmente, ao vivo, pela TV Band RN.

djavan123_09

Foto e Texto: Fábio Pacheco/Assessoria


As vitórias do Palmeiras me doem duplamente

Edmo Sinedino,

Nem mesmo a presença de Veron, que entrou depois, nem mesmo fato de Renato Gaúcho ter feito a preferência por Paulo Miranda, no lugar de nosso Tonhão (Rodrigues) me fez torcer pelo Palmeiras. Em todos os jogos desse time verde, os torcedores, tenho amigos e um filho, Filipe, me perdoem, torço contra. Não teve jeito, entetanto, a vitória verde saiu com um gol de um estrangeiro, Gustavo Gomes, que, também não entendo, tratam como super jogador. 

O problema, porém, meus amigos, é o Felipe Melo. Eu nunca suportei esse cara. Sua passagem desastrosa pela seleção do não menos brucutu Dunga, suas atitudes, sua forma de atuar, sempre provocando, destratando e machucando, ou tentando, compenheiros de profissão me fizeram tomar ojeriza a esse atleta que considero exemplo da prática do anti-jogo. 

No entanto, neste domimgo, dando chutões para o lado, reclamando, batendo, se livrando da bola, enfim,  para alguns, e até para o idiota comentarista Paulo Nunes, foi um dos destaques do duelo diante do Grêmio, primeira partida da final da Copa do Brasil.

Como se não bastasse o que representa dentro de campo, o Felipe Melo desde que foi contratado pelo Palmeiras, ganhando o absurdo salário de R$ 800 mil por mês, tornou-se, em campo, o maior representante do genocida Bolsonaro e sua trupe, posando ao seu lado em conquista de título, fazendo continência e outras obscenidades do gênero.

Felipe Melo, para mim, é o retrato mais fiel da decadência absurda do futebol brasileiro que, mesmo quando ganha, perde. Não por menos que esse mesmo Palmeiras que ele comanda se tornou piada na disputa do Mundial ao perder as duas partidas que disputou. Nenhuma delas contra um time de representatividade.

Domingo que vem, às 18h, no Alianz Parque, em São Paulo, a segunda partida da decisão da Copa do Brasil. Estarei de novo vidrando na tevê torcendo contra Felipe Melo.

Sobre o jogo (sem paixão)

O Palmeiras foi melhor todo o tempo que esteve com onze. Brigou mais pela bola, criou as melhores jogadas, teve duas chances claras de marcar. O Grêmio, nada. O criador, Jean Pierre jogando atrás, jogadas de ataque individuais e previsíves. Depois, quando o Luan foi expulso, Renato encheu o campo de atacantes, o Abel de defensores, jogando somente com o Veron na frente. Pressão sem organização, o empate poderia ter saído, mas não seria merecido.

*Foto: Twitter do Palmeiras

ggomes_09


Globo e ASSU se recuperam com boas vitórias sobre Palmeira e Potiguar, respectivamente

Edmo Sinedino,

Não vi o segundo jogo do Globo, time comandado por Renatinho potiguar, mas a recuperação da equipe foi positiva, vitória de 3 a 1 sobre o Palmeira, em partida disputada no seu estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. O curioso é que esse foi um duelo resolvido no primeiro tempo. 

Negueba (2), o primeiro de pênalti, e Clayton marcaram para o Águia, Paulinho, também de pênalti descontou, o mesmo jogador do time de Goianinha teve a chance de diminuir, mas desperdiçou a penalidade aos 44 minutos, finalzinho da partida. Não vi a partida, mas será que a defesa do Globo apresentou melhora?

A boa vitória fez o Globo subir para a quinta posição, longe do que planeja a comissão técnica, somando três pontos. O Palmeira, que tem os mesmos três pontos, saldo negativo de 1, vem logo abaixo na sexta posição.

