Pelo Brasil: Fla x Flu no Rio; Santos escapa de rebaixamento no Paulistão; Grenal no Sul e Ferrão liderando o Cearense

Edmo Sinedino,

Uma passada pelos principais campeonatos do Brasil neste domingo. A notícia mais esperada pela torcida santista. O Peixe venceu o São Bento, rebaixado, e escapou de risco de cair para a segunda divisão, já pensaram? 

A equipe da Vila inicia nova etapa, pensando no Brasileiro e recuperação na Libertadores sob o comando de Fernando Diniz.

Classificados e se enfrentam nas quartas de final: Corinthians x Inter de limeira; São Paulo x Ferroviária; Bragantino x Palmeiras e Mirassol x Guarani. Na fase seguinte, semifinais, duelam o que passar e tiver melhor campanha geral contra o quarto, segundo contra o terceiro.

Gaúcho

No Gauchão vai dar, para variar, Inter x Grêmio. O Colorado aplicou 4 a 1 no Juventude, havia perdido a primeira de 1 a 0. O Grêmio venceu de 2 a 0 o Caxias, na primeira também triunfou, 2 a 1. Dois jogos finais.

Mineiro

O Cruzeiro está fora. Atlético Mineiro x América duelam pelo título em dois jogos. O Galo venceu a primeira do Tombense de 3 a 0, empatou neste domingo, 1 a 1. O Coelho bateu o Cruzeiro de 2 a 1 e 3 a 1. Dois jogos finais.

Carioca

Flamengo x Fluminense decidem o título carioca. Botafogo x Vasco na final da Taça Rio, torneio de consolação. O Fla bateu duas vezes o Volta Redonda, 3 a 0 e 4 a 1. O tricolor empatou com a Portuguesa no primeiro encontro, 1 a 1, e venceu neste domingo de 3 a 1. Dois jogos na decisão do título.

Na Taça Rio da consolação, o time da Cruz de Malta perdeu a primeiro fora de casa de 1 a 0, venceu na casa do Madureira de 2 a 1, os gols fora lhe valeram a vaga. O Bota empatou a primeira em casa de 0 x 0 e venceu a segunda partida de 1 a 0, também disputada no Engenhão, apesar de mando do Nova Iguaçu. Coisas da FERJ.

Cearense

O Ferroviário do professor Francisco Diá continua na liderança da segunda fase do Cearense. No sábado, a equipe ficou no empate sem gols com o Fortaleza. O Ferrão tem 10 pontos em quatro jogos, três vitórias e um empate, oito gols de saldo.

Pernambuco

Náutico bateu o Santa Cruz de 2 a 1 e está na final. Nesta segunda-feira, Sport x Salgueiro fazem a semifinal 2, quem vencer vai duelar com o Timbu.

Baiano

Que fase! o Vitória da Bahia está fora das semifinais. O que diabos aconteceu com o Leão?  Atlético 2 x 1 Juazeirense, primeira partida da semifinal 1. Bahia 1 x 0 Bahia de Feira, semifinal 2. O duelo se repete nesta quarta-feira (12) com mando invertido. O Tricolor tetra da Copa do Nordeste está jogando com um time B. Mayk Van Van, ex-América, fez parte do jogo.



Potiguar se recupera com boa vitória sobre o ASSU no Nogueirão

Edmo Sinedino,

Matéria reproduzida integralmente no site oficial do Potiguar de Mossoró. Boa recuperação do Time Macho que tenta brigar pela conquista do Segundo turno.

Veja abaixo:

POTIGUAR DOMINA DURANTE TODO O JOGO E VENCE O ASSU POR 2 A 0, NO NOGUEIRÃO

O fim da tarde foi de alegria para o torcedor alvirrubro, que pôde comemorar mais uma vitória do Potiguar no Estadual. Atuando no Nogueirão, o Alvirrubro venceu o ASSU por 2 a 0, em duelo válido pela 2ª rodada da Copa RN (segundo turno).

A agremiação vermelha e branca dominou as ações ofensivas durante todo o jogo. No primeiro tempo, Madson (foto abaixo) abriu o placar, marcando seu quinto gol na competição. Já na etapa complementar, Alexandre Talento foi o responsável por balançar as redes e garantir o triunfo do Potiguar.

O próximo desafio do Maior do Interior será na quinta-feira, 13, contra o Globo, às 15h, no Barrettão, em Ceará-Mirim.

Buscando a reabilitação na competição, o Potiguar iniciou o confronto pressionando a saída de bola da equipe adversária que, com dificuldades, pouco ameaçou o Alvirrubro.

