Mais de 1 milhão de novas empresas foram abertas no 1º trimestre de 2022

Airton Bulhões,

   Mais de 1 milhão de novas empresas foram abertas no primeiro trimestre de 2022, conforme levantamento do escritório de contabilidade Contabilizei, realizado com dados da Receita Federal.

  Ao total são 1.022.789 milhão de empresas abertas no período e 79% são Microempreendedores Individuais (MEIs).

  Os outros 21% são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios. As empresas abertas dividem-se nos seguintes setores: 

·  Serviços: 60,2%

·  Comércio: 31,2%

·  Indústria: 7%

·  Outros: 1,3%

  Guilherme Soares, vice-presidente da Contabilizei, destaca que há uma retomada na economia do país.

   “É um número que deve ser comemorado, pois mostra a retomada da nossa economia em um momento em que todos os setores estão conseguindo trabalhar no pós pandemia e, principalmente, mostra o grande potencial dos micro e pequenos empreendedores”, comenta.

SAIBA MAIS

  Embora o levantamento prove a volta de um período econômico mais estável, 45% das empresas brasileiras fecham antes de completarem 3 anos, conforme uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  25% dos empreendedores brasileiros que fecham suas empresas apontam a falta de gestão como um dos motivos principais para a falência. 

“Mesmo com esses números, ainda há muitas empresas que pecam na gestão. Não dá para se manter no mercado só com a promessa de crescimento”, avalia Richard Clayton, fundador da Trinta Porcento.

dWw7Qvy.jpg

A+ A-