O Globo tem o Potiguar de Mossoró como adversário na próxima rodada, domingo, no Edgarzão, em Assu. O Palmeira tem um tempo para treinar, pois só volta a campo dia 10, contra o ABC. A grande FNF ainda não definiu local da partida, que deve ser no Frasqueirão.

ASSU goleia

Uma ótima recuperação do Camaleão do Vale, ASSU, campeão estadual de 2009. Uma vitória marcanda, 4 a 0, diante do Potigaur de Mossoró, no estádio Edgarzão, em partida transmitida pela "Tevê Camaleão do Vale". Moisés e Danilo marcaram no primeiro tempo, com Joedson e Djalma, batendo pênalti, gols do segundo tempo. O reinício da partida na segunda metade da partida teve atraso porque a ambulância teve que socorrer um radialista que passou mal.

O ASSU volta a campo para enfrentar o América, domingo, na Arena das Dunas. O Potiguar vai continuar jogando no Edgarzão, sua casa por enquanto, diante do Globo, no mesmo dia.



América volta a vencer sem agradar à torcida; 2 a 1 sobre o Santa Cruz, de virada

Edmo Sinedino,

O América conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Potiguar, no entanto, o time de Evaristo Piza continua sem agradar ao torcedor. A vitória de 2 a 1 sobre o Santa Cruz, novamente de virada, aumenta a desconfiança com relação ao futuro da equipe na competição. 

Líder, com 100% de aproveitamento, os gols da vitória foram marcados por Luan e Caxito. Cleiton marcou primeiro para o Santa Cruz. No gol da virada do América uma saída em falso do goleiro do Santa que, com a derrota, caiu para quarta posição.

Uma partida sem brilho do América, mesmo desta vez atuando com dois meias - Clebinho e Elvinho. O segundo, destaque da equipe ao lado do ala improvisado Iranilson. Mesmo assim, a aproximação com os homens de frente quase não existia. A única boa jogada do time rubro era com a descida do Iranilson, por sinal, por imtermédio de cruzamentos seus saíram os gol do time rubro. 

O Santa Cruz teve gol anulado, polêmico, marcou o seu gol, mas cedeu o empata quando sair para o intervalo com o placar positivo poderia ter sido decisivo.

No segundo tempo, dava a impressão que o domínio do Santa iria se repetir. Foi da equipe tricolor a primeira grande oportunidade de marcar. O jogo caminhava para o empate. Seria sim o placar mais adequado para o que apresentavam as duas equipes, mas aí o rubro se beneficou de trapalhada do goleiro Geffson, em nova boa jogada de Iranilson, a bola passou Wallace Pernambucano e encontrou Caxito para marcar. Depois, algumas tentativas e a partida terminou assim.

Beneficiado por falta de estádios em nosso Campeonato, o time rubro natalense vai fazer seu terceiro compromisso seguido na Arena das Dunas, domingo, diante do ASSU. O Santa Cruz vai se bater com o Força e Luz, partida marcada para o Frasqueirão, segunda-feira (8), às 15h.

caxito_09

*Foto: Canindé Pereira/AFC


Campeonato Potiguar com jogos na tevê e rádio acabam ajudando para que as pessoas fiquem mais em casa

Edmo Sinedino,

Sem a necessidade de viagens longas, com passagens por aeroportos, como acontecia no Brasileiro, acho que o Campeonato Potiguar pode ter seguimento de forma tranquila, sem maiores riscos de aumentar a epidemia. Não sou especialista, só acho. 

Seguindo os protocolos de segurança, e estamos vendo isso em todos os clubes, com a fiscalização da FNF por intermédio de seu comitê de saúde,  as disputas me parecem seguras, afinal, os atletas são testados a cada rodada. Evidente, não pode haver relaxamento. 

E concordo com o jornalista Itamar Ciríaco quando, no twiter ele destacou que os jogos de futebol, com as transmissões, rádios e tevês, fucnionam como reforço para que as pessoas permaneçam em suas residências. Que assim seja, amém!