Antes de abrir o placar, o Potiguar desperdiçou oportunidades com os atacantes Madson e Alexandre Talento.

Melhor em campo, o Alvirrubro abriu o placar aos 25 minutos. Zé Flores deu bom passe para Madson, o camisa nove fintou o marcador e tocou de perna esquerda no canto esquerdo do goleiro Julio César.

Segunda etapa

O segundo gol do Potiguar foi marcado aos nove minutos. Sandro recebeu pela direita e cruzou, o goleiro do ASSU acabou soltando a bola nos pés de Alexandre Talento, que só empurrou para o fundo do gol.

A equipe alvirrubra continuou criando chances para ampliar o placar, mas pecou no último passe. O ASSU, assim como na primeira etapa, pouco ameaçou a meta defendida por Luiz Felipe. Placar final: Potiguar 2×0 ASSU.

Alexandre Talento marcou o segundo gol da vitória do Potiguar diante do ASSU – Foto: Léo Moura / ACDP

FICHA TÉCNICA

POTIGUAR 2 x 0 ASSU

Motivo: 2ª rodada da Copa RN – 2° Turno

Data: 09/05/2021 (domingo)

Local: Nogueirão, em Mossoró-RN

Árbitro: Zandick Gondim (CBF)

Gols: Madson, aos 25′ do 1T, e Alexandre Talento, aos 9′ do 2°T (Potiguar)

Potiguar: Luiz Felipe; Sandro, Elias (Yslan), Jheann e Romarinho; Filipe Silva, Jefinho (Hudson) e Walber (Maykinho); Zé Flores, Alexandre Talento (Jozicley) e Madson (Alesson). Técnico: Allan Frederico

Assu: Julio César; Pantera, Davi, Gegê e Nino Potiguar; Marcelo Assu (Joedson), Russo, Pedrinho (Jefinho) e Marielson; Ruan Café (Juninho) e Wesley (Vander). Tec. Paulo Pereira

madsonPo_09

*Foto Leo Moura/ACDP

**Texto: Marcelo Diaz/ACDP


Nunca foi tão fácil golear: ABC 6 x 1 Força e Luz

Edmo Sinedino,

Nem sei se tenho parentescom com Ariano Suassuna, mas penso numa coisinha de meu abuso essas definições estrangeiras no futebol. E esse tal de hat-trick. 6 a 1, vitória do ABC sobre o Força e Luz na tarde deste domingo no Frasqueirão, mando do time elétrico. Três gols de Wallyson, dois de Vitinho e um de Ederson, descontando Vinícius, de pênalti. Com o resultado o alvinegro assume a liderança isolada da Copa RN com seis pontos e seis gols de saldo.

Tenho absoluta convicção de que até o restante da temporada o ABC não vai pegar uma moleza como essa. Nunca foi tão fácil. As chances se sucediam e o time alvinegro foi anotando os gols sem precisar forçar muito. Wallyson livre, sem goleiro, 1 a 0; Vitinho, livre, pegou sobra, 2 a 0; Vitinho, livre, 3 a 0; pênalti sobre Claudinho, que não marcou ainda, 4 a 0, Wallyson. No lance, Histone foi espulso e complicou ainda mais a situação do seu time.

No segundo tempo, com um homem a menos, batido, acabado, o Força e Luz teve pênalti a seu favor e diminuiu com Vinícius. O ABC seguia recebendo presentes, criando e desperdiçando oportunidades claras de ampliar. Wallyson livre, livre, leve e solto, marcou o quinto recebendo com açúcar de Éderson, e na sequência, o próprio Éderson, aproveitando "passe" do defensor elétrico marcou o sexto e última.

Se tivesse marcado, aproveitado todas as chances, certamente, sem exagero, o ABC poderia ter feito uma dezena de gols. Uma partida abaixo da crítica do bom time do Força e Luz, que parece ter sentido muito, os jogadores, claro, a saída do técnico João Paulo. O treinador Zé Marco viu a partida da arquibancada e deve ter pensando assim: "onde eu vim me meter".

Pobre Frasqueirão

Minha gente, haja jogo no Frasqueirão. Quarta-feira tem Força e Luz e Santa Cruz, 15h, e na quinta, ABC x Palmeira, 15h30. Volto a perguntar: no final da temporada, a FNF vai contribuir com a direção do ABC para os reparos necessários no gramado do estádio?

*Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

goleada_09


Rodriguinho comanda conquista do tetra do Bahia na Copa do Nordeste

Edmo Sinedino,

Mais um título importante na carreira do craque potiguar Rodriguinho. Ele comandou o esquadrão de aço na conquista do tetra da Copa do Nordeste - marcou o primeiro, de pênalti, e deu assistência para Gilberto marcar o segundo, também convertendo sua batida na disputa, 2 a 1 no tempo normal, Jael decontou para o Vozão aos 38, levando a decisão para as penalidades - primeira partida do Ceartá venceu de 1 a 0 - e deu Bahia, 4 a 2.

Com a vitória, o Bahia fatura R$ 3,56 milhões em premiação —um bom reforço de caixa em tempos de portões fechados pela pandemia. Além disso, assegura também uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem. Ao vice, o valor pago é de R$ 3,06 milhões.

Nunca é demais lembrar: Rodriguinho é cria do ABCm tendo passado antes pela escolinha da AABB, com o professor Francisco Carlos, Cacau. Foi craque, expoente do CIC - Colégio Imaculada Conceição, no futsal, com o professor Hélder Moura.

 Injustiçado e perseguido no profissional do ABC por um treinador cego e alguns bandidos da imprensa, na época, quase abandona o futebol, ainda deu show jogado futsal no ABC  de Rubens Lemos Filho, para depois se transferir para o Bragantino onde iniciou sua arrancada para se tornar um dos maiores jogadores do Brasil na sua posição, conquistando títulos importantes e chegando até a ser convocado para a seleção.

*Foto: Twitter do Bahia

rodrigo_09



América se recupera e vence o Santa Cruz, mesmo com um homem a menos em quase todo segundo tempo

Edmo Sinedino,

Um pouco de sossego para o treinador Evaristo Piza depois de uma semana de muita agonia e ameaça de demissão depois da perda do título do turno. A vitória de 2 a 1 sobre o Santa Cruz, neste sábado, no Fasqueirão, segunda rodada da Copa RN, gols de Walllace Pernambucano e Romarinho, descontando Vitinho para o Globo, coloca o time rubro na liderança provisória com quatro pontos. 

A vitória, na raça, teve o componente importante de que foi conseguida com o time jogando quase toda a segunda etapa com um homem a menos, o fraco volante Serginho foi expulso ao cometer a penalidade em Thiago. Impressionante, apesar do time ter rendido bem, que o ténico rubro, ameaçado, ainda enrou em campo com quatro volantes, já que considero o Romarinho um jogador dessa posição também.

O jogo

O América foi dominante no primeiro tempo mesmno sem ter um homem de ligação. E isso se deu graças a atuação do ala Everton Silva que funcionou com válvula de escape e sempre boa alternativa. O América criou situações de gols - Romarinho e Luan Silva - chutou bola na trave - o zagueiro Elton - e quando tudo parecia se encaminhar para o final da etapa sem gols, Ewerton Silva fez mais uma grande jogada, cruzou, o ala Fernando ajeitou e Wallace - já marcou nove gols neste Campeonato Nota Potiguar - antecipou ao zagueiro tricolor abrindo o placar.

O Santa veio com tudo no segundo tempo e criou também boas jogadas de ataque, com o meia Chiclete perdendo boa chance do empate com grande defesa do Samuel Pires. Depois veio a jogada em que, sem recuperação para quem joga de volante, Serginho derrubrou Thiago na área e a arbitragem assinalou o pênalti. Vitinho cobrou e igualou o marcador, isso aos 9 minutos. Serginho tomou o segundo amarelo e foi expulso. Esse jogador escalado por Piza só apareceu praticamente nesses dois lances, e negativamente.

O jogo ficou dramátivo e mesmo com um jogador a mais o Santa Cruz não se encontra. O América se fecha bem, coloca Everton Heleno para comandar contra-ataque e leva mais perigo que o adversário. O time rubro chegou ao segundo gol aos 15 minutos numa dessas jogadas. Foi num passe de Everton Heleno para o xará Silva e cruzamento na área pegando a defesa do Santa aberta. Romarinho, de cabeça, 2 a 1. Renatinho Potiguar tentou de todas as maneiras levar seu time ao empate, realizou mudanças, houve até uma certa pressão, mas o placar não foi mais alterado.

Na quarta-feira, as duas equipes voltam a campo .O América faz na terceira rodada um compromisso fora de seus domínios, em Assu, diante do Camaleão do Vale. O Santa Cruz tenta a recuperação diante do Força e Luz, em Natal, bno Frasqueirão.

