TSE promete definição sobre as eleições municipais ainda em junho

Diógenes Dantas,
Reprodução
Live Nominuto debateu alternativas para as eleições com o desembargador Glauber Rêgo, presidente do TRE; e o advogado Kennedy Diógenes.

O mês de junho já está pela metade e ainda não temos uma decisão sobre o adiamento das eleições municipais. O calendário eleitoral prevê as votações nas seguintes datas: 4 de outubro – 1º turno; e 25 de outubro -  2º turno.

Qualquer mudança depende de emenda constitucional aprovada pela Câmara e Senado.

A sugestão do Tribunal Superior Eleitoral é uma janela que vai de 15 de novembro até 20 de dezembro. Seria um prazo limite para o segundo turno, para que a Justiça Eleitoral dê posse aos eleitos até o dia 1º de janeiro.

O TSE avalia estender o horário de votação para evitar aglomerações, possivelmente das 8h às 20h. 

As convenções partidárias poderão ser realizadas por meio virtual, conforme decisão da corte eleitoral.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, prometeu uma definição sobre o pleito ainda neste mês de junho. Veremos.

Na semana passada, eu realizei mais uma Live Nominuto, e o tema tem tudo a ver com as discussões em Brasília: “Alternativas para as eleições diante das incertezas provocadas pela pandemia”.

Meus convidados foram o desembargador Glauber Rêgo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; e o advogado Kennedy Diógenes, especialista em direito eleitoral. O bate-papo foi proveitoso, e repleto de informações.

Confira o vídeo a seguir:



DD.

Tags: eleições Live Nominuto
A+ A-