Pesquisa mostra que turistas viajam para locais que cumpram protocolo de saúde e hábitos dos viajantes

Airton Bulhões,

   Novo Viajante pesquisa realizada pela  Interamerican Network e o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)  de 26 de outubro a 9 de novembro de 2020 em sua a segunda edição mostra como a pandemia de covid-19 afetou e mudou os perfis e os hábitos dos viajantes latino-americanos.

  Foram captadas também informações sobre o novo cenário dos consumidores de viagens. A sondagem foi realizada com 833 respondentes no Brasil, no México, na Colômbia, no Chile, na Argentina, no Peru e outros.

“Os hábitos de consumo dos turistas também foram medidos, e outro lugar-comum parece ter caído por terra: além de transporte, hospedagem e alimentação, o que as pessoas menos dizem consumir nos destinos, inclusive no Brasil, são compras (18,85%) e vida noturna (9,37%)”, revela Danielle.  Roman, presidente e CEO da Interamerican, que aplicou a pesquisa nos seis países.

  Atrações turísticas e culturais (30,46%), atrações na natureza (22,72%) e serviços do setor, como traslados e guias turísticos (18,85%) ocupam os primeiros lugares.

  No Brasil, o índice de pessoas que diz querer viajar, ainda em 2020, foi o mais alto em toda a América Latina, com 34%.

   53% ficam preocupados se os destinos escolhidos têm políticas de segurança sanitária e se não são lugares que atraiam aglomerações. Além disso, 21% disseram se preocupar com flexibilidade, caso haja necessidade de alteração de planos de viagem.

  Dada a restrição da entrada de brasileiros nos Estados Unidos e na Europa, 51% dos entrevistados responderam que desejam viajar pelo Brasil.

  O destino preferido dos brasileiros é a praia, conforme responderam 35% – mais que o dobro da segunda e da terceira opções mais escolhidas, tecnicamente empatadas: o turismo cultural, com 16,62%, e o ecoturismo, com 16,03%.

SAIBA MAIS

  Durante a realização da  6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) a governadora Fátima Bezerra anunciou quase R$ 12 milhões de investimento no Turismo para 2021, segundo ela, serão aplicados em ações de marketing, propaganda, campanhas, participações em feiras e ações promocionais.

   A governadora adiantou ainda que o destino turístico do RN terá mais de 24 horas de divulgação nacional no programa Band Verão, que terá à frente o apresentador Zeca Camargo, em janeiro de 2021. 

nPzb0Ma.jpg
A+ A-