*Foto: Canindé Pereira/AFC

mecabvence_09


É muito bom ver Luan voltar a jogar bem no Corinthians

Edmo Sinedino,

Muito legal mesmo ver o Luan voltar a jogar bem no Corinthians. Dá uma tristeza danada ver grandes talentos sumirem - Ganso, Pato, Coutinho - e já temia que o mesmo acontecesse com o craque das Américas em 2017, com o cara que, em 2016, na Olimpíada do Rio, foi quase tão importante quando Neymar na conquista do ouro.

Sua recuperação começou, coincidentemente, quando ele cobrou do Mancini mais chances de jogar. E o treinador, que eu gosto muito, responsável por montar bons times sem medalhões, não brigou com o craque, deu a oportunidade que ele pediu. Tudo certo.

Luan cresceu em todos os critérios, passes, finalizações, participação, tempo em campo e golaços. Dois deles, no clássico contra o São Paulo e contra o Huancayo, parecidos. Quem sabe ainda dá tempo da gente vê-lo na seleção brasileiro na Copa do Mundo. 

Estamos precisando de talentos para dividir a tarefa com Neymar. Chega de Fernandinho, William, Allan, Firmino, Coutinho e outros amarelões que surgem na Europa, fazem dois, três bons jogos e já estão no time de Tite. Luan merece.



Moacir Júnior faz seu desenho tático no "pranchetão"

Edmo Sinedino,

Gostaria de um close nesse pranchetão do Moacir Júnior. O que será que tem de interessante. Se Joel Santana ficou conhecido como "Joel Prancheta" (dizem as más línguas que não tinha nada lá, só riscos) o Moacir pode ser chamado de "pranchetão", pois a dele, enorme, precisa de uma base. Cada qual com sua invenção nesse mundo doido do futebol. Agora me fugiu, isso é novidade ou ele já usava nas outras passagens por nosso futebol.

O ABC enfrenta o Força e Luz no Frasqueirão, netge domingo, às 16h. O mando é do Forcinha no campo do ABC. Eita campeonato legal esse de Zé Vanildo, o "coveiro" de nosso futebol. O alvinegro precisa vencer para não correr riscos e se manter sempre vivo para a disputa do turno, única alternativa para não correr riscos de ficar sem calendário (fora de série) em 2022.

E o time? Não sei. Talvez o mesmo que enfentou o Globo. Todo mundo sabe que sempre defendo os jovens valores, mas não engano. E não acho que o atacante Vitinho venha merecendo ser titular. Muito irregular, e com todo gás de sua juventude, participa muito pouco do jogo, pelo menos os que vi. Eu começava com Ederson.

*Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

pranchetao_09


Goleiro Wadson, regularizado, pode ser a novidade do Santa para o clássico contra o América

Edmo Sinedino,

Santa Cruz pronto para defender a liderança do segundo turno. O treinador Renatinho Potiguar encerrou os trabalhos de preparação e relacionou 20 atletas para encarar o América neste sábado, às 15h, no Estádio Frasqueirão, válido pela segunda rodada da Copa RN. 

O comandante tricolor sabe da responsabilidade da partida, pois o tropeço do América diante do Força e Luz força o adversário a vir para o jogo como se fora uma decisão de campeonato e, claro, orientando seus atletas a encararem da mesma forma e, de forma inteligente, tirar proveito da pressão que sofre o grupo rubro.

A novidade na relação é o goleiro Wadson, anunciado na quarta-feira e já regularizado. As ausências ficam por conta do lateral-direito Ketson e o atacante Allyson. Ambos entregues ao Departamento Médico. 

Confira os relacionados:

Goleiros: Wadson, Zé Artur e Matheus;

Zagueiros: Alexandre, Gerson, Arthur Potiguar e Diney; 

Laterais: Felipe, David Maranhão e Kalis;

Volantes: Bebeto, Marquinhos Gabriel e Índio;

Meias: Chiclete, Marquinhos Taipu e Anthony;

Atacantes: Thyago, Vitinho, Danilo e Ian.



América pronto para mais uma "decisão" e o meia Everton Heleno está regularizado

Edmo Sinedino,

Notícias do América. Pode ter estreia de Everton Heleno, meia que chegou e já está regularizado. O rubro se bate com o Santa Cruz em busca de recuperação. É vencer ou vencer todos os jogos daqui para a frente. O América contratou, mas dispensou. Precisava. Eu não teria desligado o Allison Brand, para mim um excelente zagueiro. Dispensado por um pênalti cometido. Nos jogos anteriores ele foi muito, mas muito bem ao lado do Yan Carlo. Coisas do futebol. Os outros três, fraquíssimos.