Neste domingo, 28, teremos o prosseguimento do Campeonato Potiguar. A segunda rodada terá como partida principal, e transmitida pela Band, América x Santa Cruz, na Arena das Dunas.

Globo e Palmeira se enfrentam às 15h no Barrettão, em Ceará-Mirim. No Edgarzão em Assu, começa a disputa entre o ASSU e o Potiguar, às 16h.

Esta segunda rodada só será completada na quinta-feira, dia 4, com o duelo de ABC e Força e Luz no Frasqueirão às 15h. Essa partida se dará na quinta porque o alvinegro potiguar estreia na Copa do Nordeste, nesta segunda-feira, também no Frasqueirão, às 21h30.

Classificação

ABC e Santa Cruz - 3 pontos, dois gols de saldos, empatados na primeira posição.

América aparece na terceira colocação, 3 pontos, vantagem no número de gols marcados sobre o Palmeira, quarto colocado, 3 pontos e um gol marcado.

Força e Luz e ASSU estão na penúltima colocação, com zero ponto e saldo negativo de 1.

Potiguar de Mossoró e Globo ocupam as últimas colocações com zero ponto e saldos negativos 2 gols, cada.



FNF toma medidas preventivas para aumentar a segurança dos jogos do Estadual

Edmo Sinedino,

FNF edita medida preventicva, tendo em vista o aumento no número de casos da Covid-19 que assombra todo o País e, também, muito, o estado do Rio Grande do Norte.

Veja abaixo:

Em medida preventiva, para aumentar a segurança nos jogos do Campeonato Potiguar Nota Potiguar, na tarde dessa sexta-feira (26), o presidente 

José Vanildo editou Resolução reduzindo de 54 para 40, por clube, a quantidade de pessoas com direito a acesso aos estádios em dias de jogos

Dentro desse quantitativo de 40 pessoas, estão incluídos atletas e integrantes das comissões técnicas dos clubes. A FNF não tem medido esforços, desde o início da pandemia, para garantir um ambiente seguro para a realização dos jogos dos campeonatos por ela promovidos.

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol está atenta e aguarda os desdobramentos em decorrência do Decreto editado pelo Governo do RN na manhã deste sábado. A FNF adota todas as medidas estabelecidas nos protocolos de biossegurança, inclusive com testagem periódica de clubes.

A FNF disponibiliza, a cada rodada, enxames para detecção de Covid-19 para atletas, comissões técnicas e equipes de trabalho em campo. Além disso, o Campeonato Potiguar acontece sem a presença de público nos estádios.

O protocolo médico e de biossegurança adotado pela FNF desde a edição do ano passado do Campeonato Potiguar é orientado e acompanhado, de forma rigorosa, pelo médico infectologista Dr. Antônio Araújo. Seguiremos adotando todos os protocolos, buscando preservar a saúde de todos.

*Twitter oficial da FNF


América e Santa Cruz se enfrentam na Arena das Dunas e duelo tem a transmissão da Band RN

Edmo Sinedino,

Durante e depois do jogo contra o Força e Luz, não tinha como ser diferente, a torcida quer ver o time jogando bem e fazendo muitos gols, principalmente contra adversários que, teoricamente, consideram fracos. Eles queriam goleada na estreia. 

Por isso, evidente, o time já vai enfrentar uma certa pressão no duelo deste domingo contra o Santa Cruz. O trabalho de Evaristo Piza, se não vier uma vitória mais convincente, já vai começar a ser questionado, vide fracassos da temporada passada que, alías, teve um excelente começo com Waguinho Dias.

Quanto ao jovem time do Santa Cruz, comandados em campo por veteramos como Alexandre, zagueiro, e Chiclete, meiocampista, vem de ótimo resultado contra o Potiguar de Mossoró e entra como freaco atirador. 

O treinador Eugênio Gomes, jovem estudioso do futebol, que tem o trabalho muito elogiado por quem acompanha de perto, quer fazer do Santa Cruz um time em condições de brigar pelas primeiras colocações.

