Turista está focado na procura por áreas naturais e de curta distância

Airton Bulhões,

    Segundo a 6ª pesquisa realizada pelo Sebrae nacional em parceria com a Fundação Getúlio Vargas no final de julho o segmento do turismo está no topo da lista como um dos mais afetados pela pandemia.

  Apesar das dificuldades, a análise da série histórica da pesquisa mostra que o segmento apresentou uma melhora ao longo dos últimos meses. As perdas de faturamento que chegaram a 88% no final de março, atualmente estão em 74%.  

  A  busca pelos destinos com oferta de turismo em área natural, sustentável, regional e de curta distância, segundo dados do Google, é a opção mais buscada inicialmente pelos turistas, sinalizando que a retomada do turismo ocorrerá por destinos com essas características por transmitir maior segurança.

 O Sebrae também reconhece que a liberação do funcionamento dos estabelecimentos e locais turísticos, bem como espaços públicos, depende, fundamentalmente, das condições específicas de cada localidade e recomenda, em primeiro lugar, que os empresários fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na sua região.

ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTO A CLIENTES 

·  Ajuste seu produto de acordo com o novo mercado, que neste primeiro momento será focado no público regional. Caso o seu negócio atuasse com o público internacional, provavelmente irá precisar mudar o foco nos próximos meses.

·  Desenvolva novos procedimentos, detalhe as experiências e processos de limpeza que possibilitem reabrir o seu negócio e atender os turistas. Implemente toda a operação adaptada e o redesenho de toda a experiência turística para proteger a equipe e os visitantes.  

·  Defina toda a política da empresa de funcionamento, termos, condições quanto ao cancelamento, seguro, informes sobre riscos de quarentena, dentre outros.  

·  Realize o controle de entrada e saída dos clientes a fim de evitar aglomerações. Sugere-se um intervalo de tempo de, no mínimo, 15 (quinze) minutos entre a saída de um grupo e a entrada de outro, de forma a evitar o cruzamento entre os usuários e permitir a limpeza do piso do estabelecimento.

·  Evite fornecer alimentos aos clientes e oriente-os para levarem o seu próprio lanche e garrafas de água individuais. 

kcqnhY8.jpg
A+ A-