Veja abaixo:

América pronto para o Santa Cruz; Everton Heleno está regularizado

O técnico Evaristo Piza comandou na tarde desta sexta-feira (7), o último treinamento antes do jogo de amanhã (8), às 15h, contra o Santa Cruz de Natal, no estádio Maria Lamas Farache, válido pela segunda rodada da Copa RN que equivale ao segundo turno do Campeonato Estadual.

 O grupo alvirrubro participou de um trabalho tático de "bola parada" onde a correção do posicionamento foi constantemente exigida pelo treinador que poderá contar com o meio-campista Everton Heleno (foto), devidamente regularizado.

Estão entregues ao Departamento Médico Flávio Boaventura, Iranilson, Peri e Clebinho. Os três primeiros se encontram em processo de transição sob os cuidados das equipes física e de fisioterapia, podendo ser liberados na próxima semana de acordo as avaliações clínicas.

Dispensou

A Diretoria alvirrubra acertou o desligamento de quatro atletas do alenco profissional. O zagueiro Alisson Brand, os atacantes Murici e Caxito, e o meia Alan Calbergue não seguem no Mecão para o restante da temporada.

O América Futebol Clube agradece o profissionalismo dos atletas e deseja sucesso nos próximos desafios.

*Foto: Canindé Pereira/AFC

evheleno_09


O negócio é contratar! O América traz Everton Heleno

Edmo Sinedino,

O negócio é contratar. Evaristo Piza tem mais uma chance. Não sei se trocar de técnico é solução, já que normalmente tem chegado piores. No tocante à defesa de Piza não faço. Ele cita os jogos contra Cruzeiro e ABC como bons. Não foram. 

A única apresentação do América que me agradou, tudo bem, não vi todas, foi contra o Potiguar, 4 a 0. E só. O time rubro continua pouco criativo e peças que, eu sei, podem render mais estão jogando abaixo. Culpa de quem?

Com relação ao reforço abaixo, anunciado, vi alguns vídeos, já o tinha visto em ação pelo Botafogo/PB. Bom jogador, meia destro, de bom passe, só um pouco lento. Não sei como está agora. Cou insistir: por quê o Piza não dá uma chance ao Beto?

Everton Heleno é o novo reforço do Mecão

A diretoria acertou a contratação de mais um reforço para a temporada, trata-se do meio-campista Éverton Heleno, de 30 anos, que estava na Portuguesa-RJ, semifinalista do Campeonato Carioca.

Everton Heleno dos Santos atua tanto como segundo volante quanto de meia e contabiliza passagens por várias equipes nordestinas, dentre elas o Sport-PE, Santa Cruz-PE e CSA-AL. 

FICHA TÉCNICA - Everton Heleno

Nome completo: Everton Heleno dos Santos

Data de nascimento: 25/11/1990 (30 anos)

Peso/altura: 87kg/1,87cm

Posição: Volante/meia

Clubes por onde passou: Sport-PE (2008-2010), Petrolina-PE (2011), Sousa-PB (2011), Cotia-SP (2012-2013), Ypiranga-PE (2013), Santa Cruz-PE (2013), Mogi Mirim-SP (2014-2015), ASA-AL (2016), CSA-AL (2016-2017), Atlético-GO (2017), Botafogo-SP (2018), Botafogo-PB (2020) e Portuguesa-RJ (2021).



O negócio é contratar! ABC anuncia mais um, o zagueiro Alisson Cassiano

Edmo Sinedino,

O negócio é contratar. Depois de Claudinho e Filipe Cirne, a diretoria do ABC trouxe um zagueiro Alisson Cassiano que teve sua contratação confirmada nesta quinta-feira (6), ele vem Patrocinense/MG. 

Alisson fechou contrato até o término da Série D e já se apresentou para início dos treinos. Ele tem 26 anos, é natural de São Paulo, mede 1.87m de altura, pesa 80 quilos. Sua última partida foi no dia 24 de abril, diante do Cruzeiro, derrota de 4 a 0.

Abaixo, em ordem descrescente, a lista de clubes na carreira do zagueiro contratado. O último clube foi o Patrocinense, lá no final da lista as equipes Sub 20 do Guaratinguetá e Joiville, onde ele começou.

Patrocinense/MG

Treze/PB

Patrocinense/MG

São Bento/SP

Moto Club/MA

Joinville/SC

Joinville/SC

Portuguesa Santista/SP

Santos/SP

Paracatu/DF

Joinville/SC

Joinville/SC

Guaratinguetá/SP



Copa do Brasil Sub-20: ABC perde de 3 a 0 para o Avaí/SC

Edmo Sinedino,

O ABC enfrentou o Avaí/SC na tarde desta quarta-feira (5), no Frasqueirão, pela partida de ida da 2ª fase da Copa do Brasil Sub-20, e acabou derrotado pelo placar de 3 a 0. 