Portanto, a expectativa de uma boa partida.

Veja abaixo:

América finaliza a preparação para o jogo contra o Santa Cruz

O grupo americano realizou na manhã deste sábado (27), no Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha - Arena América, o último treinamento antes do jogo de amanhã (28), contra o Santa Cruz, pela segunda rodada da Copa Cidade do Natal, que equivale ao primeiro turno do Campeonato Potiguar.

Com o curto intervalo de um jogo para outro, o técnico Evaristo Piza buscou trabalhar mais incisivamente a parte tática com o intuito de corrigir detalhes importante da equipe como o posicionamento com e sem a bola. 

Finalizado o trabalho, os atletas entraram em regime de concentração para a partida que será transmitida ao vivo pela Band Natal tanto no canal aberto quanto através do Youtube.

evaristo_09

Foto: Canindé Pereira/América FC.

Técnico do Santa Cruz define relacionados

O Santa Cruz encerrou, nesta sábado (27), sua preparação para a partida contra o América, neste domingo (28), na Arena das Dunas, às 16h, pela segunda rodada da Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Potiguar. 

O treinador Eugenio Gomes comandou um treino tático, sempre orientando os jogadores sobre o posicionamento e relacionou 22 atletas. 

As novidades ficam por conta do lateral-esquerdo Felipe Cruz  recuperado de um entorce no tornolezo direito. Por outro lado, o zagueiro Galdino e o lateral-direito Kalis ainda não tiveram seus nomes publicados no BID da CBF. 

Confira a lista dos 22 jogadores relacionados: 

Goleiros: Geffson, Zé Artur e Matheus

Zagueiros: Alexandre, João Pedro e Lucão

Laterais: David Maranhão (LE), Ketson (LD), Felipe Cruz (LE) e Walber (LD)

Voalntes: Bebeto, Marquinhos Gabriel, Pedro Henrique e Xuxa

Meias: Marquinhos Taipu, Chiclete, Jeffinho 

Atacantes: Allyson, Gedson, Cleiton, Vitinho e Ian.

eugenio_09

*Foto: Diego Simonetti/Santa Cruz de Natal


América contrata mais um ala

Edmo Sinedino,

Quando eu falo as pessoas podem pensar, quem não me conhece, claro, que estou contra o time ou direção, mas vejam só, o América já tem dois alas - Carlos Renato e Fernando - e o segundo, jovem ainda, veio do Globo onde foi destaque, entrou numa partida em que todo o time não foi muito bem, aí, dias depois vê a direção  contratar outro ala...imagine como fica a motivação desse rapaz. A não ser que seja dispensado um. Os absurdos de um futebol feito sem nenhum planejamento. Você não pode julgar, descartar um atleta por uma partida só. Absurdo!

Veja abaixo:

A diretoria Alvirrubro acertou a contratação de mais um reforço para a temporada. O lateral esquerdo Perí já se apresentou ao Mecão e trabalha com o restante do grupo.

FICHA TÉCNICA - Perí (foto abaixo)

Nome completo: Alessandro Silva de Araújo

Data de nascimento: 28/02/1986 (34 anos)

Naturalidade: Palmeira dos Índios/AL

Peso/altura: 72kg/1,76cm

Posição: Latera esquerdo

Clubes por onde passou: CSA-AL (2008), Sinop-MT (2009), Vitória da Conquista-BA (209-2010), Coruripe-AL (2010), Sergipe (2010), CSE-AL (2011), Vitória das Tabocas-PE (2011), Salgueiro-PE (2012-2014), Sport-PE (2013), Ituano-SP (2015-2019), CRB-AL (2015), Paysandu-PA (2017), Botafogo-SP (2018), XV de Piracicaba-SP (2019), Água Santa-SP (2020) e Santa Cruz-PE (2020).

periquiqui_09

*Foto: Canindé Pereira/América FC


1-20 de 11236