Os gols do time catarinense foram marcados por Tonhão, Vitor e Felipe Diogo.

A partida de volta está marcada para o domingo (9), às 11h, no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC).

Comentário do blog

Fico me perguntando como acontecem esses tropeços? Como é que nossas bases caíram tanto de rendimento? Não tem muito tempo fazíamos jogos de igual para igual com os melhores do Nordeste. Perder de 3 a 0 para o Avaí de Santa Catarina, para mim, não é normal. Falta de apoio, investimento, atenção e boas condições de trabalho, só posso entender assim. Nosso Estado não deixou de produzir boms jogadores, isso não.



Terra de cegos

Edmo Sinedino,

Fico vendo o Luciano Pires e imaginando, lembrando de Ewerton, na reserva do CRB.

Já vi o Carlos Renato, Peri e Fernando e lembrando de Maike Van Van lá no Bahia.

Marquinhos Taipu marcando golaço de falta, jogando bem e o ABC com Marcos Antônio e Quixadá.

Ramon, do Globo, Negueba, do Globo, Cícero, do Força e Luz, Thiago do Santa Cruz. André do Força e Luz, Felipinho do Globo,  e tantos bons valores apresentados neste nosso Estadual.

E não vão ser aproveitados!? Terra de cegos!



As ótimas transmissões de nosso Campeonato Nota Potiguar

Edmo Sinedino,

Uma coisa tem merecido destaque neste nosso combalido Campeonato Nota Potiguar. Ele tem sido salvo pelas ótimas transmissões. Sim, o trabalho profissional da Band RN, mesmo da TV FNF (alguma coisa funcionado na administração de José Vanildo) de da TCM de Mossoró.

Bons profissionais, cinegrafistas, repórteres, narradores e comentaristas escolhidos, quase todos grandes acertos. Um ótimo nível, um serviço compensador para quem se vê privado de comparecer aos estádios.

Parabéns a todos os colegas, os que já conhecia, e os novos nomes surgidos mostrando que temos talentos sim, não precisamos importar. Mais ou menos como dentro de campo...



Pobre gramado do Frasqueirão que já foi, um dia, um dos melhores do Brasil

Edmo Sinedino,

Jogos e mais jogos. Não tem gramado que aguente. Lembram quando o Frasqueirão tinha um dos pisos mais bonitos do Brasil, elogiado pela imprensa nacional quando tínhamos grandes jogos em Natal. Já era.

Feio, remendado, descolorido, maltratado e super utilizado. Pergunto: a FNF vai dar alguma compensação ao ABC pela utilização tantas vezes do estádio Frasqueirão. Vai pagar pelo menos o custo da manutenção?

incrível o que está acontecendo. A Arena das Dunas de tantos lucros ao consórcio (e a quem mais?) é quem deveria estar sediando todos os duleos de quem não tem campo, afinal é do Estado.

A diretoria do ABC nem se toca para esse fato, me parece. Jogo na terça, na quarta, no domingo e vai seguindo. Não tem gramado que suporte tantas partidas seguidas.



Loucura: se Evaristo Piza cair no América todos os clubes terão trocado de treinador no Estadual

Edmo Sinedino,

Se o Evaristo Piza cair, neste segundo, na primeira rodada, o ineditismo de todos os oito clubes fazerem a opção pela troca de treinador. Incrível! Que profissão ingrata. Mas também, como erram os dirigentes em suas apostas. Na entrevista à imprensa, ele pareceu indignado por conta dos comentários. Pode até ter razão, mas é o futebol, ele deveria estar acostumado. Sem resultado, técnico nenhum se segura.

Por falar em troca de técnico, nosso futebol está fazendo história. Antes de começar o campeonato, se não me engano, o Potiguar trocou três vezes de comando e por último desistiu do português Luiz Miguel e acertou com Luciano Quadros. Não duvido que depois de duas derrotas, o LQ já não esteja ameaçado.

Na última rodada do primeiro turno, o Bira Lopes dublê de treinador e empresário, não é uma coisa nem outra, foi anunciado no comando técnico do Palmeira e hoje (05) foi desligado do clube.

O cara entrou em choque com algunas jogadores, o mesmo que aconteceu em sua passagem pelo Potiguar de Mossoró. Os dirigentes do Palmeira não sabiam disso? 

Joao Paulo que acabava de anunciar sua saída do Força e Luz está de volta ao time que ele levou para a primeira divisão. Muita loucura. o Forcinha empatou com o América sem treinador. Nem divulgaram, não vi, quem estava de interino.

O Santa Cruz começou com Eugênio Gomes e agora tem Renatinho Potiguar que era do Globo. O Águia agora está sob o comando de Vandeilton Galdino.

O ASSU demitiu Osmar Coaracy (nem sei de onde tiraram) e no lugar do interino Damião Oliveira assumiu Mirabô Rocha, ex-craque de bola, formado treinador, com experiência de excelente trabalho no Visão Celeste.

O ABC começou com Sílvio Criciúma, muitos elogios da imprensa e acabou que o camarada fez no ABC a mesma coisa que tinha deixado marca no Central, pouco futebol e muitos empates. Caiu e assumiu Moacir Júnior.

Por essas e outras meus amigos que o futebol do RN está no fundo do poço.

PS: novo treinador do Força e Luz seria Zé Marco, que vem do futebol acreano.


ABC faz bom jogo e vence o Globo no Barrettão

Edmo Sinedino,

O ABC começou bem a disputa do segundo turno do Campeonato Potiguar 2021. A vitória de 2 a 1 sobre o Globo, na tarde desta quarta-feira, na casa do adversário, estádio Barrettão,  campeão do primeiro turno dá moral e confiança na largada da Copa Rio Grande do Norte. 

Os gols abecedistas foram marcados pelo artilheiro Helitão, vejam só, talvez o jogador que mais tenha sido criticado ultimamente, e Gabriel Recife (contra). Negueba, em cobrança de penalidade, marcou o gol da equipe da terra dos verdes canaviais.

E o time de Moacir Júnior. Apesar da escalação equivocada, deixando Ederson de fora, escalando o recém-chegado Claudinho com Wallyson e Vitinho me pareceu aposta errada. E, para mim, se confirmou. Esse ataque pouvo produziu, apesar de contar com a volta do ótimo meia Denner.

Mesmo assim, se valendo de boas descidas dos alas, principalmente o Marcílio, que vem muito bem e crescendo a cada jogo, o ABC levava perigo no jogo aéreo. Em bolas alçadas, duas vezes quase marca, com Vinícius Leandro e Helitão, e numa terceira tentativa, o gigante marcou o gol de abertura aos 39 minutos.O time seguiu bem, mas tomou o empate, gol de pênalti anotado por Negueba, já nos acréscimos. 

Em jogada de Vitinho, super apagado na equipe, o ABC fez 2 a 1. O atacante cruzou forte, rasteiro, Gabriel Recife marcou contra ao tentar tirar o perigo. O jogo seguiu com o visitante com mais posse de bola, teve chances de apliar com Varderrama e Claudinho, sofreu com a pressão, normal do Globo no final da partida, mas garantiu os primeiros três pontos.

Com o resultado, o ABC é vice-líder, perde para o Santa Cruz no saldo de gols. A próxima partida abecedista está marcada para o domingo (9), contra o Força e Luz, às 16h, no Estádio Frasqueirão. Lembrando que o mando de campo é do Time Elétrico. 

*Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

helitao_09


América tropeça na largada; empate veio quando o Força e Luz tinha um homem a menos

Edmo Sinedino,

O América tropeça feio na largada do segundo turno na noite desta quarta-feira, no estádio Frasqueirão. Não, nada de menosprezo ao bom time do Força e Luz, apenas reforço o tamanho do prejuízo pela necessidade premente de triunfos do rubro em todos os jogos. O 2 a 2, empate, só veio no finalzinho, quando o time eléstrico com um homem a menos - Max foi expulso. 

Wallace Pernambucano e Giovani marcaram para América, Robertinho, de pênalti, e Ian Carlo, contra os do Forcinha. Com o resultado, a equipe americana fica na terceira posição junto com o próprio Força e Luz, com um ponto somado cada.

Esquisita a opção do Piza por três zagueiros. Costumo dizer que esse esquema, ultrapasado, só funciona, e olhem lá, com muito treinamento e necessário que seus dois alas sejam atacantes, pontas verticais, e meiocampistas de pegada quando o time for atacado. Isso não se deu. Um América apático, com o Wallace Pernambucano isolado na frente. Foi dele, em situação duvidosa, acho que foi impedimento, que marcou o primeiro. O Força e Luz empatou de pênati, Robertinho, e virou, gol contra de Yan Carlo. O América mais dominante, claro, perdendo, mas o Forcinha não correu riscos. Fim do primeiro.

No segundo tempo o Força e Luz teve boas oportunidades, duas, de marcar o terceiro. Não o fez e levou algum sufoco, mas conseguia se safar bem. Faltou objetividade e uma melhor organização dos contra-ataques, se tivesse teria matado o desorganizado e desesperado time rubro; Depois dos 40 minutos, após a expulsão do zagueiro Maxiley, o meia Giovani acertou um chutaço de longe e conseguiu a igualdade. O América ainda correu atrás da virada, mas não tinha pernas e nem criatividade para tanto. Final, 2 a 2.

O América tem a chance de recuperação no sábado, quando vai se bater com o líder Santa Cruz, de novo no Frasqueirão, às 15h. No domingo, no mesmo local, o Força e Luz vai se bater com o dono da casa, ABC às 16h, com mando do Força e Luz. Que bagunça! E o estádio de São Tomé não é liberado. Como fazer futebol dessa forma?



Super pressionado o técnico Evaristo pode não contar com seus dois principais atacantes

Edmo Sinedino,

Na matéria não deixa claro, mas parece que Evaristo Piza (foto abaixo), super pressionado, muito criticado pela torcida, tem desfalques sérios para o duelo de largada. O seu tiem perde muito se contar com Elvinho e Wallace Pernambucano.

Assim como o rival ABC, o time rubro não pode sequer sonhar em tropeços nessa Copa Rio Grande do Norte. Está em jogo, em risco, o comprometimento do calendário de 2022. O rubro precisa garantir vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e assegurar que, mesmo não conseguindo o acesso à terceira divisão, participe da Série D do ano vindouro. Claro, toda a força e fè à frente pelo acesso nesta temporada.

Veja abaixo:

Mecão encerra preparação para a estreia na Copa RN

O Alvirrubro encerrou na tarde desta terça-feira (4) a preparação para o jogo de estreia na Copa RN - que equivale ao segundo turno do Campeonato Estadual - contra o Força e Luz, nesta quarta-feira (5), às 20h45, no Estádio Maria Lamas Farache, em Natal/RN.

O lateral esquerdo Peri e os atacantes Elvinho e Wallace Pernambucano ficaram entregues ao Departamento Médico para tratamento e não participaram do trabalho técnico-tático de bola parada comandado por Evaristo Piza.

Após os trabalhos, todo o grupo entrou em regime de concentração para o jogo.

paizapres_09

Foto: Canindé Pereira/América FC


Moacir Júnior conta com Denner e estreia de Claudinho para o duelo contra o Globo

Edmo Sinedino,

Se Denner estiver bem para jogar, reforçando a pegada do meio-campo soltando esse bom meia para criar junto com Wallyson, Ederson e o estreante Claudinho, certamente o ABC vai ter um ganho importante nesse duelo diante do campeão do primeiro. Vamos esperar e ver como vai montar o time o Moacir Junior.

Pelo tempo que ficou em recuperação, o Denner ainda não deve iniciar jogando, assim como o atacante Claudinho. Já Ederson, que vem mostrando evolução e marcou golaço na partida contra o ASSU, deve ser titular ao lado de Wallyson.

Veja abaixo:

Moacir Júnior define grupo que vai contar na largada do segundo turno diante do Globo

A comissão técnica abecedista definiu nesta terça-feira (4), depois do último treino preparativo da equipe, a relação com os jogadores convocados para a partida contra o Globo, marcada para esta quarta-feira (5), às 15h, no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim (RN). 

O treinador Moacir Júnior relacionou 20 atletas para o jogo, desafio válido pela 1ª rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar 2021.

O técnico segue sem contar com o atacante Soares, que passou por cirurgia no joelho, além do lateral-esquerdo Victor Lindenberg, o volante Janderson Maia e o atacante Willian Anicete, todos em recuperação de lesões.

As novidades ficam por conta do retorno do meia Denner, que se recuperou de lesão e volta a ficar à disposição, além do atacante Claudinho, recém-contratado, que foi regularizado e aparece pela primeira vez entre os convocados.

Confira a relação completa:

1. Alan Pedro

2. Allef

3. Claudinho

4. Denner

5. Éderson

6. Helitão

7. Jerfesson

8. João Victor

9. Marcílio

10. Marcos Antônio

11. Marcudinho

12. Marquinhos

13. Netinho

14. Ramon Baiano

15. Valderrama

16. Vinicius Leandro

17. Vinicius Paulista

18. Vitinho

19. Wallyson

20. Welligton

*Equipe de Comunicação do ABC

1-20 de 11451